TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÉ PROJETO I

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.424 Palavras (6 Páginas)  •  2.366 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Ciências Contábeis

PROJETO DE ATIVIDADES I

PRÉ-PROJETO

Araguaína/TO        

04/2013

[pic 2]

Ciências Contábeis

PROJETO DE ATIVIDADES I

PRÉ-PROJETO

AUDITORIA INTERNA NO ÂMBITO DA GESTÃO FINANCEIRA PÚBLICA MUNICIPAL: UMA ALTERNATIVA PARA UMA ADMINISTRAÇÃO CLARA PARA TODOS.

.

.

Araguaína/TO        

04/2013


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.....................................................................................................4
  1. TEMA....................................................................................................................5

   2.1 Delimitação Do Tema........................................................................................5

  1. PROBLEMA..........................................................................................................6

  1. HIPÓTESE.............................................................................................................7
  1. OBJETIVO GERAL..............................................................................................8

         5.1 Objetivos Específicos.........................................................................................8

  1. JUSTIFICATIVA..................................................................................................9

  1. METODOLOGIA................................................................................................10                                                
  2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.......................................................................11
  1. CRONOGRAMA.................................................................................................13
  1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................14

  1. INTRODUÇÃO

As entidades que compõem a estrutura da administração pública brasileira são obrigadas pela Constituição Federal a prestar contas do uso de recursos públicos e a respeitar o princípio da publicidade, entre outros princípios da administração pública.  

Desse modo, é notória a necessidade de transparência das contas dos entes públicos e seus órgãos componentes nas administrações direta e indireta. Esse constitui um tema de relevante importância social e gerencial, que vem recebendo maior destaque em leis recentes, como a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a Lei nº 9.755/98. A LRF fundamenta-se em princípios como o planejamento, a transparência e a participação popular. A participação popular, alicerce do controle social, depende fortemente da transparência das ações governamentais e das contas públicas, pois sem informações as decisões são prejudicadas.

Sendo assim o presente trabalho busca contribuir com procedimentos de auditoria que permitam gerar informações úteis, relatórios técnicos objetivos, precisos e confiáveis, no âmbito da fiscalização das Entidades Públicas Municipais e mais especificamente na Prefeitura Municipal de Darcinópolis no Tocantins, instituição com aproximadamente 230 funcionários e recita por volta de 800.000 reais por mês.

Priorizando a qualidade dos serviços prestados à sociedade e estabelecendo uma relação de clareza entre prefeitura, administração e população, fornecendo informações contábeis representativas da realidade da entidade.

  1.  TEMA

Auditoria interna no âmbito da Gestão Financeira Pública Municipal: uma alternativa para uma administração clara para todos.

  1. Delimitação Do Tema

Procedimentos de auditoria no âmbito na Prefeitura Municipal de Darcinópolis – TO.

  1. PROBLEMA

A Unidade de Controle Interno do Município de Darcinópolis -TO – enquanto órgão fiscalizador do patrimônio da entidade pública e sua gestão necessita ser mais eficiente eficaz e efetivo na sua contribuição para com a sociedade, atuando com mais precisão e gerando informações úteis, claras e de qualidade para todos os seus usuários.

  1. HIPÓTESE:

Observamos que muitas são as críticas versando sobre a utilidade da informação contábil, elaborada com base nos Princípios Fundamentais da Contabilidade, face à satisfação das necessidades informacionais dos mais diversos grupos de usuários, entretanto, faz-se necessário uma associação das informações contábeis comunicadas com a utilidade para o usuário. Destaque-se que, para que as informações evidenciadas nas demonstrações contábeis sejam realmente úteis aos usuários, entre eles o órgão que fiscaliza as Entidades Públicas, elas precisam ter algumas características ou qualidades.        

          Neste contexto, SILVA afirma:

O balanço e demonstrativos, como instrumentos que objetivam prestar contas à população, devem obedecer aos princípios básicos da clareza, integridade e sinceridade, pois só assim estaremos democratizando as informações a que os americanos denominam de full disclosure.

Desta forma, ressaltamos, mais uma vez, a importância de dispor a informação contábil de qualidade, de forma que possa ser útil não somente aos gestores públicos, aos profissionais de Contabilidade, mas também à sociedade que justifica a existência do Estado, permitindo avaliação de seu desempenho por aqueles para os quais presta seus serviços.

  1.  OBJETIVO GERAL:

Analisar as demonstrações contábeis.

  1.  Objetivos Especificos:

  • Colher dados de todo histórico contábil nos últimos meses.
  • Avaliar o balanço contábil, patrimonial e financeiro tanto o atual como dos meses anteriores.
  • Checar a fidelidade das informações.
  • Traçar comparativo entre balanços atuais e dos meses anteriores.
  • Divulgar informações de forma clara e concisa para população.
  •  Esclarecer quais as responsabilidades da Administração Pública perante os balanços apresentados
  • Debater sobre o posicionamento tanto da Administração quanto do funcionalismo em relação ao melhoramento da distribuição da receita do município.

  1. JUSTIFICATIVA

O Poder é uno e indivisível, e o exercício de todas as suas funções, inclusive as precípuas, devidamente distribuídas, obedecem ao interesse público, pois é esta a norma fundamental da Administração Pública como reflexo da norma constitucional fundamental da sistematicidade jurídica: todo poder emana do povo.

Nesse sentido, a busca por uma Administração com o a participação efetiva do povo deve começar pela clareza das contas, afim de que a população tenha conhecimento daquilo que é feito com o a Receita gerada principalmente por impostos pagos por ela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (128.7 Kb)   docx (36.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com