TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MARTINS DE OLIVEIRA A RODA DOS GÊNEROS

Por:   •  4/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.774 Palavras (8 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MARTINS DE OLIVEIRA

A RODA DOS GÊNEROS

Professora

RIO DE JANEIRO

2015

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MARTINS DE OLIVEIRA

A RODA DOS GÊNEROS

         

         Num país tão grande como o nosso Brasil, se faz indispensável não somente, a necessidade de diminuir o índice do analfabetismo, como também, o incentivo à leitura prazerosa. Portanto, este projeto visa estimular o prazer pela leitura, promovendo a oportunidade de contato visual, oral e escrito dos diferentes tipos de gêneros textuais da nossa língua, produzindo, assim, a possibilidade de reconhecimento, uso e divulgação dos mesmos pelos alunos da classe de alfabetização.

          Este projeto será desenvolvido no Instituto de Educação Martins de Oliveira, que está situado na área central do município de Nova Iguaçu e que com o devido empenho da equipe diretiva da escola e com profissionais qualificados visa oferecer um ensino de qualidade para todos os seus discentes.

        '' A ATIVIDADE NÃO TEM O INTERESSE EM AVALIAR, nem tão pouco de ser fonte de pesquisa ou de ser base para conteúdos, e sim, ESTIMULAR O PRAZER PELA LEITURA.''

 

SUMÁRIO

  1. Introdução
  2. Justificativa
  3. Objetivos
  4. Público-alvo
  5. Metodologia
  6. Formas de Registro
  7. Formas de Avaliação
  8. Resultados Esperados

INTRODUÇÃO

        Tendo como ponto de partida uma aprendizagem significativa da leitura e da escrita e reconhecendo a importância desse aprendizado, este projeto surgiu após a observação da postura dos alunos diante da leitura percebendo-se que eles posuiam um grande potencial para a realização desta atividade. Os alunos em questão pertencem a uma turma do Ensino Fundamental do Instituto de Educação Martins de Oliveira. Partindo desse contexto, pretendemos trabalhar leituras orais e escritas de forma significativa e prazerosa. A leitura parte do interesse do aluno, mas as atividades para desenvolver devem ser trabalhadas de formas variadas.

          O projeto faz-se necessário, pois a partir dele os alunos serão estimulados espontaneamente a construir, modificar e relacionar idéias, interagindo com outros e com o mundo. A leitura só desperta o interesse quando interage com o leitor, quando faz sentido e trás conceitos que se articula com as informações que já possui. Com a leitura, constrói-se indivíduos mais críticos e tendo uma visão mais ampla sobre a sociedade. O objetivo deste projeto é despertar  o prazer pela leitura, levando o educando a refletir sobre seus atos, possibilitando que eles participem de situações de comunicação oral e escrita, como contar e recontar histórias, podendo também escreve-las.

           Assim, este Projeto tem a finalidade de despertar, nos educandos, o gosto pela leitura, interpretação de textos e produção coletiva de um livro. Cabe ao professor, então, realizar-se no universo de cada um deles, respeitando seus interesses, despertando a criatividade, dando-lhes a mesma oportunidade de tentar novas experiências que resultem em aprendizado, através da fala ou da escrita para assim, poder integrar-se no contexto social em que vivem.

JUSTIFICATIVA

        O projeto  A RODA DOS GÊNEROS, justifica-se pela possibilidade de estimular o prazer pela leitura, promovendo a oportunidade do conhecimento de diversos tipos de gêneros textuais da nossa língua portuguesa.

        O mais importante desta proposta não é apenas alfabetizar  nossos alunos, mas torná-los leitores críticos, que usem a leitura e escrita com profundo respeito pelo gosto literário, além de colaborar com o aumento do repertório de textos variados no qual promoverá no aluno o interesse de buscar  o texto que mais lhe agrada, sem desprezar ou desmerecer os outros gêneros já conhecidos.

OBJETIVOS

        O projeto A RODA DOS GÊNEROS tem como objetivos:

  • Estimular o prazer pela leitura através de diferentes gêneros textuais;
  • Familiarizar os alunos com os diferentes tipos de textos que se encontram no seu cotidiano;
  • Tornar os alunos leitores críticos;
  • Colaborar com o aumento do repertório literário dos alunos;
  • Favorecer uma aprendizagem significativa aos discentes referente aos diversos gêneros textuais existentes .

  • Criar condições de a criança:
  • Reconhecer as letras do alfabeto e a ordem alfabética;
  • Produzir leitura oral e silenciosa;
  • Realizar interpretação oral;
  • Produzir textos diversos;
  • Relacionar os diversos textos à sua cultura e realidade de vida;
  • Produzir cartazes;
  • Compor um livro com a coletânea dos gêneros apresentados durante o projeto;
  • Expor o livro e os cartazes produzidos a Comunidade Escolar e Local.

PÚBLICO-ALVO

        Este projeto tem como público-alvo os 27 alunos da turma 101, do ano de 2015, do Instituto de Educação Martins de Oliveira, no qual frequentam o primeiro ano do ciclo de alfabetização e que estão na faixa etária adequada, frequentando as aulas com regularidade e que participam ativamente das atividades propostas no dia a dia.

METODOLOGIA

Etapas:

      Todos os dias, a turma reúne-se em roda, para ouvir uma história contada (lida) oralmente pela professora.

      Os textos são escolhidos previamente, com a intenção de promover  o maior contato possível com os diferentes tipos de gêneros literários.

1ª etapa:

       A organização dos temas será determinada pelos dias da semana, tornando-se, assim, uma rotina:

  • Segunda-feira:

  RODA DE NOTÍCIA – Os alunos e a professora levarão uma notícia com a respectiva figura, para que os colegas tentem tanto através do título, quanto através da figura, qual é o provável assunto. Caberá ao dono da notícia explicar o conteúdo da notícia, já que uma das tarefas propostas é ler com um adulto em casa previamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (336.6 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com