TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Palestra: O que estamos fazendo de nos mesmo?!

Por:   •  29/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo:

Palestra: O que estamos fazendo de nos mesmo?!

Aline L. Fernandes

Durante a palestra o professor Clovis menciona o valor pessoal que cada um tem para o outro, o próximo, normalmente entende – se, que a vida de cada pessoa é medida pelo valor do salário que ganha devido sua profissão, afirma que dados como valores medidos, são feitos e comprovados por empresas, em gráficos e números. Só que o valor que hoje em dia o que não conseguimos mensurar é aquele que apesar de tudo que colhermos de lucros, elogios ou situações que nos deixa desanimado, é o colhemos quando voltamos pra casa, onde reencontramos pessoas que realmente nos esperam com amor, gratidão, nos recebem com braços abertos, e que o que realmente importa não é quantidade, o amor verdadeiro é mensurado, colorido, e alegre. O pensamento segue na sequencia sua palestra, explicando que “Ética, Amor e Sustentabilidade”, são também pensamentos de grandes personagens históricos como Platão, Aristóteles e Jesus Cristo, na sua convicção com relação aos estudos de todos esses personagens, compreende que a vida vale a pena quando há busca pela excelência. Buscar a excelência de si próprio, assim, é colaborar para a excelência dos “Kosmos” (Universo). E agir com excelência implica em respeitar as próprias inclinações, convicções. À partir dos ensinamentos de Jesus, ter boa ética seria para quem tem  a vida dedicada ao outro, pensando como se fosse a si mesmo. Desta forma, é possível colocar significado à própria vida. Do contrário, nos iludimos com buscas temporárias, no final das contas, não preenche o vazio existencial.

O que explica sobre infedelidade, de  acordo com o prof. Dr. Clóvis, a falta de fidelidade implica na falta de amor a si próprio. Isso tem efeitos, inclusive, na crise de sustentabilidade ambiental com a qual o mundo lida atualmente. Ser fiel,  é manter um pacto com as escolhas e decisões que se faz no passado. Portanto, é uma de realça a importancia  do  caráter ético. Isso é o que geraria amor e confiança mútuos, em todas as epocas  da vida. “Faça tudo de tal maneira que amanhã você consiga fazer o que você fez hoje. Ou seja, não comprometa o amanhã!”

Mostra que desejo e amor é tudo aquilo que não temos, é a busca incessante do que não esta disponivel facilmente, o que não tem luta não vale a pena, e o que fazer para conquistar?, definir metas para a conquista perfeita, e o que seria essas metas seria a luta para a conquista do desejo, e quando alcançado vamos perceber que o desejo nunca acaba porque enquanto a vida os desejos seram como objetos de consumo, conseguimos usamos e acabamos com eles, e assim corremos atras de algo mais, enquanto houver vida, amor e desejo. Isso tudo fica definido como felicidade defido como um “Estado é a passagem mais potente do proprio ser”, não serve como conceito geral de felicidade para todos, é sentimento induvidual por cada realização de desejo realizado e conquistado por cada qual.

Finalizando enfastiza que a “Etica” e a felicidade andam em conjunto, ninguém consegue  a valorização a convicção do que você é,  sem ser  infiel aos seus desejos e valores, siga seus desejos, suas  verdades, não  perca seus valores,  não seja derrotado, siga com heroismo contra  a finutide a cada instante  feliz de sua vida, siga sua felicidade,  não deseje que o dia acabe, que a felicidade acabe, defina sua vida como o maior desejo de ser o que é sem medo de arriscar. O mundo vai te desejar,  vai te amar pelo que você é, não pelo que os infelizes querem que você seja.

Conclusão Aline

Valores sempre são medidos por bens matérias e dinheiro, quando na verdade o maior valor que podemos ter e retribuir seria o AMOR.

Mesmo explicado pelos maiores pensadores da história humana como PLATÃO, ARISTOTERES E JESUS CRISTO, terá o mesmo sentido;

Amor e desejo são as mesma coisa, sendo que tudo o que não temos queremos, e tudo que temos amamos. O desejo existe na impossibilidade que não podemos alcançar e quando alcançamos o amor desaparece dando um surgimento ao um novo desejo a um novo amor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (83.7 Kb)   docx (821.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com