TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL “ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.983 Palavras (16 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

JAQUELINE MARTINS DA SILVA

        

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

“ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 1º Semestre”

        

[pic 3]

Pirapora

2012

JAQUELINE MARTINS DA SILVA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

“ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 1º Semestre”

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Produção Textual Individual do 1º Semestre.

Orientador: Equipe de Professores do 1º Semestre.

Pirapora

2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................        03

2 DESENVOLVIMENTO...........................................................................................        04

3 CONCLUSÃO.......................................................................................................         13

4 REFERÊNCIAS......................................................................................................        14


1 INTRODUÇÃO

A formação do bacharel em contabilidade passa por um estudo multidisciplinar, abordando diversos aspectos inerentes a atuação do profissional, neste contexto as disciplinas iniciais do curso de contabilidade introduzem o acadêmico no universo contábil.

O presente trabalho apresenta de forma objetiva os aspectos introdutórios em ciências contábeis, iniciando pela apresentação de sua história, demonstrando como o pensamento contábil se desenvolveu ao longo dos anos. Posteriormente abordaremos o conceito, objeto e objetivo da contabilidade, elementos que norteiam o estudo dessa ciência. Na escrituração contábil vislumbramos os principais instrumentos de registro do contador e suas eventuais obrigatoriedades.

Verifica-se importância da contabilidade para as empresas e para o Gestor, através de suas ferramentas da Gestão Empresarial. Tendo como base dessas ferramentas as Demonstrações contábeis, sendo as principais o Balanço Patrimonial e Demonstrações do Resultado do Exercício.

A missão e visão empresarial orientam o gestor para o planejamento do futuro da organização, as ferramentas inerentes ao processo administrativo tornam possível tal planejamento.

Este estudo aborda ambiente organizacional, por meio dos conceitos de ambiente-tarefa e macro ambiente.

Por fim apresentamos os aspectos jurídicos e as principais operações matemáticas presentes nos cálculos contábeis.

 


2 DESENVOLVIMENTO

2.1 História da Contabilidade

A contabilidade tem sua origem em Uruk, uma antiga cidade da Mesopotâmia, por meio de instrumentos encontrados entre 8000 a 3000 anos a.C, desde os pré-históricos já havia a necessidade mesmo que primaria de controle de bens e produções existentes na época, os primeiros sinais encontrados foram as fichas de barros encontradas em sítios arqueológicos que eram objetos de diferentes formas, utilizados nas contagens dos itens mencionados.

Com o passar do tempo e a evolução do homem começa a surgi as escolas do pensamento contábil, a primeira escola de pensamento contábil surgiu em 1494 na Itália e foi considerado um marco na arte contábil, o Frade Franciscano Luca Pacioli deu início ao pensamento cientifico contábil com o lançamento da obra La Summa de arithmetica geometria, proportioni e proportionalitá (SCHMIDT; SANTOS, 2006).

A escola contista foi o começo de tudo o qual se destacava no processo de escrituração, e personificação das contas, com o fim do feudalismo passou a ter um grande movimento comercial tornando assim cada vez mais necessário o registro do que cada pessoa devia ou havia para receber.

A segunda escola de pensamento contábil foi a escola administrativa também conhecida como escola lombarda, que tinha como principal interesse a administração das entidades, foi quando a contabilidade deixou apenas de ser escrituração passando também a administração das empresas, essa escola foi impulsionada pela obra de Francesco Villa (La Contabilitá applicata alle amministrazioni private e pubbliche), esse fato também aconteceu na Itália.

Em 1867 surge a terceira escola de pensamento contábil, a chamada escola personalista baseada inicialmente por Francesco Marchi e idealizada por Giuseppe Cerboni (SCHMID; SANTOS, 2006), tinha como enfoque que as contas deveriam ser abertas em nome de pessoas especifica, sendo elas físicas ou jurídicas.

Através de Giovanni Rossi surge a quarta escola de pensamento contábil, a escola matemática, onde afirmava que a contabilidade seria apenas uma ciência aplicada e não social essa escola não contribuiu muito ao desenvolvimento contábil, por ter contrariado todas as escolas já existentes.

A escola controlista surge em 1880, o idealizador foi Fabio Besta, apesar de destacar o controle como um dos pontos principais, essa escola opunha – se a teoria personalista, a visão focada no usuário interno Besta separou a administração em geral e econômica, a primeira voltava – se para a ação de administrar e a econômica destacava o patrimônio como geração de riqueza, usando três formas: gestão, direção e controle.

Em 1887, agora nos Estados Unidos surge a escola norte- americana, seu inicio aconteceu com a criação da AAPA (American Association of Public Accountants), passou por algumas fases de desenvolvimento visando a profissionalização contábil, destacou a certificação da profissão, criando o College of Accounts, e posteriormente, autorizado pelo Estado de New York através do New York Institute of Accounts (NYIA), passando a emitir tal certificado. Já na segunda fase foi marcada pela junção da AAPA a uma associação nacional e a todas estaduais que adotaram o teste para a obtenção da certificação, tornando a federalizada. A escola Norte America teve como principal contribuição a separação da contabilidade em gerencial, para atender os usuários internos e financeira, em que as informações eram voltadas aos interesses externos. Quando os Estados Unidos passou a não depender mais dos mercados externos para transações econômicas e isso foi feito internamente, foi quando a contabilidade gerencial foi idealizada, nesse período a qualificação das informações internas e as tomadas de decisões foram um dos fatores sustentados e trabalhados nesse período, sendo assim não restava duvidas do destaque da escola norte-americana no cenário histórico como a principal base organizacional da contabilidade mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)   pdf (192.9 Kb)   docx (37.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com