TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de pesquisa contabilidade

Por:   •  22/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.868 Palavras (12 Páginas)  •  736 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE CATALÃO – FACULDADE CESUC[pic 3]

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ESTHER ASSUNÇÃO 

O IMPACTO CAUSADO PELO TESTE DE IMPAIRMENT NA EMPRESA PETROBRÁS

Catalão (GO)

2016

[pic 4]

ESTHER ASSUNÇÃO [pic 5]

O IMPACTO CAUSADO PELO TESTE DE IMPAIRMENT NA EMPRESA PETROBRÁS

Pré-projeto apresentado na disciplina de Metodologia da Pesquisa Contábil - do Centro de Ensino Superior de Catalão – CESUC - como requisito básico para a apresentação da monografia do Curso de Graduação em Ciências Contábeis.

Profª. Ms. Juliana de Jesus Santos

Catalão (GO)

2016

SUMÁRIO[pic 6]

1. INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA         ..............................4

2. PROBLEMATIZAÇÃO.............................................................................................6

3. OBJETIVOS        ......................7

3.1 Objetivo Geral        ..................7

3.2 Objetivos Específicos        ................7

4. REFERENCIAL TEÓRICO.......................................................................................8

5. METODOLOGIA DA PESQUISA        .................14

5.1 Pesquisa teórica...................................................................................................14

5.2 Pesquisa em fonte secundária.............................................................................14

6. CRONOGRAMA        ...................15

REFERÊNCIAS        ...............16


  1. INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA

O Padrão atual de Normas Internacionais de Contabilidade surgiu de um processo histórico e em constante evolução, com o objetivo de criar um padrão contábil aceito mundialmente eficaz em tornar a contabilidade uma linguagem mais homogênea.

A aprovação da Lei 11.638/07 foi o marco para a adoção ao Padrão Internacional de Contabilidade (IFRS) no Brasil, antecedendo a formação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), trazendo assim várias mudanças instituídas nos procedimentos e técnicas contábeis, entre elas uma nova ferramenta de mensuração de ativos, o Teste de Recuperabilidade de Ativos (Teste de Impairment) normatizado pelo Pronunciamento 01 R1 do CPC.

Segundo o CPC 01 (2007, p. 03) “caso existam evidências claras de que ativos estão avaliados por valor não recuperável no futuro, a entidade deverá imediatamente reconhecer a desvalorização por meio da constituição de provisão para perdas.”

Ainda de acordo com o CPC 01 (2007, p. 03) “A redução ao valor recuperável de ativos se aplica a todos os ativos relevantes relacionados às atividades industriais, comerciais, agropecuárias, minerais, financeiras, de serviços e outras.”

O Teste de Recuperabilidade veio para ser uma importante ferramenta de evidenciação de informações contábeis, possibilitando que os Demonstrativos Financeiros divulgados representem a real e atual situação econômica das organizações.

Diante do objetivo  do teste de recuperabilidade que é a busca evitar que um ativo esteja registrado por um valor maior do que o valor recuperável, será analisado o impacto causado pelo teste  na empresa Petrobrás nos procedimentos contábeis de 2014, sendo uma empresa de capital aberto (Sociedade Anônima), cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil (União), sendo portanto  uma empresa estatal de economia mista.

              O trabalho tem sentido importante, visto que um dos objetivo do teste de impairment é verificar a existência ou não da redução da capacidade de gerar benefícios, deve este ser realizado quando a empresa precisar verificar a possível redução no valor recuperável dos seus ativos de longa duração para ajustar seu Balanço Patrimonial.

 Assim no meio acadêmico, para alunos que estão cursando o curso de bacharelado em ciências contábeis, o aprofundamento sobre o tema proposto significam uma oportunidade a mais de conhecimento, uma vez que o tema é super atual, pois aborda o teste de Impairment da Petrobrás uma sociedade de economia mista alvo de varias especulações de envolvimento em corrupção.

Dentro do contexto pessoal, ressalta - se o enriquecimento do conhecimento, além da disciplina de contabilidade internacional focando no teste de Impairment ter me despertado grande interesse, pois o mesmo vem se destacando muito nas empresas, devido seus grandes benefícios.

No campo social esse tema se justifica devido as informações contábeis o teste de recuperabilidade dos ativos proporcionar a consistência das informações contábeis no que se refere a recuperação do valor investido, ou seja, a garantia de no momento da divulgação das informações os valores estão registrados no mínimo pelo valor que possa ser recuperado por uso ou por venda.



  1. PROBLEMATIZAÇÃO

As hipóteses são possíveis respostas ao problema da pesquisa. Assim Severino (2002, p. 161) “Toda monografia de caráter dissertativo, terá sempre a forma lógica de demonstração de uma tese proposta hipoteticamente para solucionar um problema”.

Nesse sentido levantamos os seguintes questionamentos:

  1. Quais os impactos que o teste de impairment proporciona no resultado financeiro da empresa Petrobrás no ano 2014?
  2. Qual os métodos utilizados pela Petrobrás no calculo do teste de impairment? Valor liquido de venda / Valor de uso

  1. OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral

Analisar os balanços patrimoniais da empresa Petrobrás no ano de 2014 abrangendo e compreendendo os critérios de mensuração do valor recuperável e o impacto causado na empresa.

3.2 Objetivos Específicos 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (204.8 Kb)   docx (37.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com