TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância E As Principais Utilizações Da Contabilidade De Custos Nos Processos Gerenciais.

Artigos Científicos: A Importância E As Principais Utilizações Da Contabilidade De Custos Nos Processos Gerenciais.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  3.169 Palavras (13 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC

DEPARTAMENTO DE ADM. E CIÊNCIA CONTÁBEIS - DCAC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CONTABILIDADE DE CUSTOS

A importância e as mais relevantes utilizações da contabilidade de custos nos processos de gestão organizacional.

Allen Barbosa; Jefferson Santana; Joales Fernandes; Leonardo Nunes de Sousa Pedra; Luiz Sousa Santos.

Ilhéus, BA

nov./2014

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC

DEPARTAMENTO DE ADM. E CIÊNCIA CONTÁBEIS - DCAC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CONTABILIDADE DE CUSTOS

A importância e as mais relevantes utilizações da contabilidade de custos nos processos de gestão organizacional.

Allen Barbosa; Jefferson Santana; Joales Fernandes; Leonardo Nunes de Sousa Pedra; Luiz Sousa Santos.

Trabalho apresentado como parte da avaliação da disciplina Contabilidade de Custos, ministrada pelo professor Pablo Assís.

Ilhéus, BA

nov./2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1. OBJETIVO GERAL 4

2. REFERÊNCIAL TEÓRICO 5

2.1 CONCEITO DE CUSTOS 5

2.2 EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS DE APURAÇÃO DE CUSTOS 5

2.3 CONTABILIDADE DE CUSTOS: CONSIDERAÇÕES GERAIS 6

2.4 IMPORTÂNCIA GERENCIAL DA CONTABILIDADE DE CUSTOS 7

CONSIDERAÇÕES FINAIS 11

REFERÊNCIAS 12

INTRODUÇÃO

Na moderna sociedade globalizada constatamos uma acirrada concorrência entre as empresas, cuja competitividade está diretamente atrelada a entrega do maior valor agregado nos produtos e serviços.

Neste contexto, o mundo de trabalho tornou-se altamente seletivo, exigindo das empresas uma postura mais eficiente frente às demandas originadas das necessidades dos consumidores. Para conseguir êxito neste processo, as organizações empregam a Contabilidade, por ser uma ciência importante no sentido de subsidiar de maneira válida e efetiva o processo decisório do administrador.

Segundo Ferrari (2008) a contabilidade é um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações de natureza, econômica, financeira, física e de produtividade, com relação a entidade objeto da contabilização. Sendo a contabilidade uma ciência com um vasto campo de atuação dentro das organizações, este trabalho analisou um dos seus enfoques, a contabilidade de custos.

[...] A contabilidade de custos volta-se para o foco gerencial quando presta informações ao processo de gestão, servindo como instrumento de controle de gastos e de decisões gerenciais. (CORBARI; MACEDO; 2012, p. 17)

Também temos que a contabilidade de custos é o ramo responsável pela formação de preços dos produtos e a montagem do custeio (informação verbal).

Assim, diante dos cenários expostos o presente estudo objetivou identificar e debater a partir da literatura a importância e as mais relevantes utilizações da contabilidade de custos nos processos de gestão organizacional, destacando-se alguns expoentes como Ferrari (2008), Corbari (2012), Martins (2003), dentre outros.

Do prisma metodológico quanto a finalidade a pesquisa foi caracterizada como descritiva, quanto ao procedimento, bibliográfico e quanto à análise do problema, qualitativa. A abordagem da literatura acerca da contabilidade de custos demonstradas neste trabalho nos permitem realizar algumas constatações: A tamanha importância da contabilidade de custos, quais mecanismo ela utiliza para gerar informações contábeis e como ela auxilia na tomada de decisão.

1. OBJETIVO GERAL

Explicitar a partir do arcabouço teórico a importância e as mais relevantes utilizações da contabilidade de custos nos processos de gestão organizacionais.

2. REFERÊNCIAL TEÓRICO

2.1 CONCEITO DE CUSTOS

O dicionário Júnior da Língua Portuguesa (2005) expõe de forma bastante didática o conceito de custos. De acordo com ele, custo trata-se da quantia gasta para se fazer alguma coisa. Em termos mais técnicos, os custos podem ser entendidos como sendo os valores dos fatores de produção (mão-de-obra, materiais, gastos gerais de fabricação) consumidos por uma organização para a produção ou distribuição de produtos ou serviços.

No entanto, uma das definições de custos mais abrangentes e aceitas é dada por Martins (1992), onde os custos dizem respeito aos gastos relativos a bens e serviços utilizados na produção de outros bens e serviços, ou seja, o valor dos insumos usados na fabricação dos produtos da empresa. Desta forma, percebe-se que há inúmeras conceituações de custos, porém todas podem ser sintetizadas como sendo os gastos necessários para a produção de bens e serviços.

2.2 EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS DE APURAÇÃO DE CUSTOS

Historicamente, no período que antecedeu o movimento conhecido como Revolução Industrial, surgido na Inglaterra por volta do século

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com