TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM V: CONSTITUIÇÃO SEARA ALIMENTOS

Por:   •  10/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 3

        A história da empresa se inicia em 1956, no dia 18 de novembro, onde se inaugurou o primeiro frigorífico de grande porta, na cidade de Seara, estado de Santa Catarina, pelos irmãos Artêmio e Aurélio Paludo e demais sócios. Em 1968, a empresa inaugurou a primeira granja de material genético suíno. Em 1973, a SEARA diversificou as atividades com o abatimento de suas primeiras aves. Neste mesmo período, já possuía uma fábrica de ração, incubatório, granja de matrizes entre outros. Dois anos depois, a empresa realizou a primeira exportação de 240 toneladas de frangos para o Kuwait, dando início à sua enorme fase de crescimento.

        No início da década de 1980, a Ceval Alimentos, grande processadora de soja, adquiriu a Seara, mas, manteve a marca, já que estava consolidada no mercado. Ampliaram as unidades industriais, equipando-as com tecnologia de ponta e adequada ao seu mercado de atuação. Em 1982, ocorreram as primeiras exportações para o Japão, se tornando a primeira empresa brasileira do seguimento a exportar cortes de frango para o continente europeu. Na década de 1990 adotou uma estratégia agressiva de investimentos para o aumento de produção e da produtividade, ampliou a linha de produtos, sempre procurando se atualizar na área tecnológica.

        Em 1997, a Bunge International assumiu o controle acionário da Ceval, passou a ser proprietária da SEARA, onde se tornaram uma marca especializada em aves, suínos e carnes processadas. Em 2000, se tornou líder na exportação de carne suína, e foi iniciou uma parceria com a rede McDonald’s. A partir daí a marca ingressou em outro segmento, a linha de pratos prontos congelados. Neste mesmo período inaugurou escritórios comerciais nos países como Argentina, Holanda, Ásia, Japão e Oriente Médio, comprovante a qualidade de seus produtos. Foi a primeira empresa do setor a obter a certificação de qualidade ISSO 9002 para toda a cadeia produtiva de frango no ano de 1996.

        Tornou-se a maior exportadora brasileira de carne suína, inaugurando uma unidade de produção de cozidos de carne suína, atendendo o mercado externo e interno. Nos anos seguintes, introduziu no mercado produtos inovadores totalmente adequados para atender às necessidades de seus clientes.

        Em 2009, a Marfrig, um dos maiores frigoríficos do país, adquiriu a marca, que pertencia a Cargill desde 2005, por aproximadamente US$ 900 milhões, incluindo suas dívidas. Neste período fez alto investimentos, investindo também em patrocínios como FIFA, Seleção Brasileira e a equipe do Santos Futebol Clube. Porém, em virtude do alto endividamento, em 2013, foi adquirida pela JBS por R$ 6 bilhões, se tornando a maior processadora de frango do mundo. A partir de 2014, as operações de suínos e frangos da empresa no Brasil passaram a fazer parte da JBS Foods, que inclui as operações da JBS Aves e da antiga Seara Brasil.

        A sua identidade visual passou por grandes alterações ao longo dos anos. Em 1970 ocorreu a primeira alteração e nos anos seguintes foram feitas alterações para que o logotipo tivesse mais vivacidade.

[pic 1]

        Hoje em dia a SEARA, uma das marcas líderes na exportação de carne suína, possui 30 unidades produtivas, exportando seus produtos para 50 países. Tem uma boa atuação com produtos cortados e desossados de frango. Engloba desde cortes à alimentos processados. É a terceira marca do segmento no mercado brasileiro, atrás apenas da Sadia e Perdigão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com