TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeti Integrador

Por:   •  6/12/2015  •  Artigo  •  3.854 Palavras (16 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 16

A Democracia, Ética e Cidadania na Sociedade Brasileira

Resumo

Esta pesquisa relata o significado e a importância da democracia, ética e cidadania para uma sociedade e como influenciam no cotidiano de um cidadão. Focamos nos efeitos e prática de cada um dos termos estudados, diretamente no Brasil por fazerem parte de nossa constituição. Destacamos que embora sejam distintas, a democracia, ética e cidadania complementam um ao outro e contribuem para controle do convívio social. Para um cidadão exercer a cidadania é preciso ter consciência de seus direitos e deveres, podendo participar de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, por exemplo, ao votar ou concorrer a um cargo público. A ética define o que é ou não é importante, formando assim o ponto de vista de como devemos agir a cada situação. Abordamos a importância de conhecer bem o regime governamental, para usar a democracia a favor do povo, pois a falta de informação e ingenuidade permite que o país seja controlado por pessoas que, votadas erroneamente, fazem com que a democracia destrua o nosso patrimônio, ao invés de torná-lo forte e enriquecido. Reforçamos as ideias pelas quais os cidadãos devem lutar, visando à prática de seus direitos, já que os deveres impostos pelas leis são devidamente cumpridos.

Palavras-Chave: Cidadão, Direitos e Deveres, Sociedade, Constituição, Política.

Sumário: 1- Introdução, 2- Democracia, 2.1- Os Tipos de Democracia, 2.1.2- Democracia Direta, 2.1.3- Democracia Indireta ou Representativa, 2.2-A Democracia Brasileira, 2.3- Ética, 2.4- A importância da ética na formação dos cidadãos, 2.5- Cidadania, 2.5.1- A Cidadania no Brasil, 2.6- Praticando a Cidadania, 3- Considerações Finais, 4- Referências Bibliográficas.

  1. Introdução

Democracia, ética e cidadania são conceitos utilizados para garantir o bom andamento da vida em sociedade, sendo complementar um ao outro.

No desenvolvimento deste trabalho, ressaltamos a importância que cada um desses termos exerce nas vidas dos cidadãos brasileiros. Apresentamos suas origens, o que é a democracia, ética e cidadania no país em que vivemos e quais as causas e consequências disso no nosso cotidiano.

Ao estudar o tema abordado, notamos a influência ética e democrática sobre nossos valores e como devemos proceder para que alcancemos o progresso ao invés de regredir.

A democracia consiste num sistema de organização social, de liberdade de expressão e ação. Podemos dizer que a ética consiste em um conjunto de valores e princípios criados para definir o que é certo ou errado, sendo influenciada pelo código moral estabelecido que define a conduta de um cidadão e, contribui para idealizar formas mais justas e adequadas de convivência.

Cidadania relaciona-se com direitos e deveres dos cidadãos, por exemplo, participar das eleições para concorrer ou eleger um representante para um cargo público e assim participar de forma direta ou indireta das decisões políticas do país.

O método utilizado neste trabalho é o hipotético dedutivo, pois pretendemos confirmar a hipótese inicial de que a democracia, ética e cidadania estão presentes no cotidiano do cidadão brasileiro e influenciam direta e indiretamente em seus atos, para isso utilizamos os seguintes teóricos: TOURAINE (1996), CARVALHO (2001), PRINSK (2004), TORRES (2004), VIEIRA (2005), BARCHET (2012) e ANTUNES (2012).

Como podemos observar um país democrático é aquele que permite que sua população participe da administração pública e que todos que cumpram seus deveres políticos, exercendo a sua cidadania. A ética deve ser utilizada como base para qualquer decisão política, pois se todos agissem de acordo com esses conceitos teríamos um país mais justo.

2. Democracia

        

        A Democracia vem da palavra grega “demos” que significa povo e “kratos” autoridade, ou seja, um governo feito para e pelo o povo e que permite a população ter o poder soberano sobre o poder legislativo e executivo participando direta ou indiretamente.

É um regime político que garante as liberdades individuais, onde todos têm os mesmos direitos e deveres, com justiça, igualdade e transparência.

Na democracia prevalece a vontade da maioria e o respeito aos direitos da minoria, algumas de suas características são os tipos de liberdades que temos mediante a este regime, como a liberdade de expressão, política, econômica e cidadania.

[...] Na primeira perspectiva, a democracia é uma escolha e, em cada situação, é concebível e, muitas vezes, se realiza uma escolha oposta, antidemocrática; na segunda a democracia aparece naturalmente em uma certa etapa do desenvolvimento – nesse caso, a economia de mercado, a democracia política e a secularização são as três faces do mesmo processo geral de modernização.(TOURAINE,1996, p. 30).

         O Estado democrático dispõe aos cidadãos as oportunidades de participação na vida política, econômica, e cultural da sociedade, sendo os deveres destes participar do sistema político que, por seu lado, protege os seus direitos e as suas liberdades.

        Como a democracia é uma política que rege os direitos e deveres da população, cada cidadão deve praticar sua consciência política não somente em épocas de eleições, mas em todos os dias, com o aperfeiçoamento dessa consciência, à medida que o povo a adquire, o sistema democrático tende a melhorar.

        Segundo Touraine (1996, p.34) “A democracia não está a serviço da sociedade ou dos indivíduos, mas dos seres humanos como Sujeitos, isto é, criadores de si mesmos, de sua vida individual e coletiva”.

        O regime mais adotado no mundo, descentralizador, transparente, eficaz e justo é a democracia, onde as leis são iguais para todos, sem distinção de sexo, raça ou credo, ideologia, gênero, ela vai além do direito de votar em escolher quem nos representar.

        Um dos princípios fundamentais da democracia é a educação, através dela é possível conquistar uma vida mais digna. “Todas as concepções do ser humano e da sociedade se traduzem por ideias a respeito da educação”. (TOURAINE, 1996, p. 199).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (218.9 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com