TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio de contabéis

Por:   •  20/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.949 Palavras (8 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

FUNDAMENTOS EM CONTABILIDADE NA VISÃO DE ZIGMUNT BAUMAN

São Paulo,

2015

FUNDAMENTOS EM CONTABILIDADE NA VISÃO DE ZIGMUNT BAUMAN

Trabalho apresentado ao Curso (Ciências Contábeis) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para o curso de Ciências Contábeis (1º e 2º semestre).

 

São Paulo,

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO....................................................................................5

2.1 DEFININFININDO CONTABILIDADE..........................................................5

2.2 CONCEITO..................................................................................................5

2.3 OBJETO......................................................................................................6

           2.4 CAMPO DE APLICAÇÃO...........................................................................6

3 A GLOBALIZAÇÃO E AS INFORMAÇÕES CONTABEIS...........................8

           3.1 IMPACTO DAS MUDANÇAS DO MERCADO CONSUMIDOR..................9

           3.2 A GLOBALIZAÇÃO E OS ASPECTOS ECONOMICOS.............................9

           3.3 SOCIEDADES PRODUTORAS & SOCIEDADES CONSUMIDORAS......9

4 CONCLUSÃO...............................................................................................10

5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................11

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo criar uma nova visão sobre os fundamentos da contabilidade. Inicialmente será comentado sobre o que realmente vem a ser contabilidade sua finalidade, objeto e campo de aplicação na visão de vários autores. E para que haja uma reflexão sobre os fundamentos em contabilidade no passado e no presente será feito uma analise mais profunda baseado na resenha escrita por André Silva “A sociedade Contemporânea: a visão de Zigmunt Bauman”, relacionada com os impactos da globalização sobre as informações contábeis brasileiras para adequar-se as normas internacionais, comparar o mercado consumidor passado e o atual relacionado as mudanças desse mercado e o que mudou no ambiente dos negócios relacionados com o cenário econômico globalizado e descrever as diferenças comportamentais entre as sociedades produtoras e consumidoras. Assim vamos moldar uma nova visão do que mudou no sistema atual contábil.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 DEFININFININDO CONTABILIDADE

        A contabilidade é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decisões, de acordo com Nagatsuka (2002, p. 01/02), diz que:

"O surgimento e a evolução da contabilidade confunde-se com o próprio desenvolvimento da humanidade. Nesse contexto os estudos sobre as civilizações da antigüidade nos mostram que o homem primitivo já cuidava da sua riqueza, através, por exemplo, da contagem e do controle do seu rebanho. A contabilidade aprimorou-se de acordo com as necessidades de cada período histórico, o aparecimento da escrita, o surgimento da moeda, a prensa de gutenberg, o descobrimento da América, a invenção da máquina a vapor, que deu impulso à Revolução Industrial, são marcos da nossa história que fizeram desencadear o desenvolvimento da ciência contábil".

                Para acompanhar essa evolução, surgiram novas formas de controle e registro, hoje imprescindíveis a qualquer empresa.

Nagatsuka (2002, p. 02) afirma que:

"Em termos do entendimento de evolução histórica da disciplina, é importante que, raramente o estudo de arte se adianta muito em relação ao grau de desenvolvimento econômico, institucional e social das sociedades

analisadas, em cada época. O grau de desenvolvimento das teorias contábeis e o de suas práticas está diretamente associado, na maioria das vezes, ao grau de desenvolvimento comercial, social e institucional das sociedades, cidades ou nações.  O homem foi sentindo a necessidade de aperfeiçoar seu instrumento de avaliação da situação patrimonial ao mesmo tempo em que as atividades econômicas foram se tornando mais complexas".

        A prática do comércio era exercida nas principais cidades da antigüidade, a troca e a venda entre os comerciantes precisava do acompanhamento da variação de seus bens quando a transação era efetuada.

2.2 CONCEITO

A diferença entre o sucesso e fracasso de um empreendimento está, basicamente, no modo como o negócio é gerenciado.  No Brasil, pelo menos os riscos de um negócio podem ser dimensionados varias vezes, em função de diversos fatores: Burocracia excessiva, elevada carga tributária, falta de planejamento estratégico associado á ausência de procedimentos contábeis.

         

        Franco (1996, p. 19), diz que:

A contabilidade tem a função de registrar, classificar, demonstrar, auditar e analisar todos os fenômenos que ocorrem no patrimônio das entidades, fornecendo informações, interpretações e orientações sobre o composição e as variações desse patrimônio, para a tomada de decisões de seus administradores.  

        O uso desse sistema de informação que é a contabilidade proporciona a quem precisa dessa informação uma qualidade precisa para a tomada de decisão.

2.3 OBJETO

        O patrimônio é o objeto da contabilidade, isto é, constitui a matéria sobre a qual se exercem as funções contábeis.  Franco (1996, p. 21), diz que o patrimônio é:

...Um conjunto de bens, direitos e obrigações vinculados à entidade econômico-administrativa, e constitui um meio indispensável para que esta realize seus objetivos. Para alcançá-los, a administração da entidade pratica atos de natureza patrimonial. Para conhecer a situação do patrimônio em determinado momento, bem como suas variações e os efeitos da ação administrativa sobre a riqueza patrimonial e que a contabilidade registra, classifica, demonstra, analisa e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio, evidenciando seus aspectos específicos e quantitativos, para fins de orientação administrativa. O objeto da contabilidade é, pois, o patrimônio, e em torno dele se desenvolvem suas funções, como meio para atingir sua finalidade, que é de informar e orientar a administração sobre o estado desse patrimônio e suas variações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (170 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com