TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de sucessão Familiar- Industrias de Bebidas Pira

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 5

Plano de sucessão Familiar - Industria de Bebidas Pira

de pated06 | trabalhosfeitos.com


FACULDADE ANAHNGUERA DE PELOTAS

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PATRÍCIA FERREIRA DE MELLO – RA 1299124320

DESAFIO PROFISSIONAL

ECONOMIA E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

TUTOR EaD: CAROLINE MORAES

PELOTAS/RS

16 de setembro de 2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO............................................................................3

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 PERFIS DOS CANDITADOS À SUCESSSAO..............................4

2.2 DEFINIÇÕES...............................................................................7

3. CONCLUSÃO..............................................................................8

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................9

1. INTRODUÇÃO

Esta consultoria procurou organizar e definir a sucessão familiar da Indústria de Bebidas Pira. Uma empresa fundada em1965, por Sr. João Barroso.

A Indústria de Bebidas Pira é um exemplo de sucesso no ramo de bebidas alcoólicas, localizadas na região metropolitana de São Paulo. Que Enfrenta, no entanto uma crise de gestão, pois seu Diretor/fundador Dr João decidiu se aposentar.

Dr João como é conhecido, sempre comandou a empresa com muita seriedade e comprometimento. Todos os planos e estratégias sempre foram elaborados e coordenados por ele, todos os assuntos relativos à empresa passam por ele, o que o tornou um empreendedor nato, porém centralizador.

Os sucessores automáticos são Iran e Paulo, filhos de João Barroso. Os dois sempre atuaram dentro da empresa, em varias áreas como gerentes, porém sempre sob o comando de Sr João, ambos estão por dentro dos assuntos da empresa, mas não possuem qualificação profissional para assumir a gestãoda empresa.

Sr João não definiu data ou prazo pra sua aposentadoria, sendo assim primeiro foi analisado o ambiente como um todo, clima organizacional e a estrutura administrativa já montada por Sr João, tendo em vista que ele é um diretor visto com bons olhos dentro e fora da empresa, para que só após esta análise fosse possível se diagnosticar a melhor maneira para essa sucessão, de maneira proativa ou reativa? Quem irá assumir a diretoria da Indústria de Bebidas Pira?

2. DESENVOLVIMENTO.

2.1Perfil Dos Candidatos à Sucessão.

Após analisar cada um dos candidatos, apresentamos as definições de suas competências e habilidades bem como suas deficiências. Seguem dados para uma definição mais precisa de sucessão.

Paulo filho mais velho, é muito dedicado, atuou em varias áreas da empresa; começou na produção, passou pelo estoque, controle de qualidade, compras e atualmente na área comercial, onde gerencia uma grande equipe de vendedores e representantes. Por estar sempre viajando não está muito inteirado dos assuntos administrativos e produção da empresa.

Iran é tão dedicado quanto o irmão. Começou na empresa na área de produção, mas por ter mais afinidade com a área de finanças e administrativa, trabalha atualmente como gerente financeiro. Tem grandes qualidades como gestor administrativo, apesar de não possuir qualificação profissional, mas procura sempre se manter informado e atualizado através da leitura e de cursos rápidos.

Competências e Habilidades do Gestor

Paulo

Iran

Know-How

X

X

Busca de Conhecimento

-

X

Transferência de Conhecimento

X

-

Visão global e Sistêmica

-

X

Trabalho em Equipe

X

X

Liderança

X

-

Motivação

-

-

SensoCritico

-

X

Proativo

X

X

Empreendedor

X

X

Foco

X

X

Resultado

X

X

Auto Realização

X

X

Competências e Habilidades Deficitárias

Paulo

Iran

Explicação

Busca do Conhecimento

_

X

Paulo por seu conhecimento de mercado e por seguir a metodologia de Sr João acredita: “que se está dando certo não precisa de mudança e inovações”.

Transferência de Conhecimento

X

-

Iran apesar de buscar conhecimento, tem dificuldade em repassar as informações aos seus subordinados, centralizando assim tarefas e acumulando muitas funções, fica muito sobrecarregado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (461.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com