TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCEDIMENTOS E PROCESSOS DE AUDITORIA

Por:   •  8/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 4

PROCEDIMENTOS E PROCESSOS DE AUDITORIA

A atividade de auditoria independente das demonstrações contábeis tem como principal objetivo o seu parecer, peça fundamental do trabalho desse profissional, onde ele expressa a sua opinião sobre a adequação, ou não, dos sistemas contábeis e dos controles internos. Se os dados apresentados por eles, realmente demonstram a real posição patrimonial e financeira da entidade auditada, sempre tomando como base de comparação os princípios fundamentais de contabilidade normalmente aceitos. Mas para comprovar e sustentar sua opinião o auditor deve coletar evidências apropriadas e suficientes, através de um conjunto de procedimentos contábeis.

Os procedimentos de auditoria são o conjunto de procedimentos técnicos com base nos quais o auditor obtém evidências ou provas que sejam suficientes e adequadas para fundamentar o seu parecer sobre as demonstrações contábeis auditadas. (FERREIRA, 2010)

 Os procedimentos de auditoria direcionam as demonstrações contábeis para que estejam fidedignamente corretas conforme os princípios contábeis quando são publicadas. O auditor aplica procedimentos específicos para fazer os testes na área auditada, estes procedimentos são o caminho para se chegar ao objetivo final. Os testes de observância que também são chamados de teste de controle ou testes de aderência têm com sua principal finalidade os controles internos. Na aplicação dos testes de observância, o auditor deve verificar a existência, efetividade e continuidade dos controles internos.

Já os testes substantivos têm por finalidade a obtenção de evidências quanto à suficiência, exatidão e validade das informações produzidas pelo sistema contábil da entidade. Os testes substantivos dividem-se em testes de transações e saldos e procedimentos de revisão analítica (FERREIRA, 2010).

Como uma forma de prover mais informação ao auditor independente, aponta como uma ação necessária o aumento da quantidade de reportes e relatórios de comitês de auditoria, com a finalidade de aperfeiçoar o conhecimento do auditor frente às novas indagações, assim como o de melhorar a comunicação entre organizações e stakeholders. Quanto mais aprofundado o auditor conhecer a empresa a ser auditada, maiores procedimentos ele poderá aplicar e com isso trazer maiores informações que podem ser úteis para a tomada de decisões, mais pareceres ele emitirá, facilitando o trabalho da administração, que terá uma visão mais aprofundada e com maior exatidão sobre a continuidade da empresa.

O processo de auditoria começa pela definição e objetivo da auditoria e a equipe; programação e preparação, passa pelo planejamento, consulta a documentos e preparação da lista de verificação; realização da auditoria, com a investigação do sistema e processos; conclusão e resultados que é apresentado os relatórios da auditoria, seguida do acompanhamento.

Etapas e processos de auditoria interna

Planejamento da auditoria-realiza o levantamento das informações sobre o processo a ser avaliado; as informações levantadas são registrada em papeis de trabalho específica e padronizada.

Execução da auditoria-inicia os trabalhos de campo, buscando as evidencias que demonstrem a adequação ou necessidade de melhoria de controle; as tarefas são definidas previamente, na fase de planejamento; os pontos são apresentados de antemão pelos representantes da entidade auditada.

Relatório de auditoria- elabora os relatórios de auditoria; a entidade auditada e/ou recomendada tem a oportunidade de apresentar sugestões e criticas sobre os resultados apresentados.

As demonstrações contábeis auditadas são aquelas demonstrações(completas)que foram auditadas pelo auditor de acordo com as normas de auditoria e das quais são derivadas as demonstrações contábeis condensadas.

Quadro 1 – demonstrações contábeis auditadas

                                            Demonstrações auditadas

demonstração

Qual o objetivo desta demonstração?

Qual a finalidade de se auditar?

Balanço patrimonial

é apresentar, de uma forma ordenada e padronizada, a situação econômica e financeira de uma empresa num determinado momento.

finalidade de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração.

Demonstração das mutações do patrimônio liquido (DMLP)

É demonstrar a modificações ocorridas durante o exercício em todas as contas que compõem o grupo do patrimônio liquido.

finalidade de evidenciar as mutações, em natureza e valor, havidas no patrimonio liquido da entidade, num determinado período de tempo.

Demonstração do resultado do exercício(DRE)

Detalhar todos os pontos que compõem o resultado líquido da empresa dentro do período escolhido para análise. Seu papel é catalogar todas as contas que fazem parte do balanço patrimonial a partir do confronto de  receitas, custos e despesas, o que permite justificar o resultado líquido atingido.

através desta demonstração, saber se a ent

idade é uma empresa rentável ou não, quais

os produtos ou serviços que mais contribuem com as

receitas e consequentemente com o resultado

Demonstração do fluxo de caixa (DFC)

Demonstrar as alterações ocorridas na conta disponível da organização

tem a finalidade de auxiliar o empresário sobre as entradas e saídas financeiras, visando à redução de gastos onerosos e desnecessários

Demonstração do valor adicionado(DVA)

O objetivo deste demonstrativo é mostrar o montante da riqueza gerada pela empresa e a forma como foi distribuída entre os diversos setores que contribuíram direta ou indiretamente para sua geração

Tem a finalidade de fornecer ao Governo e sociedade de que forma determinada entidade contribui na formação de indicadores sociais e no cálculo do Produto Interno Bruto – PIB.

Notas explicativas

elaboradas com o objetivo de destacar detalhes importantes, e prestar esclarecimentos adicionais sobre a performance da empresa, dados estes que não são visíveis pela simples leitura e análise das demonstrações financeiras

A finalidade maior da Nota Explicativa é prover seus usuários das

informações necessárias à gestão empresarial interna e externa.

Dados bibliográficos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (94.9 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com