TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISANDO ATIVIDADE Prestação de serviços no ramo contábil

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  8.321 Palavras (34 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 34

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ......................................................................................... 06

2 JUSTIFICATIVA ....................................................................................... 07

3 HISTÓRICO .............................................................................................. 07

4 TRIBUTAÇÃO .......................................................................................... 13

5 LIVROS FISCAIS ..................................................................................... 17

6 ENCARGOS TRABALHISTAS ................................................................ 20

7 LIVROS CONTABEIS .............................................................................. 23

8 DEMONSTRAÇOES CONTÁBEIS .......................................................... 24

9 CONCLUSÃO ........................................................................................... 27

10 REFERÊNCIAS ...................................................................................... 28

1. INTRODUÇÃO

A contabilidade é uma das ciências mais antigas e complexas, existe desde os primórdios das civilizações, quando o homem sentiu a necessidade de controlar os seus bens, quais sejam: rebanhos, ferramentas de trabalho e tudo mais que ia surgindo para satisfazer suas necessidades. Desde então, a contabilidade, antes de forma rudimentar, não sistematizada, foi evoluindo, adquirindo normas até chegar à dinâmica de controle atual. Desse modo, os conceitos variados possibilitam desenvolver com mais critério e brevidade, a aplicação dessa ciência nos mais diversos estilos e modalidades, adaptando-a cada um. Essa ciência foi ganhando espaço no cenário econômico brasileiro, na medida em que foi exigido maior controle sobre o patrimônio e como consequência foram criados princípios e normas técnicas, para que essa ciência no seu aspecto profissional acompanhasse os avanços do contexto socioeconômico e financeiro nas suas funções de controle e orientação da atividade contábil. Com a globalização, o avanço tecnológico e a posição de destaque do Brasil no cenário econômico e social, a contabilidade ocupa papel de grande importância, exigindo melhor preparação dos profissionais contábeis. Assim, a presente pesquisa e estudo realizado que motivou a escolha do ramo da contabilidade para praticar, executar e buscar atender melhor as exigências dos empresários, isso sim se tornou um fato decisivo para escolher o ramo de atuação que é a Empresa Prestadora de Serviços Contábeis. Este estudo objetiva a sua aplicação no cotidiano dos indivíduos, das empresas e dos governos para que estes possam alcançar seus objetivos no campo econômico.

2. JUSTIFICATIVA

A escolha do segmento de Prestação de serviços no ramo contábil como objeto deste estudo, se deu pelo interesse que desperta em muitos acadêmicos do curso ciências contábeis principalmente eu, em abrir seu próprio escritório e fazer da contabilidade seu negócio e por consequência, alcançar sua independência financeira. Percebendo que este segmento empresarial que está em destaque em relação a outras atividades, nos levou a aprofundar o estudo sobre tudo que diz respeito a Prestação de serviços contábeis, desde a constituição da Empresa, constituição do seu quadro societário, instalações, tipo de tributação, obtenção de termo de acordo de regime especial, entre outros aspectos, até a contabilização final dos impostos. O objetivo principal é supri as necessidades desses serviços, pois a contabilidade é a ferramenta principal para o crescimento das entidades, assim fazer com que o contado e o empresário andam juntos com um só objetivo, de permanecer no ramo com êxito e sucesso profissional. No decorrer do curso de graduação, foram apresentados cincos disciplinas que despertou interesse para pesquisar essa atividade que foram as seguintes: Contabilidade Empresarial de COSTA e NOGUEIRA-2009, Direito Empresarial e Tributário de BASTITUTE-2009, Contabilidade Gerencial de TARIFA-2009, Contabilidade Intermediária de PROENÇA-2009 e Contabilidade Introdutória de COSTA-2009. Os autores que suscitaram interesse foram: Costa, José Manoel; Nogueira, Daniel Ramos – UNOPAR do Livro Contabilidade Empresarial. O conhecimento obtido durante a graduação e também nas pesquisas para elaboração do presente trabalho foram de suma importância para o acadêmico, pelo fato de relembrar, rever, fatos e conceitos que foram objeto de estudo ainda no primeiro semestre e especialmente poder aplicar este aprendizado nesta fase de conclusão do curso ciências contábeis; para a empresa objeto do estudo será de grande valia pelas informações que recebeu e que receberá no desenrolar desta atividade em sua segunda fase; a universidade também terá sua parcela de benefício por sentir que os acadêmicos estão conseguindo desenvolver a atividade de forma satisfatória.

3. HISTÓRICO

A história da contabilidade já é bem antiga, esta historia começou a partir da necessidade em que produtores rurais, donos de terras e comerciantes tinham em contabilizar seus patrimônios, tanto os que eles perdiam quanto os que ganhavam que hoje em dia conhecemos como “Debito” e “Credito”. O comerciante nos seus atos de troca compra ou venda mercadorias, já não eram mais capazes de memorizar seus bens, foi quando fizeram os primeiros registros, como naquela época não havia o “Credito”, pois todos os pagamentos eram efetuados a vista, para que soubessem quem já havia pago ou não, empregavam-se ramos de arvore assinaladas, com a invenção do papel e da pena de escrever pelos Egípcios Antigos tudo se tornou mais fácil, tornando possível que fossem feitos registros de lançamentos por escrito, o que facilitava na contagem dos bens de consumo e de produção. Na época dos romanos começou a aprimorar os lançamentos, onde já tinham receita de caixa, mostrando se havia tido lucro ou prejuízo, também traziam lançamentos das despesas, como salários, diversão. A contabilidade se resume em quatro períodos, são eles: Contabilidade do mundo antigo. Contabilidade do mundo medieval. Contabilidade do mundo moderno. Contabilidade do mundo cientifico. Contabilidade do mundo antigo A contabilidade nesta época já se baseava em patrimônios, que se resumiam em rebanhos, metais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57 Kb)   pdf (119 Kb)   docx (33.1 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com