TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Interdisciplinar Individual

Por:   •  25/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.846 Palavras (12 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

Sistema de Ensino Presencial Conectado

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

        

LUCÉLIA ABADIA BORGES

Produção Textual Interdisciplinar Individual

[pic 3]

Uberlândia

2.015

GESTÃO EMPRESARIAL

 

Trabalho interdisciplinar de Curso apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, com o objetivo de excelência no conteúdo abrangente e exposição dos temas abordados.

Professores:

Tutor de Sala: Regiane Lopes Rodrigues

Tutor Eletrônico: Francieli Pallasi Fernandes

Uberlândia

2.015

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO ............................................................................................ 04

2- PRODUÇÃO TEXTUAL  ............................................................................. 05

3- ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO ATUÁRIO.................................... 07

4-CONTRIBUIÇÃO DA ATUÁRIA NAS ORGANIZAÇÕES............................ 08

5- ATUÁRIA A PROFISSÃO DO FUTURO..................................................... 09

6- RELAÇÃO DA ATUÁRIA COM O RISCO DO CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES............................................................................................ 10

7- CONCLUSÃO ................................................................................................................14

REFERÊNCIAS .................................................................................................................15

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como intuito mostrar a abrangência da chamada profissão do futuro que cada dia mais tem ganhado espaço dentro e fora das organizações.

A ciência atuarial é a ciência das técnicas específicas de análise de riscos e expectativas, principalmente na administração de seguros e fundos de pensão. Esta ciência aplica conhecimentos específicos das matemáticas estatísticas e financeiras. A ciência atuarial é a ciência das técnicas específicas de análise de riscos e expectativas, principalmente na administração de seguros e fundos de pensão.

Seus fundamentos baseiam-se na observância de três fatores: tempo, dinheiro e risco. Podemos afirmar que mesmo parecendo ser uma ciência recente, na qual formalmente nasceu no final da primeira metade do século XIX, na Inglaterra e que a cada dia tem ganhado mais espaço não somente dentro das organizações, mas também dentro da sociedade.

A atuária tem como função se preocupar em criar garantias aos indivíduos e organizações desde o nascimento e a morte.

Vamos falar um pouco das atividades que são desenvolvidas pelo profissional de atuária e de como pode contribuir com as organizações para aprimorar a gestão empresarial assim como entender a chamada profissão do futuro e por fim a relação que este profissional pode proporcionar dentro das organizações.

2.        PRODUÇÃO TEXTUAL  

        É de extrema importância a função do atuário nas organizações assim como também para a nossa vida social, é um profissional com conhecimentos necessários para aplicações de algumas teorias, nas quais podemos destacar a matemática, a estatística, a economia, a probabilidade e as finanças.

        São tantas as habilidades e conhecimentos que o atuário tem que desenvolver que podemos considerá-lo como o arquiteto financeiro.

        Podemos citar alguns campos de atuação do profissional atuário, são eles:

  • Entidades de Previdência Aberta com ou sem fins lucrativos;
  • Companhias de Seguros;
  • Previdência Social;
  • Operadoras de Seguros;
  • Órgãos de Fiscalização

Se pararmos para analisar os campos de atuação desse profissional verá que o trabalho que ele executa está nas áreas mais comuns do nosso cotidiano.

Dessa forma torna-se mais fácil compreender como ele tem função em nosso dia a dia, como mencionado nos exemplos acima, o plano de saúde, por exemplo, é ele o responsável por taxar os valores de reajuste e de novas cobranças. Outro exemplo citado que também vivenciamos diariamente é as companhias de seguros, os valores que pagamos nos seguros sejam de veículos, residência ou vida o atuário também é responsável por ele.

O profissional atuário tem cada dia mais ganhado espaço no mercado de trabalho que ele tem o título de melhor profissão, juntamente com o engenheiro biomédico e engenheiro de software. Já como “fracasso” de profissões pode destacar o ator, o soldado e repórter de jornal.

Esses dados foram retirados de uma pesquisa realizada por um site norte-americano especialista em empregos que contém um total de 200 profissões.

Para a criação desta pesquisa, foram analisados alguns critérios, são eles: demandas físicas, ambiente de trabalho, renda, estresse e perspectivas de contratação.

Por ser uma profissão líder no ranking da pesquisa o atuário conta com a habilidade em matemática e estatísticas conta com oportunidades excelentes nesse campo de atuação, apesar de ser uma profissão desafiadora esta sempre em processo de evolução.

Um profissional que perdeu seu posto drasticamente é o de repórter de jornal, com a nossa atualidade de era internet e questão se sustentabilidade do meio ambiente esse profissional tem perdido espaço.

Não podemos deixar de mencionar que o atuário é um profissional responsável por administrar riscos, seja eles dentro das organizações como no nosso dia a dia.

        

3- ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO ATUÁRIO

Tem como objetivo principal desenvolver ações estratégias que possibilita os diagnósticos de problemas e construir modelos matemáticos para que riscos e avaliações possam ser mensurados.

O atuário é o profissional responsável pelo estudo, análise e quantificação dos riscos atuárias nos planos de benefícios administrados pela EFPC (Entidade Fechada de Previdência Complementar), desenvolvendo cálculos para a determinação do fluxo de recursos necessários para garantiria de sua liquidez, equilíbrio e solvência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (167.9 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com