TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Planejamento Financeiro e na hora da moeda de intervenção

Tese: Gestão de Planejamento Financeiro e na hora da moeda de intervenção. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  Tese  •  4.411 Palavras (18 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 18

ATPS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

Disciplina: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA.

Itatiba/SP

2013/2

Elaine Sales Mesquita/ RA: 304450

Selma Alves Teixeira / RA: 341678

Sérgio Francisco da Silva/ RA: 339720

ATPS – Administração Financeira e Orçamentária.

Apresentada como requisito obrigatório para a avaliação bimestral do 6º sem/ADM-2013/3. Período de postagem: De:26/09/2013 á 28/09/2013.

Prof.ª. Ead: Rachel Niza.

Prof. TTPRE: Márcio de Freitas

ITATIBA – SP

2013

INTRODUÇÃO

Na elaboração desta ATPS de Administração Financeira e Orçamentária, pudemos conhecer a importância do trabalho de um Administrador Financeiro junto as suas organizações, as técnicas que norteiam nas tomadas de decisões, pois as empresas estão em constantes mudanças em busca de objetivos maiores para o crescimento de seus negócios, estão a todo tempo buscando oportunidades, e para que essas oportunidades venham aumentar sua riqueza, é essencial que o primeiro passo possa ser o Orçamento de Capital, que irá avaliar comparar e selecionar qual o projeto terá maior retorno com menor risco.

Apresentamos na Etapa 1 o planejamento da administração financeira e a interferência do tempo sobre a moeda.

Na Etapa 2 estaremos realizando análise comparativa sobre a aplicação mais rentável e de menor risco (pesquisando sobre a Taxa Selic, inflação), analise de ações, cálculos de retornos esperados usando a probabilidade, balanceamento entre risco e retorno, desvio padrão.

Na Etapa 3 falaremos sobre o valor de um ativo, sobre as ações ordinárias ou um titulo, e suas influencias nos três fatores principais: Fluxo de Caixa do Ativo, Taxa de Crescimento do Fluxo de Caixa e Risco ou incerteza do Fluxo de Caixa. Estaremos realizando cálculos por meio do modelo de Gordon para calcular o preço corrente da ação.

Na Etapa 4, etapa final deste trabalho, executaremos uma análise de orçamento de capital por meio de comparação orçamentária entre projetos, e, a partir da análise, selecionar o projeto com maior retorno possível e com menor risco de prejuízo.

Utilizaremos a análise de sensibilidade do VPL (valor presente liquido).

Podemos dizer que não existe a técnica certa ou errada, más que cada uma tem suas particularidades e o administrador financeiro estará em cada projeto escolhendo aquela que mais irá se encaixar nos resultados de que deseja alcançar.

Não podemos esquecer que todo projeto vem acompanhado de um determinado risco e incertezas e por isso o administrador financeiro deverá utilizar o máximo de ferramentas mencionadas nas Etapas acima. Assim auxiliar da melhor maneira possível nas tomadas de decisões junto as suas organizações.

Etapa:1

Planejamento da Administração Financeira e a interferência do tempo sobre a moeda.

O planejamento da administração financeira de uma empresa tem como proposta direcionar as ações, de modo que os objetivos a curto, médio e longo prazo sejam alcançados. Dessa forma o administrador financeiro tem como papel principal cuidar das finanças, ou seja, entrada e saída de dinheiro, e preservar o retorno exigido conforme o resultado esperado com cálculos de riscos e investimentos.

Hoje no mundo globalizado os investimentos de grande porte são regidos pelo valor do dólar, nossa economia trafega no mercado flutuante na valorização de nossa moeda perante a dolarização cabe ao administrador financeiro calcular os riscos, além de gerir ou fazer a gestão da empresa também realizar investimentos como, por exemplo: renovação do parque industrial da empresa; investimentos na bolsa de valores ou compra de ações; e também investimentos em COMODITIES.

Através de um planejamento financeiro, mesmo que adaptado e não cientificamente reconhecido, o gestor terá insumos para embasar qualquer processo decisório, medidas corretivas se necessárias ou alteração de objetivos de forma antecipada, minimizando o risco de perdas financeiras através de pagamento de juros inesperados, perda da credibilidade por insolvência técnica e de participação no mercado por falta de recursos para abastecê-lo conforme a demanda.

Com a elaboração do planejamento financeiro, a empresa administra suas receitas e despesas, permitindo a checagem periódicas de variáveis que possam ter afetado de alguma forma os resultados projetados, possibilitando ajustes para maior adequação aos ambientes e cenários previstos, como também a empresa, independente do seu porte, poderá direcionar seus esforços, de forma que os resultados esperados venham se concretizar, minimizando ainda o impacto das variações mercadológicas e definir estratégias para maior participação no mercado, projetando resultados a serem alcançados de forma rápida e precisa.

Etapa: 2

É a taxa apurada no Selic, obtida mediante o cálculo da taxa média ponderada e ajustada das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e cursadas no referido sistema ou em câmaras de compensação e liquidação de ativos, na forma de operações compromissadas. Esclarecemos que, neste caso, as operações compromissadas são operações de venda de títulos com compromisso de recompra assumido pelo vendedor, concomitante com compromisso de revenda assumido pelo comprador, para liquidação no dia útil seguinte. Ressaltamos, ainda, que estão aptas a realizar operações compromissadas, por um dia útil, fundamentalmente as instituições financeiras habilitadas, tais como bancos, caixas econômicas, sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com