TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO PARA O SUCESSO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Por:   •  2/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.217 Palavras (5 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI

PÓS GRADUAÇÃO EAD

CURSO DE CONTABILIDADE E GESTÃO PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

PLANEJAMENTO PARA O SUCESSO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Ponta Porã, MS–2018

ANDRÉ RUYTER DE BACELA E CUNHA

PLANEJAMENTO PARA O SUCESSO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Trabalho de conclusão do curso Pós-Graduação apresentado a Faculdade Internacional Signorelli como requisito parcial para a obtenção do Certificado de conclusão do curso de Pós-Graduação em Contabilidade e Gestão para Micro e Pequenas Empresas.

Autor: André Ruyter de Bacelar e Cunha

Orientadora: Ângela Maria dos Santos

Ponta Porã, MS 2018

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise do processo de planejamento em empresa nova, utilizando ferramentas da contabilidade de suma importância para a sua sobrevivência. E ainda, analisar as diversas situações que uma empresa passa quanto aos seus deveres e obrigações, identificando os principais erros cometidos, contribuindo assim de forma positiva e primordial para a sua sobrevivência plena e duradora. Sua relevância está na identificação das principais ferramentas de contabilidade que contribui para a sobrevivência empresarial. A metodologia aplicada é pesquisa bibliográfica dissertativa que visa detalhar as causas e efeitos que uma pequena ou média empresa possa gerar na Sociedade, onde se pode analisar e interpretar as diversas fases da vida de uma empresa, aprimorando o planejamento e os resultados.

SUMMARY

This article aims to carry out an analysis of the planning process in a new company, using accounting tools of extreme importance for their survival. Also, analyze the various situations that a company has to deal with its duties and obligations, identifying the main mistakes made, thus contributing in a positive and primordial way to its full and lasting survival. Its relevance lies in identifying the key accounting tools that contributes to business survival. The applied methodology is a bibliographical research that aims to detail the causes and effects that a small or medium company can generate in the Society, where one can analyze and interpret the different phases of the life of a company, improving the planning and the results.

Palavras chaves: Micro e Pequenas Empresas. Planejamento. Contabilidade.

Sumário

INTRODUÇÃO 1

1- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 1

1.1 PLANEJAMENTO EMPRESARIAL 1

1.2 Ferramentas da Contabilidade 2

2 METODOLOGIA 3

BIBLIOGRAFIA 3

INTRODUÇÃO

Atualmente no Brasil há uma grande quantidade de impostos e muita burocracia para a abertura de uma empresa que acaba refletindo diretamente na vida da mesma, antes mesmo da sua abertura.

É de suma importância um planejamento antecipado para que ela não feche as suas portas antes de completar 2 (dois) anos. Pois, segundo um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) só metade das empresas abertas passa dos 4 (quatro) anos de vida.

Antigamente a Contabilidade era vista somente como uma profissão que lidava com a abertura de firmas, empresas, e que cuidava do seu lançamento. Mas hoje em dia com o mercado altamente competitivo, com as altas taxas que ainda persistem, dos altos custos de alugueis e encargos trabalhistas, a Contabilidade passou a ser vista com outros olhos. Como um instrumento gerencial que auxilia os empresários e administradores a uma tomada de decisão mais certeira, seja ela no âmbito da gestão, execução, controle ou planejamento da empresa.

Hoje com o grande numero de empresas que simplesmente fecham as portas no começo ano de vida, é se suma importância que uma empresa, não importa o seu tamanho, tenha em seu quadro de funcionário e até mesmo de gestores pessoas que possam lidar com a efetiva busca de saídas, de melhoramentos e análise de risco, para que possam ter uma vida saudável. Sim, vida saudável porque podemos comparar uma empresa com uma pessoa, ela tem o seu nascimento, seu amadurecimento e uma possível morte, caso ela não tenha tomado as devidas preocupações. Uma empresa que pretende ter uma vida saudável tem que estar preparadas, cercadas de bons funcionários, de uma boa gerência e de um bom profissional na área de contabilidade.

Sem as pessoas certas para saber qual o destino do lucro lucro liquido, dos investimentos, se a empresa necessita de mais ou menos investimentos, se esta dando lucro, qual estratégia a ser tomada, sem administradores financeiros competentes uma empresa esta fadada ao fracasso.

O objetivo maior desse estudo é realizar uma análise de planejamento, desde o começo da abertura de uma empresa até os passar dos anos, utilizando ferramentas de suma importância para a sobrevivência da empresa. E ainda, observar as diversas situações possíveis que uma empresa poderá passar, como seus impostos, seus deveres e suas obrigações. Estudando e identificando os principais erros cometidos por uma empresa nova, analisando e contribuindo de forma a gerar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com