TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de contabilidade

Trabalho acadêmico: Processo de contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.942 Palavras (12 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 12

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO

2. ROTINAS TRABALHISTAS

3. DESENVOLIMENTO

4. ANÁLISE MERCADOLÓGICA REGIONAL

5. PROCESSO CONTÁBIL

6. MODELO DE CONTRATO SOCIAL

7. AMBIENTE EMPRESARIAL

8. CONCLUSAO

8. REFERÊNCIAS

1. INTRODUÇÃO

O mundo empresarial e o mercado de trabalho sofrem constantemente com as mudanças de mercado e consumo. No tocante ao mercado de consumo nos deparamos com mudanças afetadas por aumento de poder aquisitivo da população, procura de ofertas, aumento do consumismo. Já no que se refere ao mercado de trabalho ele também sofre influencia como a modernização de mecanismos de linha de indústria o que faz com que cada vez mais empresas busquem por profissionais mais qualificados e jogue nas estatísticas uma gama de colaboradores despreparados, porem, não é o único motivo de despensas.

Há também, o chamado estresse que é uma palavra relativamente nova em nosso dia a dia os fatores estressores impulsionam a nossa briga pela sobrevivência, pois somos estimulados 24 horas por dia, alguns estímulos são conscientes outros não, são apenas captados pelo nosso subconsciente, alguns são agradáveis outros nem tanto alguns em primeira mão insignificantes, mas pela Constancia das repetições tornam-se patogênicos. Nesse sentido o estresse ocupacional provoca o aparecimento de doenças que determinam o absenteísmo, causando prejuízos tanto para o funcionário quanto para o empregador.

2. DESENVOLVIMENTO

O cotidiano do profissional contador é de grande movimentação, seja ela, na parte financeira, administrativa, entre outras. E nas diversas tarefas a cumprir-se, é de indispensável cautela e cuidados.

2.1 rotinas trabalhistas

As atividades da relação trabalhista estão cercadas de funções importantes que devem ser observadas de forma legal, não apenas pela ótica administrativa, mas pelas obrigações e consequências jurídicas que os atos provocam. Atentar para essas obrigações permitirá que a empresa e o empregado possam evitar multas, transtornos operacionais e transmitir mais confiança e segurança na relação de trabalho.

2.1.1 OS TIPOS DE AVISO PRÉVIO

Aviso Prévio Trabalhado é quando sem motivo justo o empregador dispensa o empregado, o mesmo tendo assim a jornada de trabalho reduzida de 2 horas diária ou 7 dias sem prejuízo salarial.

Aviso Prévio Indenizado é quando o empregador pode indenizar o aviso ao empregado, ou seja, o desligamento ocorre de imediato, tendo assim de pagar obrigatoriamente o TRCT, calculada de acordo com a projeção dos 30 dias. O empregado pode pedir demissão e não cumprir o aviso, sendo assim o empregador poderá descontar do mesmo as verbas rescisórias a que ele tiver direito.

2.1.2 PRAZOS PARA PAGAMENTOS

Segundo o art. 459 da CLT: o pagamento de salários, qualquer que seja a modalidade do trabalho, não deve ser estipulado por período superior a um mês.

O pagamento de salários estipulado pela CLT deve ser efetivado até o dia 5º útil do mês subseqüente àquele trabalhado. Todos os dias são úteis, exceto domingo e feriados. Tem de se ter o contra recibo, que é assinado pelo empregado e pelo empregador.

2.1.3 PROVENTOS E DESCONTOS

Proventos é tudo que o empregado tem direito a receber divergente aos descontos que são obrigações que a empresa tem de descontar.

Têm exemplos de proventos: salário contratual, horas extras, adicional de insalubridade, adicional de periculosidade, adicional noturno, comissões, gorjetas, gratificações contratuais, prêmios, ajudas de custo e diárias de viagens.

Os principais descontos são: INSS, IRRF, adiantamento salarial, vale-transporte, contribuição sindical, faltas, pensão alimentícia judicial, entre outros.

2.1.4 FGTS NA RECISÃO

O FGTS foi criado para compensar a estabilidade do empregado, a cada ano trabalhado o empregado tem emsua conta vinculada aproximadamente um salário mensal.

Quando o empregador demitir o empregado sem justa causa, deve, por ocasião da rescisão do contrato de trabalho, depositar uma multa correspondente a 50% do valor do saldo constante na conta vinculada do empregado, sendo 40% do empregado e 10% para contribuições sociais de que trata a Lei Complementar n. 110, de 26/6/2001.

2.1.5 COMUNICAÇÃO DE DISPENSA – CD E REQUERIMENTO DO SEGURO DESEMPREGO

Formulário para requerimento do seguro-desemprego

Fundamentação: Anexos I e II da Resolução CODEFAT nº 608/2009.

Em Março de 2012 o Ministério do trabalho e do emprego por meio de uma circular, forneceu algumas orientações quanto os formulários de Seguro Desemprego de Trabalhador formal transmitido pelo empregador para o Portal MET, mediante a certificação digital.

Para Ler a Circular na íntegra, acesse:

http://portal.mte.gov.br/data/files/8A7C816A350AC8820135EE84FF430658/0049image0002.pdf

2.1.6 CARTA DE PREPOSIÇÃO PARA HOMOLOGAÇÃO NO SINDICATO OU DOCUMENTO DE REPRESENTAÇÃO

Carta de preposição é um documento que comprove vínculo empregatício do preposto com a Empresa – CTPS ou Ficha de Registro de Empregados/Livro Registro de Empregados.

Segue anexo o Modelo de Carta de Preposição: http://portal.mte.gov.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=FF8080812CD2239D012CEAFB4EF66083

A homologação será efetuada com a presença do empregado cujo contrato foi rescindido e do representante da Empresa. Empregados menores de 18 anos serão acompanhados por pai ou mãe ou representante legal. Excepcionalmente empregados maiores poderão ser representados por procuradores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com