TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADOR – CONTABILIDADE E FINANÇAS

Por:   •  19/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  1.376 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 5]


[pic 6][pic 7]





1.PROJETO INTEGRADOR – CONTABILIDADE E FINANÇAS

1.1 Apresentação

Caros (as) alunos (as), com o objetivo de incentivar a atividade intelectual de cada estudante, facilitando-lhe o desenvolvimento das habilidades e operações de pensamentos, propomos, em nosso projeto integrador, a realização de um estudo dirigido onde poderão ser colocados em prática todos os ensinamentos teóricos adquiridos durante as disciplinas estudadas no Módulo Contabilidade e Finanças. Essa atividade possui duas semanas de duração. O prazo para postagem é de   /    /2015 até    /    /2015. Solicitamos a máxima atenção de todos vocês às questões/solicitações, sejam cuidadosos e procurem fazer o melhor que puderem. Durante esse período vocês deverão tirar as dúvidas com o professor e os tutores do PI.

Lembrem-se: o projeto integrador equivale à recuperação das disciplinas do Módulo Administração. A nota do PI vai substituir todas as outras que forem menores. Ele é obrigatório para aqueles que reprovaram alguma competência. O aluno que tenha passado em todas as competências e queira tentar aumentar sua nota, pode fazê-lo. Exemplo: Na 4ª competência o aluno alcançou 6,0 (está aprovado), mas fez projeto integrador e alcançou 9,0, então, ele ficará com a nota mais alta que irá substituir a nota baixa. Caso o aluno não consiga recuperar as notas no PI, pode tentar novamente no módulo seguinte. Leiam as instruções para a realização deste projeto integrador com bastante atenção.

1.2 Instruções Gerais para a Realização do PI

  • Informações Importantes:

1- Todos os alunos devem utilizar o modelo/matriz disponível, sendo necessária apenas a digitação das respostas. Observem que, além das questões, devem ser apresentadas também: introdução, conclusão, referências e anexos, se houver;

2- As informações destacadas em vermelho na matriz indicam os locais onde as alterações devem ser feitas;

3- Para facilitar a elaboração do trabalho, sugere-se a visita a uma EMPRESA com o objetivo de conhecer o quadro funcional, material e financeiro. (OPCIONAL)

4- As respostas devem ser baseadas nos cadernos de estudo das disciplinas em questão.

5- Os itens em que forem necessários cálculos deverão ser mostrados o passo a passo de como se chegou ao resultado final.

6- Deve-se buscar o aprofundamento das informações através de pesquisas, mas não serão aceitas cópias parciais ou totais de textos, evite o PLÁGIO;

7- Não apresente respostas curtas e sem aprofundamento.

  • Formatação do Trabalho:

1- Utilizar papel A4.

2- Fonte ARIAL ou Times New Roman, estilo normal, tamanho 12, cor preta.

3- O espaçamento entre as linhas deve ser 1,5.

4- O início de cada parágrafo deve ser recuado de 2 cm da margem esquerda.

5- As margens das páginas devem ser: superior e esquerda de 3,0 cm.; inferior e direita de 2,0 cm.

6- O número da página deve aparecer na borda superior direita, em algarismos arábicos, inclusive das Referências e Anexos, somente a partir da página da Introdução, embora todas sejam contadas a partir da folha de rosto.

1.3 Estudo Dirigido

O senhor Marcelo, após se aposentar, resolveu investir todas as economias acumuladas ao longo dos anos, em uma franquia de fast food.

Para a adesão inicial à marca, o Sr. Marcelo desembolsou a quantia de R$ 400.000,00 e, como a franquia segue um rigoroso padrão de qualidade, o mesmo alugou uma loja em um bairro de classe média alta na região metropolitana do Recife, dando início às obras de reforma e padronização da lanchonete, com desembolsos futuros previstos de R$ 300.000,00.

Como o valor total para a abertura do fast food ficou um pouco além das expectativas, para não recorrer a um empréstimo bancário e se submeter a altas taxas de juros, o Sr. Marcelo resolveu propor sociedade a um amigo de longa data, cabendo ao mesmo uma cota de 40% (o mesmo desembolsou 40% da adesão inicial paga pelo Sr. Marcelo, além do mesmo percentual sobre os desembolsos futuros previstos para a reforma e padronização da lanchonete).

Após firmarem sociedade, conversaram entre si para definirem com qual área de atuação cada um ficaria. O Sr. Marcelo ficou com a parte financeira da empresa, cabendo ao seu sócio a área Administrativa. Tão logo tais áreas foram definidas, o sócio do Sr. Marcelo já deu o ponta pé inicial para a contratação da mão de obra, que contará com 3 cozinheiros, 5 atendentes e 1 gerente de loja.

De acordo com a situação descrita acima, pede-se:

1.3.1 Disciplina de Legislação

1 – Determine quais as condições que cumulativamente devem acontecer para que nas locações de imóveis destinados ao comércio o locatário tenha direito a renovação do contrato, por igual prazo (SEGUNDO O ART. 51 DA LEI DO INQUILINATO).

2 – Considerando-se o grau de responsabilidade dos sócios pelas obrigações assumidas pela sociedade classifique os tipos de sociedades de responsabilidade (Limitada, Ilimitada e Mista). Faça uma breve explanação de cada uma.

3 – Sabendo que o Sr. Marcelo e sócio abriram uma franquia, faça uma breve explanação sobre o contrato de franquia (Um dos tipos de contratos Mercantis).

1.3.2 Disciplina de Recursos Humanos

1 - Sabendo que o Sr. Marcelo e sócio irão contratar alguns funcionários para cargos variados, disserte sobre as fontes de recrutamento e qual (is) dela (s) você indicaria aos sócios? Justifique a resposta.

2 - Os funcionários contratados deverão entregar uma relação de documentos legais para formalizar o seu registro na empresa. Cite alguns exemplos (NO MÍNIMO 7).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (851.7 Kb)   docx (883.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com