TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios Contábeis

Por:   •  12/3/2018  •  Ensaio  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

PRINCIPIOS CONTABEIS

  1. __________, por meio de _________.
  1. Congresso Nacional – Resolução
  2. Câmara Federal – Lei
  3. Presidente da República – Decreto
  4. Conselho Federal de Contabilidade – Resolução

2. Relativamente à classificação das Normas Brasileiras de Contabilidade, encontramos os prefixos “NBC-T” e “NBC-P”, que significam, respectivamente, fixarem critérios:

  1. Totais – parciais
  2. Técnicos – profissionais
  3. Teóricos – práticos
  4. Temporários – permanentes

3. As mudanças nos ativos, passivos e na expressão contábil do patrimônio devem ser reconhecidas formalmente nos registros contábeis logo que ocorrem, ainda que valores sejam estimados e as provas documentais, posteriormente complementadas:

  1. Da competência
  2. Da entidade
  3. Da oportunidade
  4. Da informação
  5. Atos e fatos aleatórios

4. O critério do menor valor para os itens do ativo e da receita e o de maior valor para os itens do passivo e da despesa, com os efeitos correspondentes no patrimônio líquido, serão adotados para o registro, diante de opções na escolha de valores:

  1. Da informação
  2. Da uniformidade
  3. Da integração
  4. Da prudência
  5. Entidade

5. (Analista_Técnico_Susep/ESAF/2010) – A legislação vigente sobre as sociedades anônimas estabelece o que deve ser computado na determinação do resultado do exercício. Diz  a lei que devem ser incluídas a receitas e os rendimentos ganhos no período, independentemente de sua realização em moeda, bem como os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondentes  a essas receitas e rendimentos.

Ao analisar essa determinação, pode-se dizer que, com ela, a lei está consagrando o princípio contábil.

  1.  Da Oportunidade
  2. Da Realização da Receita
  3. Da  Prudência
  4. Da Igualdade Contábil
  5. Da Competência

6. (TRF_4/Analista _Contábeis/FCC/2010) – O princípio contábil que se relaciona diretamente à quantificação dos componentes patrimoniais e à formação do resultado, além de constituir dado importante para aferir a capacidade futura de geração de resultados é o Princípio.

  1. da Continuidade
  2. do Registro pelo valor original
  3. da  Oportunidade
  4. da  Entidade
  5. da Prudência

7. (SEFAZ_SP/APOFP/ESAF/2010) A integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram, está relacionada ao Princípio Fundamental de Contabilidade da:

  1. Entidade
  2. Oportunidade
  3. Continuidade
  4. Prudência
  5. Competência

8. (Q035 – PROVA MARÇO CFC 2012) Aproveitando o desconto fornecido para pagamento antecipado do imposto em cota única, uma sociedade empresária efetuou, em janeiro de 2012, o pagamento do Imposto sobre Veículos Automotores – IPVA incidente sobre os veículos de sua propriedade e relativo ao ano de 2012. Os veículos são utilizados para entregas das mercadorias vendidas aos clientes. O registro do imposto pago foi efetuado a débito de conta de despesa a parcela relativa ao mês de janeiro, e a débito de conta de ativo o montante relativo aos demais meses. De acordo com a Resolução CFC n.º 750/93, o princípio que justifica o registro descrito de apenas uma parcela do valor pago em conta de despesa é o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (76.1 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com