TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER PARCIAL - PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS DISCIPLINAS:

Por:   •  25/5/2017  •  Seminário  •  1.457 Palavras (6 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM  GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

3ª SÉRIE - POLO: FORTALEZA-CE

PALLOMA ALVES DA SILVA -        RA: 3389608265

RELATÓRIO PARCIAL - PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO DE TECNOLOGIA EM  GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINAS:  

GESTÃO DE PESSOAS;

 TECNICAS DE ADMINISTRAÇÃO PESSOAL;

SAUDE E SEGURANÇA NO TRABALHO ;

RELACOES SINDICAIS E NEGOCIAÇÕES TRABALHISTAS;

TECNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO.

TUTOR(A) A DISTÂNCIA:  Jaquelini Tonon Stefanello 

FORTALEZA/CE

2017.1

LEVANTAMENTO DE DADOS E PESQUISA DE CAMPO PARA IMPLANTAÇÃO DE UM SETOR DE RECURSOS HUMANOS (RH)

  1. INTRODUÇÃO

 Gestão de Recursos Humanos  é  um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas com base  no gerenciamento das  relações de pessoas com as organizações, tendo como especialidade    atingir os objetivos  organizacionais,  gerando   satisfação e realização pessoal e profissional  das pessoas envolvidas na organização.

A administração de recursos humanos é uma área extremamente sensível à mentalidade que predomina nas organizações. A área de RH vem  passando por grandes mudanças e inovações. Devido  grande globalização dos negócios, a gradativa exposição e a forte concorrência mundial .

Dentro das empresas, existem objetivos organizacionais  a serem alcançados, são eles:

  1. Objetivos Organizacionais: constituem os  recursos da empresa com finalidade de atingir seus objetivos, tendo em  prática, uma agência prestadora de serviços especializados para toda a empresa.
  2.  Objetivos Funcionais: Setor de Recursos Humanos tem por objetivo  manter em um nível adequado seus procedimentos em função das necessidades efetivas de mão de obra plenamente treinada, consciente e responsável. (1999 Carvalho e Nascimento )
  3. Objetivos Individuais: Dar assistência aos colaboradores para que estes consigam alcançar seus objetivos pessoais, na medida em que a administração participativa tende a se expandir na organização. 

Assim como as empresas possuem objetivos organizacionais, a área de Recursos Humanos  da empresa devem sempre estar alinhados, sendo muito importantes. A gestão de recursos humanos na empresas é indispensável  para que hajam  funcionários mais satisfeitos, eficazes, produtivos e que sejam estáveis. Sobretudo para trabalhar a capacidade de adaptação e flexibilidade dos colaboradores e o nível de comprometimento da equipe.

As principais ferramentas de uma organização são as pessoas, por isso se faz necessário que as  empresas  mantenham o ambiente de trabalho saudável e prazeroso  para que haja  aumento e a capacidade de cada pessoa, trazendo estabilidade à empresa para gerar lucros sem oscilação no mercado por ter uma mão de obra instável.

  1. SUBSISTEMAS DA ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS:

A Administração de Recursos Humanos se consolidou como uma atividade Sistemática, Subdivida Em Cinco Subsistemas (CHIAVENATO 1997).

De acordo com Chiavenato (1997) os subsistemas são:

1) Processos de Agregar Pessoas –  processo que é utilizado para incluir novos funcionários na empresa, portanto,  é a provisão ou suprimento de pessoas na organização.

2) Processos de Aplicar Pessoas – processo que é utilizado para desenhar as atividades que as pessoas irão realizar na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho.

3) Processos de Desenvolver Pessoas – processo utilizado para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal nas organizações.

4) Processos de Manter Pessoas – processo utilizado para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias as atividade e tarefas das pessoas no ambiente organizacional.

5) Processos de Monitorar Pessoas – processo utilizado para acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados.

Esses cinco  subsistemas têm assuntos distintos e interligados, cujo resultado global aumenta desde que estes estejam articulados e sintonizados entre si (CHIAVENATO, 2006). 

2.1TEORIA DA IMPLANTAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

Ao longo dos anos com a evolução dos processos e tecnologias, as empresas começaram a buscas novos métodos e estratégias para enfrentar a competitividade pra se manter no mercado. Com ao passar do tempo as organizações direcionaram o olhar para o capital humano e o setor de recursos humanos apresenta-se com maior visibilidade. Segundo Toledo (1986,P.8 ) o setor de recursos humanos passou a ser conhecido como “um conjunto de princípios, estratégias e técnicas quem visam contribui para atração, manutenção, treinamento do desenvolvimento humano em qualquer organização.’’

Portanto as empresas buscam na gestão de RH, suas estratégias para que venham a agregar de forma benéfica na organização.

O planejamento estratégico de RH é aquele que concilia os objetivos da organização com os objetivos dos funcionários auxiliando para  a  contribuição do alcance dos objetivos.

O setor de RH favorece e estimula as finalidades pessoais dos funcionários, como o planejamento estratégico de RH que é o processo de decisão necessário para alcançar principalmente os objetivos organizacionais dentro de um determinado período de tempo, as bases do planejamento são a demanda de trabalho e o fornecimento do trabalho. O especialista em  RH fará com que os colaboradores sejam atendidos  em suas necessidades para fim de conseguir realizar  o desejo da organização, pode-se  o planejamento estratégico trabalhar com a função de realizar o desejo de todos os envolvidos no processo.

O  processos de gestão de recursos humanos reside na liberdade de criação, ressalvando-se os aspectos legais que regem a gestão trabalhista, previdenciária e sindical, todos os demais processos estão  livres para a criação.

É necessário que os  processos e ferramentas de gestão de recursos humanos sejam conhecidos, porque existe uma  ideia central do produto e dos resultados que queremos alcançar. Avaliando e descrevendo  cargos, avaliando desempenho, capacitando o perfil psicológico, com base na construção de indicadores, para satisfação e mudança no clima organizacional, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (136 Kb)   docx (32.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com