TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS DE GESTÃO FINANCEIRA, REALIZADAS ATRAVÉS DA CONTABILIDADE

Por:   •  19/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.371 Palavras (22 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE GUARULHOS

MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS

Deise Pereira da Silva

Diana de Oliveira Pinheiro

Jéssica Salatiel Julio

Rosiane Gomes Batista de Castro

Thays Lima de Araújo

PROCESSOS DE GESTÃO FINANCEIRA, REALIZADAS ATRAVÉS DA CONTABILIDADE.

GUARULHOS

2016

PROCESSOS DE GESTÃO FINANCEIRA, REALIZADAS ATRAVÉS DA CONTABILIDADE.

EMPRESA: NATURA

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: CONTABILIDADE GERENCIAL

Trabalho de Conclusão da disciplina de Contabilidade Gerencialdo curso de MBA em Controladoria e Finanças à Faculdade Anhanguera de Guarulhos, como requisito parcial para a obtenção do título de Pós- Graduado Lato Sensu.

Área de concentração: Contabilidade Gerencial.

Orientador: Profª. Rosana Fonseca Bucheri.

GUARULHOS

2016

PROCESSOS DE GESTÃO FINANCEIRA, REALIZADAS ATRAVÉS DA CONTABILIDADE.

EMPRESA: NATURA

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: CONTABILIDADE GERENCIAL

Deise Pereira da Silva

Diana de Oliveira Pinheiro

Jéssica Salatiel Julio

Rosiane Gomes Batista de Castro

Thays Lima de Araújo

Ata de aprovação

Profª. Rosana Fonseca Bucheri

Instituição: FACULDADE ANHANGUERA DE GUARULHOS

Trabalho apresentado e aprovado em: _______________________

Nota atribuída:__________________________________________

RESUMO

A área financeira é de suma importância para a sobrevivência de toda ou qualquer empresa. Por meio dela consegue-se mensurar os resultados, identificar pontos falhos dentro do processo e corrigi-los antes que estes acarretem prejuízos ou perdas. Ela contribui para a competitividade da empresa, dá suporte ao processo decisório, e conduz para a sua eficácia gerencial. A correta administração financeira permite a visualização da atual situação da empresa, disponibilizando registros adequados, que permitem análises e colaboram com o planejamento de aperfeiçoamento dos resultados.

A análise financeira permite verificar a situação em que a empresa se encontra em termos de finanças. Através dos indicadores encontra-se dados que possibilitam uma visibilidade do que vai ocorrer no futuro próximo da empresa podendo assim tomar decisões necessárias, como exemplo a questão de compra e venda.

O trabalho que segue possibilita a visibilidade de uma análise de uma empresa e seus dados financeiros auxiliando nas decisões que podem ser tomadas para o ano seguinte ao pesquisado, porém não podem ser tomadas decisões baseando-se somente nos indicadores, mesmo que eles demonstrem alguns resultados que possam influenciar nas decisões, mas por meio de outras pesquisas e análises, irão mostrar com mais eficiência e eficácia.

O objetivo do trabalho é verificar a importância dos indicadores financeiros através de um estudo de caso junto a uma empresa baseado em pesquisa de documentos. Os documentos pesquisados foram relatórios administrativos do período 2015.

Palavras – chave: análise, gestão, planejamento e resultado.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO6
  2. A EMPRESA8
  3. REFERENCIAL TEÓRICO9

ANÁLISE POR ÍNDICES9

ÍNDICES DE LÍQUIDEZ9

LÍQUIDEZ CORRENTE10

LÍQUIDEZ SECA10

LÍQUIDEZ IMEDIATA10

LÍQUIDEZ GERAL        11

BALANÇO SOCIAL11

FLUXO DE CAIXA12

ÍNDICE DE COBERTURA DE JUROS12

MARGEM DE LUCRO OPERACIONAL13

ANÁLISE ECONÔMICO - FINANCEIRA13

ANÁLISE VERTICAL E HORIZONTAL13

  1. METODOLOGIA DE PESQUISA15
  2. ANÁLISE DE RESULTADOS16

INDICADORES DE GESTÃO SOCIAL22

  1. CONCLUSÃO DO DIAGNÓSTICO24

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS26

  1. BIBLIOGRAFIA27

  1. INTRODUÇÃO

Contabilidade Financeira é parte do sistema que provê informações para usuários externos e é orientada pelos princípios geralmente aceitos de Contabilidade (HANSEN e MOWEN, 1997). Mesmo para os especialistas, esse tema não é percebido, pois existem componentes por eles considerados como não específicos, ou seja, não seriam unicamente aplicados à Contabilidade para o usuário externo.

Contabilidade Gerencial constitui-se na parte do sistema contábil que se dedica às informações para os usuários internos da entidade (HANSEN e MOWEN, 1997). Ela tenta, ao mesmo tempo, ser abrangente e concisa, ajustando-se constantemente para se adaptar às mudanças tecnológicas, mudanças nas necessidades dos gestores e novas abordagens das outras áreas funcionais dos negócios (LOUDERBACK et al., 2000). Também é aplicável às organizações que não objetivam o lucro porque elas precisam, assim como as demais, gerenciar o uso dos recursos de maneira otimizante para atingir seus objetivos.

Louderback et al (2000) mencionam que, tanto a Contabilidade Gerencial como a Contabilidade Financeira têm em comum o fato de tratarem eventos econômicos, necessidade de quantificação de atividades econômicas e as dificuldades de obter tais informações.

A Contabilidade Gerencial engloba vários aspectos que fazem parte da Contabilidade Financeira, como análise de custos e finanças, balanço, entre outros procedimentos. A diferença principal entre este modelo e a Contabilidade Financeira é que os dados obtidos são apresentados de uma maneira específica, mais analítica, para conhecimento de gerentes e cargos superiores da empresa. Basicamente, é a síntese do trabalho de contabilidade que é passada para a parte diretiva da instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.4 Kb)   pdf (353.5 Kb)   docx (72 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com