TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR EM GESTÃO I: INDICADORES FINANCEIROS QUE AJUDAM NA DECISÃO DE UM NOVO INVESTIMENTO

Por:   •  1/10/2021  •  Projeto de pesquisa  •  5.013 Palavras (21 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE SANTO AMARO UNISA

Curso: Tecnologia em Marketing

Jussara Rodrigues dos Santos – RA: 3138097

PROJETO INTEGRADOR EM GESTÃO I:

INDICADORES FINANCEIROS QUE AJUDAM NA DECISÃO DE UM NOVO INVESTIMENTO

EMPRESA: NATURA

São Paulo

2021

UNIVERSIDADE SANTO AMARO UNISA

Curso: Tecnologia em Marketing

Jussara Rodrigues dos Santos – RA: 3138097

PROJETO INTEGRADOR EM GESTÃO I: INDICADORES FINANCEIROS QUE AJUDAM NA DECISÃO DE UM NOVO INVESTIMENTO

EMPRESA: NATURA

Trabalho do curso de Tecnologia em Gestão Financeira da Universidade de Santo Amaro – UNISA, como requisito parcial para aprovação da disciplina Projeto Integrador em finanças II do curso Tecnológico em Gestão Financeira, sob a orientação do Tutor Marcelo de Oliveira Silva e professor Marcus Vinicius.

São Paulo

2021

RESUMO

O presente projeto tem como objetivo analisar a viabilidade econômica financeira para investimento em um novo produto. A empresa escolhida para elaboração deste estudo é a Natura Cosméticos S/A. Atualmente as empresas dependem de vários fatores para sobreviver no mercado, elas devem sempre procurar diversificar o seu portfolio produtos e/ou serviços, para que se tornem e se mantenham competitivas no mercado em que atuam. A análise econômica de investimentos possibilita as empresas verificar a sua capacidade de investimento, permitindo se ter dados concretos sobre a viabilidade financeira da empresa. Com base nos resultados, chegou-se à conclusão de que a Natura possui capacidade de investimento em novos produtos.

Palavras-chave: Viabilidade Econômica; Ponto de Equilíbrio; Investimento.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1: Balanço patrimonial Natura (Ativo)        18

Figura 2: Balanço patrimonial Natura (Passivo)        18

Figura 3: Nota explicativa sobre estoques        19

Figura 4: Demonstrações do resultado para os exercícios        19

LISTA DE TABELAS

Tabela 01: Calculo dos dados financeiros        20

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO        7

2.HISTÓRICO DA EMPRESA        8

3 CENÁRIO E REALIDADE DA EMPRESA        10

4.REFERÊNCIAL TEÓRICO        13

4.1 TEMA        13

4.2. LIQUIDEZ SECA        14

4.3. LIQUIDEZ CORRENTE        14

4.4. LIQUIDEZ GERAL        15

4.5 LIQUIDEZ IMEDIATA        16

4.6. GRAU DE ENDIVIDAMENTO        16

4.7. RENTABILIDADE        17

5.ANÁLISE FINANCEIRA        19

6. RESULTADO E DISCUSSÃO        23

7. METODOLOGIA        24

8. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES        25

10. REFERÊNCIAS        27

7

1.INTRODUÇÃO

O estudo a ser apresentado é resultado da análise econômico financeira da Natura Cosméticos S/A que é uma empresa de capital aberto. As informações adquiridas para realização deste projeto surgiram a partir de análises realizadas sobre as demonstrações contábeis do exercício de 2020.

Diante disso, esse trabalho irá apresentar os índices de rentabilidade, índices de liquidez, e ponto de equilíbrio da Natura S/A. Inseridos nesse contexto, os indicadores de rentabilidade buscam auxiliar investidores e gestores através do fornecimento de informações sobre a situação econômica vivenciada pela empresa em determinado período, além de possibilitar a comparação dos dados obtidos e acompanhar a evolução do negócio ao longo do tempo

O objetivo desse projeto está pautado em saber se a empresa com base nas suas informações financeiras possui rentabilidade, baixo endividamento e liquidez para investir em novos produtos, ou seja, cabe responder a seguinte perguntar: qual a capacidade financeira da natura para investir em um novo produto? Para responder essa pergunta será necessário trilhar caminhos que ajudarão a responder essa pergunta e obter o êxito do tema abordado, para isso será necessário analisar os dados financeiros; identificar os índices de endividamento; verificar os índices de liquidez seca, corrente e imediata; examinar os dados financeiros para encontrar o ponto de equilíbrio financeiro.

Essa analise levará em consideração os fatores financeiros, levando em consideração os resultados positivos. A empresa precisaria analisar outros fatores de investimentos que não serão pautados nesse estudo, pois a conclusão financeira identificará se a empesa possui a capacidade de investimento.

Diante do exposto, o presente artigo pretende é determinado como uma pesquisa qualitativa, pelo motivo de que foram analisados dados disponibilizados por autores renomados como: MARION (2009); REIS (2009); BRUNI (2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.2 Kb)   pdf (468.2 Kb)   docx (236.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com