TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORRIFÓLIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS SEMESTRE

Por:   •  6/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.625 Palavras (11 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 SINTESE INTERPRETATIVA DO CASO 4

2.2 EMPREENDEDORISMO........................................................................................6

2.3 ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS..........................................................................8

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................11

REFERÊNCIAS..........................................................................................................12

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo segundo as disciplinas deste semestre Homem, Cultura e Sociedade e Ética, Política e Sociedade. Empreendedorismo e sistemas de informação. Nos últimos anos, observa-se crescente e significativo interesse pelo empreendedorismo. O ambiente dinâmico de nossos dias demanda competências para encontrar alternativas que possibilitem a adequação, a evolução e até mesmo a sobrevivência das organizações. “Além do mais o empreendedorismo atua como uma força positiva no crescimento econômico ao servir como ligação entre a inovação e o mercado” (HISRICH; PETERS, 2004:43). A Gestão de Projetos é a forma mais segura de investir na empresa. Quando é feita de forma eficiente consegue resultados exclusivos, fazendo com que os negócios se destaquem dos demais.

A Ética de Gestão de Projetos consiste em colocar todos os princípios, valores, ações, medidas, procedimentos e cultura organizacional. Os valores éticos são elementos de coordenação das ações dos grupos humanos. No mercado financeiro, ser visto como uma empresa ética é atributo fundamental para a consolidação de uma relação de confiança com os clientes. A gestão correta dos projetos traz benefícios para a organização podendo ser utilizada em resoluções de problemas no qual defini precisamente as tomadas de decisões e ainda identificando efeitos e causas.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 SINTESE INTERPRETATIVA DO CASO

• TECNOSAMPA - Empresa brasileira de médio porte, possui cerca de 100 funcionários, e está a 15 anos no mercado oferecendo serviços de desenvolvimento de sistemas de informação. Com um catalogo que possui clientes tanto dos setores públicos como também de órgão privado. Inovação e compromisso de entrega e um bom reconhecimento no mercado tecnológico.

• STEINADLER – Grande indústria química com 45 anos de existência. Tendo sede na Alemanha e filiais espalhadas em todos os continentes, inclusive no Brasil, com especializações no ramo das tintas e solventes (domésticos e industriais).

A parceria entre a Steinadler e a Tecnosampa começou em meados de 2009, quando os executivos da Stainadler brasileira notaram a necessidade de tropicalização dos sistemas da matriz, pois o cenário brasileiro possuía particularidades específicas nos negócios, como tributação, logística, vendas, e sistema global não se adequava, então concordou-se em iniciar uma parceria local, com uma empresa brasileira de software, com a condição de manter as normas e regras da matriz. A Tecnosampa foi escolhida pela sua proposta de flexibilidade e garantia de entrega em cenários complexos. Silvio era o líder mais adequado disponível no quadro de colaboradores, graduado em engenharia em uma universidade de primeira linha do País, com especializações e certificação em gestão de projetos. Sua área de atuação sempre foi desenvolvimento de sistemas de informação; programador, analista de sistemas, coordenador e, posteriormente, gerente na Tecnosampa. Além da formação técnica, Silvio tinha conhecimentos básicos no idioma alemão, e por isso foi bem-sucedido em conduzir diálogos informais com a diretoria da Steinadler, assegurando carisma e afinidade com a alta direção do cliente. O Sr. Nogueira, engenheiro de formação que sempre trabalhara na área de tecnologia, embora não diretamente com desenvolvimento de sistemas. No papel de presidente, ocupava uma posição na esfera diplomático-comercial da empresa, mas fazia questão de estar informado de todas as atividades operacionais. O VP técnico Ferreira era responsável pela área de operações da empresa, de modo que qualquer entrega era responsabilidade da área a ele subordinada. O VP comercial da Tecnosampa, o Sr. Pereira, era responsável pela conquista de novos clientes e também pela preservação dos clientes atuais, sendo a elaboração e negociação de propostas comerciais atribuições dos profissionais a ele subordinados. Pereira também tinha formação técnica, tendo atuado como programador de sistemas no início de sua carreira. O gerente de projetos Oliveira, brasileiro, engenheiro de formação técnica. Em seu currículo constava grande experiência como analista programador, tendo sido, havia pouco tempo, promovido para o cargo de gestor. Oliveira estava no quadro de colaboradores da Steinadler desde o início da operação no Brasil, em 2001, de modo que conhecia bastante a empresa e suas necessidades.

O primeiro projeto, com duração prevista de aproximadamente quatro meses, era relacionado a um sistema de controle de comissionamento de vendedores e canais de venda. Esse sistema agradou muito a corporação, e em pouco tempo tanto o sistema como o modelo brasileiro de negócio baseado em comissionamento se espalharam pelas outras filiais ao redor do mundo. Apesar disso, nos bastidores, nem todos os aspectos do projeto foram bem-sucedidos. Porém em 2014 foram assinados entre as empresas cinco novos projetos de desenvolvimento de sistemas, o que deixou Silvio Becker responsável pela execução, um tanto preocupado não por despreparo para a execução dos projetos, pois sua equipe tinha conhecimentos técnicos nas tecnologias mais demandadas no mercado, tendo como principais; c-net, Java, Android, HTML5,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (66.2 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com