TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR DE CAROLINE DE OLIVEIRA MARTINS

Por:   •  13/9/2020  •  Relatório de pesquisa  •  4.256 Palavras (18 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 18

PPST

PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR DE CAROLINE DE OLIVEIRA MARTINS

Não se pode pensar em qualidade de vida sem pensar em diversos segmentos sociais os quais influem e são influenciados por crenças, valores, hábitos e atitudes dos seres humanos.

Quando a saúde está debilitada, a vida fica limitada, visto que a qualidade de vida é significamente reduzida seja no trabalho ou fora dele. Não nos permitimos “gastar o tempo com prioridades mundanas como respiração e alongamento porque há muito a fazer em pouco tempo e com poucos recursos.” (SPINKS E MOORE, 2002, P, 13).

Indivíduos que investem na saúde, dentro ou fora do ambiente de trabalho, colhem os benefícios deste ótimo negócio (WHO, 2004)

Essa melhoria pode ser alcançada por meio do plano de promoção da saúde do colaborador, que tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida dos colaboradores internos e externos da empresa, por meio do planejamento e gestão das atividades e planos de acordo com as características dos colaboradores. O aumento da produtividade é resultado do aumento da qualidade de vida dos colaboradores

Aderindo o PPST pode gerar lucro para a empresa, pois adicionando  saúde ao colaborador, irá economizar com a diminuição de absenteísmo e rotatividade.

O PPST pode ser composto por diversos programas e atividades como Qualidade de vida no trabalho, atividade física, ergonomia entre outros.

Pessoalmente, acredito que a felicidade e a satisfação são uma parte importante da qualidade de vida, pois para alcançar a saúde física e mental é preciso sentir-se feliz e poder viver de forma independente e plena.

ATIVIDADE FÍSICA - No Brasil, o ministério da saúde expõe que fatores de risco como sedentarismo, tabagismo e alimentação inadequada, relacionados diretamente ao estilo de vida, contabilizam mais de 50% do risco total de desenvolver algum tipo de doença crônica mostrando, nessa relação causal, que são mais decisivos que a combinação de fatores genéticos e ambientais.

Segundo GUISELINI (2001), mudanças no estilo de vida podem surgir através do exercício físico, pois focalizar a atenção do próprio corpo e destinar um período do dia a si mesmo com o condicionamento físico, a saúde e o bem-estar, por exemplo, é o primeiro grande passo para o início de qualquer transformação.

EXERCÍCIO FÍSICO - SALLIS E OWEN (1999) a definem como um ramo da atividade física, cujo objetivo é melhorar ou manter a saúde ou a prática de exercícios físicos. Adaptabilidade física é um conjunto de atributos relacionados ao desenvolvimento da capacidade de atividade física possuída ou adquirida por um indivíduo. Weinberg e Gould (2001) enfatizaram as evidências de uma relação positiva entre exercício físico e saúde mental, pois mudanças positivas na saúde mental são devidas à interação de mecanismos fisiológicos e psicológicos.Para WEINECK (2000), o treinamento resistido aeróbio é uma boa forma de promoção da saúde, principalmente porque pode prevenir e tratar o estresse e seus efeitos deletérios, mas também prevenir doenças cardiovasculares degenerativas. BLAIR et al. (2001) demonstraram o efeito da caminhada na promoção da saúde, considerando que tais atividades podem manter o peso corporal do indivíduo adequado, ter uma boa saúde ao baixar a pressão arterial e ajudar no combate ao estresse psicológico negativo. E sintomas de depressão e, finalmente, você tem um risco menor de doenças cardíacas, câncer de cólon e outras doenças crônicas

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO - A promoção da prática de exercícios físicos pode ser derivada do ambiente profissional, ajudando a melhorar a vida dos indivíduos no trabalho e após o trabalho, além de estreitar ainda mais a relação entre QV e QVT, que tem sido amplamente divulgada na literatura. A Organização Mundial da Saúde (OMS, 1999) define um ambiente de trabalho saudável como um lugar onde todos trabalham juntos para alcançar uma visão comum de saúde e bem-estar, incluindo não apenas os trabalhadores, mas também suas comunidades, criando assim um ambiente de trabalho A saúde e o bem-estar dos trabalhadores e de suas famílias, comunidades e sociedade têm um impacto extremamente positivo (OPAS, 2001).

Segundo ROCHA e FELLI (2004, p.29), ‘todos os empregos vão produzir fatores de estresse e potencialização, que determinam o curso dos agravos à saúde e a qualidade de vida no trabalho vivenciada pelos trabalhadores. A Organização Internacional do Trabalho (2003) relatou que cerca de 2 milhões de pessoas morrem no trabalho todos os anos, a maioria delas morre no trabalho. Mortes por acidentes de trabalho e doenças ocupacionais podem ser evitadas.

SHAIN e KRAMER (2004) demonstram, através da figura 6 a seguir:

[pic 1]

Indivíduos sob estresse constante podem ter maior probabilidade de deteriorar sua própria saúde. Nesse caso, trabalhadores em um estado de esforço contínuo / recompensas reduzidas e alta demanda / baixo controle têm até duas a três vezes mais probabilidade de serem infectados do que outros trabalhadores . Portanto, para melhorar a QVT, deve-se considerar a interação próxima entre a empresa e os trabalhadores, e essa relação pode ser otimizada com respeito. Quando uma empresa mostra respeito pelos trabalhadores por meio de práticas e políticas que promovem a saúde, integridade e direitos do trabalhador, ela cria e mantém o QVT. Oferecendo salários decentes, treinamento e oportunidades de desenvolvimento pessoal.

 Acidentes do trabalho -  Segundo o ministério da previdência social, a lei 8.213/91 e o decreto 3.048/99 Define-se como acidente do trabalho aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho pelos segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

O ministério da previdência social ( Brasil, 2005, p.488) também determina que:

Acidentes Registrados - Corresponde ao número de acidentes para os quais o relatório "Acidentes de Trabalho" (CAT) está registrado no INSS. Conforme informado previamente ao INSS, não são contabilizados tratamentos agravados ou faltas por acidente de trabalho ou doença do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)   pdf (471 Kb)   docx (672.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com