TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano Empresarial de Sucessão para a Indústria de Bebidas Pira.

Por:   •  15/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.526 Palavras (7 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CURSO SUPERIOR ADMINISTRAÇÃO

POLO: Belenzinho

1º SEMESTRE

JEFERSON DUARTE RECHE        RA: 9676474125

Desafio Profissional das Disciplinas

Teorias da Administração

E

 Economia

PROF.ª TUTORA EAD ON LINE KELLY SINARA REZENDE

São Paulo/SP

2014


[pic 2]

JEFERSON DUARTE RECHE        RA: 9676474125

Plano Empresarial de Sucessão para a Indústria de Bebidas Pira.

Atividade Avaliativa, Desafio Profissional apresentada como requisito para obtenção de nota na disciplina, no Curso de Administração da Universidade Anhanguera EAD, Polo Belenzinho, sob a orientação da Professora-Tutora a Distância Kelly Sinara Rezende.

São Paulo/SP

2014


SUMÁRIO

RESUMO        4

1        INTRODUÇÃO:        

2        APRESENTAÇÃO:        

2.1        Apresentação da Empresa:        

2.2        Situação da Empresa:        

2.3        Metodologia:        

3        COMPETÊNCIAS E HABILIDADES        

3.1        Tabela de Competência e Habilidades        

3.2        Tabela de deficiência da competência e habilidade        

3.3        Resultado das tabelas        

4        CONCLUSÃO        


RESUMO

Este Desafio Profissional vem ajudar a nos desenvolver habilidades necessárias para o perfil do Administrador, tais como: Comunicação, Expressão, Raciocínio Lógico, Crítica e Analítico, Visão Sistemática, Criatividade e Iniciativa, Negociação, Tomada de Decisão, Liderança e Trabalho em equipe. No decorrer dos capítulos iremos focar na análise Administrativa e Econômica, assim podendo colocar em prática as matérias desenvolvidas ao longo deste semestre.

Objetivou-se com este estudo, compreender e descrever como se desenvolve um plano de sucessão familiar para uma indústria de bebidas que se encontra na sua primeira geração. Para isto, foi realizado um estudo de caso na Indústria de Bebidas Pira, bem como, as características e conceitos ligados ao âmbito das empresas familiares quanto ao processo sucessório e os planos de sucessão. Esta pesquisa se deu a partir da necessidade de um plano de sucessão diante de um cenário proativo ou reativo por parte dos sucessores da indústria.

Neste projeto conseguimos colocar em prática as matérias desenvolvidas no 1º bimestre e ter uma visão ampla da administração dentro das empresas.

Palavras-chave

Empresa familiar; sucessão familiar; planos de sucessão; planejamento.


  1. INTRODUÇÃO

Sabemos que as principais fontes de dificuldade que acabam por gerar crises e problemas ao crescimento, ou mesmo à continuidade da empresa são: Problemas de Gestão, Problemas Financeiros ou Problemas de Sucessão. Em quase todos os casos, um problema é a causa dos outros.

O objetivo deste trabalho é criar um plano de sucessão entre dois irmãos no qual definirá o gestor da empresa e a função que será exercida pelo outro. A empresa em questão é uma indústria de bebidas no qual o fundador irá se aposentar e passar a sucessão para os seus dois filhos no qual nunca quiseram se qualificar por acreditar nos métodos de trabalho de seu pai.

Este projeto será realizado com base no estudo realizado no artigo “A Importância do Planejamento da Sucessão na Empresa Familiar”, postada no site Administrador.


  1. APRESENTAÇÃO

  1. Apresentação da Empresa

Entre várias formas e composição administrativa, a que vem mais se destacando atualmente são as empresas familiares, que ocupam cenário importante no mercado financeiro.

Fundada em 1965 no estado de São Paulo pelo Dr. João, a Indústria de Bebidas Pira, vem crescendo e evoluindo com passar do tempo. Surgindo de um pequeno alambique aonde se produzia cachaça e conhaque, hoje a indústria de Bebidas Pira, possuem equipamentos e sistemas mais robustos de armazenamento e envelhecimento, dando lhe a referência em sabor e qualidade em todo Brasil.

  1. Situação da Empresa

Composta por mais de 138 funcionários, se dividindo no seguinte organograma resumido:

[pic 3]

Foi realizada uma assembleia com a participação de todos os funcionários onde foi informado que o Dr. João irá se aposentar, sem prazo definido e que irá passar o comando da gerência para seus filhos e sucessores Iran e Paulo. Constatou-se que ambos já possuem conhecimento em todas as áreas gerenciais, sob o comando do Dr. João e por repeito ao conhecimento intuitivo e gerencial do mesmo, Sr. Iran e o Sr. Paulo não obtiveram qualificação profissional para gerenciar a empresa familiar. Sendo assim os sucessores estão contratando a empresa de Consultoria JDR, para que possa ser feito um plano de sucessão para a Indústria de Bebidas Pari.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (273.7 Kb)   docx (59.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com