TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Por:   •  4/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  3.101 Palavras (13 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 13

 [pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PATRÍCIA DE MORAIS CABRAL ACCIOLY

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

portfólio “vaca viúva”

[pic 3]

João Pessoa

2018

PATRÍCIA DE MORAIS CABRAL ACCIOLY

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

portfólio “vaca viúva

Trabalho apresentado ao Curso Ciencias Contábeis da UNOPAR - Universidade Pitágoras Unopar, para a disciplina atividade interdisciplinar.

Tutora: Fernanda Bueno Grizos de Carvalho

João Pessoa

2018

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO        4

2-  DESENVOLVIMENTO        5

2.1- Direito empresarial        5

2.2- Métodos Quantitativos        6

2.3- Modelos de gestão        9

2.4- Responsabilidade social e ambiental        12

2.5- Legislação social e trabalhista        13

3- CONCLUSÃO        15

        

                                        



1-INTRODUÇÃO

Este trabalho fará uma análise do frigorífico “Vaca Viúva”, uma empresa fundada em 1997, pelos sócios Marco e André, conhecida pela alta qualidade e procedência de seus produtos. No intuito de se tornarem a maior distribuidora de carnes da região decidem iniciar uma construção para expansão do frigorífico, sendo realizada por meio de alguns financiamentos adquiridos junto ao BNDES e a outras fontes de financiamentos.

Devido á busca da qualidade de seus produtos, a empresa exigia de seus funcionários de um determinado departamento, um procedimento de higiene específico que demandava meia hora da jornada de trabalho dos seus empregados, exigindo que chegassem meia hora antes do início do expediente. Com a desativação deste setor ocorreram demissõesde vinte de seus empregados, gerando ações trabalhistas requerendo os trinta minutos gastos a títulos de hora extra.

Em consequência disso, a empresa foi condenada ao pagamento de R$ 600.000,00, que não foram pagos no prazo legal, nem mesmo nomeou bens a penhora. Passando atualmente por dificuldades financeiras e os gestores não seguem diretrizes básicas da administração a empresa não tem conseguido quitar os financiamentos adquiridos.

Sendo assim, os sócios precisam de ajuda para tomar algumas decisões para o futuro deste negócio, pois os reclamantes das ações trabalhistas ajuízaram uma ação de falência em face da companhia.

Logo algumas pesquisas serão elaboradas para conhecimntodos gastos da empresa no último ano, decisões terão que serem tomadas, para o desenvolvimento deste  negócio e com relação a qualidade e seus produtos e verificar se a aplicação da administração participativa poderá auxiliar no seu desenvolvimento, assim como a fazer uso da responsabilidade social e ambiental para melhorar a qualidade de vida dos seus empregados e da população e por fim demonstrar um posicionamento do caso proposto na legislação social e trabalhista.

2-  DESENVOLVIMENTO

2.1- Direito empresarial

Com o êxito da ação trabalhista impetrada pelos seus funcionários e a inercia por parte da empresa em realizar sua quitação, o reclamantes ajuizaram uma ação de falência em face da Companhia.

No Direito empresarial existe o princípio da separação entre a pessoa jurídica e os membros integrantes da sociedade. Tal princípio distingue e desconcidera a personalidade da pessoa jurídica e da pessoa física.

Segundo o site www.passeidireto.com, a pessoa jurídica é abstrato de existência, porém possui responsabilidades, direitos e obrigações. Neste contexto o princípio da autonomia, onde a natureza jurídica tem autonomia, que é a responsabilidade, irá responder por todos os seus atos. Assim não comprometerá o patrimônio dos sócios, logo o patrimônio da pessoa jurídica não se confunde com os da pessoa física que a compõe. Devido a proteção patrimonial que possui a pessoa jurídica, em muitas situações ela utiliza-se desse benefício para se desviar de seus princípios e fins, cometendo fraudes e abusos. Por esse motivo, no intuito de de coibir possíveis abusos e desvios que poderão seracometidos pela pessoa jurídica em razão da autonomia e proteção patrimonial , foi criada a teoria da desconcideração da personalidade jurídica. Esta permite superar a separação entre os bens da empresa e de seus sócios para efeito de determinadas obrigações.

Com relação aos impactos contábeis, a contabilidade fará o registro contábil das movimentações para empresa (pessoa jurídica) até porque o patrimônio desta não pode nem deve ser confundido com o patrimônio dos sócios, então não haverá impacto na contabilidade.

Devido a falta de pagamento da ação impetrada pelos funcionários, estes ajuizaram uma ação de falência. Mas segundo Armelin 2015, a simples insolvênca do devedor não caracterizapor si só a instauração da falênca, deve esta estar associada aos seguintes fatores: a impontualidade injustificada, que consiste no não pagamento de forma injustificada, na data do vencimento; a execução frustada, onde o credor executa um título, direito garantido contra o devedor, e este se omite ao pagamento e os atos de falência, onde pratica o devedor comportamentos que revelam a sua insolvência, entre eles, transferência de estabelecimento,abandono e descumprimento de obrigações assumida  no plano de recuperação judicial. A falência como fato jurídico que atinge o comerciante mediante processo judicial para arrecadar meios de pagamentos devido ao credor e até mesmo aos trabalhadores da organização que não foram pagos pela impossibilidade material de fazê-lo, já que o patrimônio disponível era menor que o devido. A falência visa proteger não somente o crédito individual de cada credor, crédito público, e assim auxiliar e possibilitar o desenvolvimento e proteção da economia nacional.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (245.5 Kb)   docx (63.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com