TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE SUCESSÃO FAMILIAR DAS INDÚSTRIAS DE BEBIDAS PIRA

Por:   •  12/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.602 Palavras (11 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 11

PÓLO DE APOIO DE CASSILÂNDIA - MS

2º SEMESTRE – CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DESAFIO PROFISSIONAL

PLANO DE SUCESSÃO FAMILIAR DAS INDÚSTRIAS DE BEBIDAS PIRA

Curso: Ciências Contábeis

Período Letivo: 2015/02

Semestre: 2º

Disciplina: Teorias da Administração

Tutor EAD: Profa. MSC. Mônica Satolani

Tutor local: Voleguimar Paimel

Autor do Desafio: Profª Ma. Grasiele A. Lourenço

CASSILÂNDIA – MS

2015

Sumário

INTRODUÇÃO 6

1 MAPEAMENTO DO PERFIL DOS OPONENTES 7

1.1 MAPEAMENTO DO PERFIL DO NEGOCIADOR DA GRAVADORA 7

1.2 MAPEAMENTO DO PERFIL DO NEGOCIADOR DO BAIRRO 7

2 MAPEAMENTO DAS HABILIDADES SEGUNDO O MODELO JUNG 7

2.1 MAPEAMENTO DA HABILIDADE DO NEGOCIADOR DO BAIRRO 8

2.2 MAPEAMENTO DA HABILIDADE DO NEGOCIADOR DA GRAVADORA 8

3 PONTOS PRINCIPAIS A SEREM NEGOCIADOS 9

3.1 ANÁLISE DA SITUAÇÃO 9

3.2 PLANEJAMENTOS: OBJETIVOS DA GRAVADORA E AS ESTRATÉGIAS E ARGUMENTOS QUE SERÃO UTILIZADOS 9

4 CONHECIMENTO DA CULTURA E DO CLIMA ORGANIZACIONAL DA GRAVADORA EM RELAÇÃO À MUDANÇA DE LOCALIDADE 10

5 PRÉVIA DA NEGOCIAÇÃO ( 1ª REUNIÃO) 11

5.1 FEEDBACK 11

6 RELATORIO FINAL COM O RESULTADO DAS NEGOCIAÇÕES E SEUS BENEFÍCIOS PARA AS PARTES ENVOLVIDAS (2ª REUNIÃO) 12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

INTRODUÇÃO

Em 1956 com 14 anos Sr. João Barroso chegava à cidade de São Paulo vindo do Nordeste para trabalhar como vendedor de fumo e bebidas no Mercado Municipal de São Paulo. Quando que em 1965, casado e já com dois filhos, Iran e Paulo, o jovem adquiriu um pequeno alambique para a produção de cachaça e conhaque. Em pouco tempo o Doutor João, que era como ele gostava de ser chamado, trocou o processo artesanal de fabricação da cachaça por equipamentos e sistemas mais robustos de armazenagem e envelhecimento. A demanda cresceu na mesma proporção em que as Indústrias de Bebidas Pira se consolidavam no mercado regional. Hoje a cachaça e o conhaque produzidos pelas indústrias do Doutor João, é referência em sabor e qualidade em todo o Brasil, se tornando um exemplo de sucesso no ramo de bebidas alcoólicas.

No entanto a indústria do Doutor João enfrenta uma crise, pois com a chegada da idade vem também o peso do cargo de gestor dessa grande indústria de bebidas, e com isso o Dr. João junto com uma assembleia de 138 funcionários presentes anunciou a sua aposentadoria e a sua sucessão do cargo por seus filhos, Iran e Paulo, que já ocupavam cargos gerenciais em todas as áreas da empresa, sob a orientação do Dr. João. Respeitando o conhecimento intuitivo e gerencial do pai, Paulo e Iran, nunca buscaram a qualificação profissional para gerenciar a empresa familiar, preocupando os 138 funcionários que sempre foram conduzidos com sobriedade e carisma do Dr. João.

Pensando nisso os irmãos Barroso resolveram contratar uma empresa de consultoria empresarial para apresentar um plano de sucessão para a Indústria. Essa empresa será a responsável em traçar um perfil da empresa e dos gestores , então, sugerir as ações que precisam ser realizadas na mudança da estrutura gerencial, a fim de manter a referência de qualidade no mercado de bebidas alcoólicas.

A seguir entraremos com etapas desse processo de sucessão e as sugestões de mudanças a serem efetuadas para o continuação do sucesso da Indústria.

1 MAPEAMENTO DO PERFIL DOS OPONENTES

1.1 MAPEAMENTO DO PERFIL DO NEGOCIADOR DA GRAVADORA

Sr. Jorge Andrade, especializado em estratégia de negócio e possuí experiência em negociação em meio a conflitos e podendo assim, obter a liberação do empreendimento e a instalação da gravadora, no bairro de classe média, e afirma que o progresso é inevitável. E com a instalação da gravadora de musicas nesse local, poderá contribuir com melhorias, isso claro, desde que essa negociação trague mais benefícios há todos.

1.2 MAPEAMENTO DO PERFIL DO NEGOCIADOR DO BAIRRO

O Sr. Carlos Henrique, líder da associação de moradores do bairro, que possui a formação em Administração, tem como objetivo impedir a construção da gravadora, e alega que esse empreendimento poderá perturbar a ordem pública. Convicto de que, com a chegada da gravadora ao bairro, aumentará o barulho e diminuirá a segurança, consequência do aumento de carros (trânsito) e a entrada e saída de pessoas famosas no local.

A maioria dos moradores do bairro são da 3° idade, prezando então pela tranquilidade, são pessoas conservadoras e questionadoras.

O Sr. Carlos Henrique tem a ideia fixa de que o bairro não tem a necessidade dos progressos que o negócio trará.

2 MAPEAMENTO DAS HABILIDADES SEGUNDO O MODELO JUNG

2.1 MAPEAMENTO DA HABILIDADE DO NEGOCIADOR DO BAIRRO

Segundo o modelo JUNG o estilo de negociação do Sr. Carlos Henrique e dos demais moradores do bairro se encaixa no Estilo Restritivo que é a combinação entre impulso para o controle e impulso para a desconsideração, que se caracteriza pela falta de cooperação aliado a meta de ganho, sem se importar com o resultado da outra parte interessada. Contendo essas características, obviamente ele não estará interessado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (64.1 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com