TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATEMÁTICA FINANCEIRA APLICADA ATRAVÉS DE JOGOS LÚDICOS

Por:   •  28/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.776 Palavras (16 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

PRÓ REITORIA DE GRADUAÇÃO

CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO

MATEMÁTICA FINANCEIRA APLICADA ATRAVÉS DE JOGOS LÚDICOS

Parnaíba-PIAUÍ

Janeiro de 2016

ERNANDES FERREIRA DO NASCIMENTO NETO

GABRIEL ISAAC GALENO DA SILVA CASTRO

JÁDYLA BEATRIZ OLIVEIRA SILVA

JOÃO LUCAS SANTOS FALCÃO

LUYSE CARDOSO DOS SANTOS

MARIA VÉRAS DO NASCIMENTO

MATEMÁTICA FINANCEIRA APLICADA ATRAVÉS DE JOGOS LÚDICOS

Projeto de Intervenção Pedagógica apresentado a professora Msc. Dayanne Batista Sampaio, orientadora da disciplina Psicologia da Educação, do curso de Licenciatura em Matemática.

Parnaíba

2016

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 2

JUSTIFICATIVA DO TEMA - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 3

EMBASAMENTO TEÓRICO - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -4

OBJETIVO GERAL - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -6

OBJETIVO ESPECÍFICO - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -7

RECURSO METODOLÓGICO - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -8

EXPECTATIVAS - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 10

ANEXOS - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 11

ORÇAMENTO - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 13

CRONOGRAMA - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -15

APRESENTAÇÃO

O título para o projeto de intervenção que poderá ser realizado em todas as escolas da rede ensino no Brasil é: tendo como tema gerador a matemática financeira e como questão central: Como possibilitar a vivência da matemática por adolescentes a partir da educação financeira?

Neste projeto foi abordado a Matemática Financeira tanto como  disciplina curricular da área da matemática aplicada quanto como a educação financeira por parte dos adolescentes. Também tem o intuito de possibilitar uma melhor aprendizagem da matéria, com o maior envolvimento do professor no ensino, pelo fato existem outros métodos mais atraentes do que uma lousa ou quadro cheios de números e letras para se ensinar.

Para poder responder a pergunta feita antes, é preciso entender antipatia que os jovens têm com a matemática em sala de aula, se fosse feito o seguinte questionamento aos alunos de nível fundamental ou médio: Qual a matéria você menos gosta? Grande parte da turma responderia que seria a matemática e quando alguns professores da área são questionados: Para que serve determinado conteúdo que está sendo ensinado em sala de aula? Alguns simplesmente evitam a pergunta, disto surge a ideia de que a matemática não é aplicável e se torna algo chato. A Matemática Financeira possibilita tais aplicabilidades, já que uma matéria faz parte do cotidiano de todas as pessoas e traz consigo uma gama de outras disciplinas da matemática, mostrando aos jovens que a matemática tem utilidade prática, fazendo com que eles sejam atraídos e se tornem curiosos para descobrirem.

Então, tentamos apresentar maneiras de como a matemática pode ser mais atrativa e aplicável diariamente pelos alunos, podendo proporcionar mais vivência por parte dos adolescentes com o que está sendo ensinado em sala de aula.

JUSTIFICATIVA DO TEMA

Uma das grandes dificuldades dos adolescentes hoje é a forma de administrar seu dinheiro, isso não se dá só pelo fato de ser jovem, mas também por não ter claramente a compreensão do campo financeiro. A Matemática Financeira, neste quesito, é uma ferramenta essencial e necessária para o entendimento da área econômica, este conteúdo é fundamental para compreender, avaliar e decidir qual a melhor forma de pagar uma compra, de escolher um financiamento, etc.[...], mas nas escolas de nível médio no Brasil esta cadeira não tem a devida atenção que deveria ter, sendo que a matéria é de grande relevância cotidiana para as pessoas que se servem ou virão servir aos sistemas bancários ou comerciais.

 Matemática Financeira é uma área da matemática aplicada, abrangendo diversos outros temas, como funções exponenciais e logarítmicas, além de um bom grau de entendimento de estatística e de probabilidade. No Brasil, o tema nem sempre foi tratado de maneira como deveria, mesmo que a taxa de analfabetismo diminua, o índice de pessoas que estão endividadas cresce todos os dias, uma vez que a taxa inflação do país está em constante mudança. A Educação Financeira tem como objetivo informar as pessoas sobre os conceitos e produtos financeiros. Com isso, elas podem gerenciar suas finanças de maneiras mais consciente, diminuindo os riscos e aproveitando oportunidades de poupança e investimentos que possam surgir.

D’Aquino (2008) esclarece que “é importante que as crianças saibam o valor do dinheiro em relação ao trabalho, bem com que o consumo deveria vir após as necessidades básicas. Ele menciona o dever dos pais em desenvolver a consciência financeira dos filhos, sendo necessário, também, que as escolas completem esse desenvolvimento, pois a Educação Financeira exige tempo para ser aprendida.”.

 Os jovens tendo consigo esses conhecimentos antes de entrar no mercado de trabalho teriam muitos benefícios ao começar uma vida financeira independente dos pais. Além de evitar gastos desnecessários comuns entre pessoas que recebem seus primeiros salários, fazer poupanças para emergências, já que a maioria das pessoas não as faz, minimizar seus gastos e maximizar sua renda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (288.5 Kb)   docx (126 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com