TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPAIS APLICAÇÕES DAS INFORMAÇÕES GERADAS PELA ÁREA DE CUSTO

Por:   •  25/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 5

Principais aplicações das informações geradas pela área de custo

A analise de custo é de suma importância para fins gerenciais e da empresa, segundo Garrison e Noreen, existem apenas duas categorias gerais de custos que nunca são relevantes em uma decisão os Custos irrecuperáveis também chamados de (Sunk Costs) e Custos futuros que não diferem de uma alternativa para a outra.

As empresas precisam separar o custo relevante dos irrelevantes, para não prejudicar a mesma em uma tomada de decisão, os administradores ou gestores de empresas precisam tomar diversas decisões para definir a saúde financeira da mesma, principalmente na área de custos, como por exemplo: fabricar ou não um determinado produto, aceitar ou não um cliente, manter ou trocar um equipamento por um novo, preço do produto, qualidade do produto, aceitar pedidos específicos, preço de transferência , níveis de estoque, escolher qual método de produção ira utilizar para aquele tipo de produto, projetar o volume de venda necessário para que o lucro do negócio atinja um determinado valor, avaliar o desempenho da produção e venda dos produtos, entre outras.

Tomar essas diversas decisões não é fácil, até porque a mesma irá influenciar em todo o processo desde a matéria-prima ao consumidor final, o objetivo principal é sempre a maximização do resultado final, as informações de custos relevantes no mínimo proporcionam ao gestor ou administrador decisões satisfatórias.

[...] A tomada de decisão é a parte integrante do processo de planejamento e controle – as decisões são tomadas para recompensar ou punir os gerentes, para alterar as operações ou revisar os planos. A empresa deve adicionar um novo produto? Deve abandonar um produto existente? Deve fabricar um componente usado na montagem do seu principal produto ou contratar uma outra empresa para produzi-lo? Que preço a empresa deve cobrar por um novo produto? Essas perguntas indicam apenas algumas das decisões-chave que as empresas enfrentam. E a forma como tomam essas decisões irá determinar sua rentabilidade futura e, possivelmente, a sua sobrevivência. [...] (JIAMBALVO, 2002)

Vamos adentrar um pouco mais no assunto sobre as principais aplicações das informações geradas pela área de custos:

- Preço de Venda do Produto

O preço da venda de um produto leva sempre em consideração a analise de custos que neste caso é diferenciada em curto ou longo prazo.

[...] pressupõe que o preço deve ser pelo menos igual ao custo diferencial de fabricar e vender o produto. No curto prazo, essa prática resulta em uma margem de contribuição positiva, para a cobertura dos custos fixos e geração do lucro. No longo prazo, ela exige a cobertura de todos os custos, porque ambos, custos fixos e variáveis, tornam-se diferenciais no longo prazo. (MAHER, 2001)

Então sempre temos que verificar se aquele tipo de produto irá ficar em produção durante um curto ou longo prazo, pois, a análise de custos é completamente diferente de um para o outro e assim mudando consideravelmente o lucro da empresa.

-Preço de transferência

Grandes empresas, possuem diversas unidades e seu processo de produção é continuado de uma unidade para a outra, um produto final de uma unidade de produção serve como base para outra unidade e assim por diante, essa transferência de uma unidade para outra que damos o nome de preço de transferência. As unidades de produção seguem o custo de oportunidade que sempre é levado em consideração  para se estabelecer o preço , para que cada unidade observe o mercado e consiga  analisar seu desempenho , onde a unidade 1 saberá o valor mínimo a ser cobrado e a unidade 2 o máximo que poderá aceitar pagar sobre o material base a unidade 1, como podemos verificar a abordagem ressaltada por Maher:

- Se a divisão vendedora estiver operando a plena capacidade, o preço de transferência deve ser o preço de mercado. - Se a divisão vendedora dispuser de capacidade ociosa que não possa ser colocada em outro uso, o preço de transferência deve ser pelo menos os custos variáveis de fabricação dos produtos. (MAHER, 2001)

- Aumentar ou diminuir níveis de estoque

A administração de estoque é de grande importância para a empresa, nós temos que saber qual é o custo de manter aquele produto em estoque e se temos que aumentar ou diminuir o mesmo, estoque excessivos  implicam em custos         desnecessário de estocagem, estoques baixos implicam em perda de vendas, já que os clientes iram comprar em outro local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (109.5 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com