TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedade para investimento

Por:   •  21/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  1.031 Visualizações

Página 1 de 2

                                        Teoria da Contabilidade

2NA                                                                Prof. Márcio

Leia os seguintes cenários listados abaixo e determine e fundamente se você acredita que o imóvel é uma propriedade para investimento no âmbito do CPC 28 – Propriedade Para Investimento.

Cenário 1

A empresa A possui um imóvel que é retido para a valorização do capital a longo prazo. O departamento de tesouraria da empresa A ocupa uma pequena parte do imóvel. Esta parte do imóvel não pode ser vendida separadamente ou locada separadamente como um arrendamento financeiro. Será que essa situação impede a classificação do imóvel como uma propriedade de investimento?

R: Esta situação não impede do imóvel ser classificado como uma propriedade para investimento, pois de acordo com o CPC 28, são classificados como propriedade para investimentos os terrenos ou edifícios, ou parte de edifícios mantidos para auferir aluguel ou para valorização do capital, terrenos mantidos para valorização de capital a longo prazo e não para venda a curto prazo no curso ordinário dos negócios.

Cenário 2:

A empresa B entrou em um contrato de locação de um prédio (ela é a arrendatária). A Empresa B vai sublocar o prédio para outra entidade sob arrendamento operacional. O contrato inicial é de uma locação operacional. A Empresa B pode classificar este seu interesse nesse prédio como uma propriedade de investimento?

R: Ela poderá sim, classificar seu interesse nesse prédio como uma propriedade de investimento, pois o edifício está sendo mantido por sua empresa para obter rendas através do arrendamento do prédio. É um exemplo claro de propriedades para investimento, de acordo com o CPC 28, o Edifício que seja propriedade da entidade (ou mantido pela entidade em arrendamento financeiro) e que seja arrendado sob um ou mais arrendamentos operacionais.

Cenário 3

É necessário a empresa obter valores justos de todas as suas propriedades para investimento no final de cada exercício social?

R: Este Pronunciamento Técnico exige que todas as entidades mensurem o valor justo de propriedades para investimento para a finalidade de mensuração.

 Incentiva-se a entidade, mas não se exige dela, a mensurar o valor justo das propriedades para investimento.

Cenário 4:

O laudo de avaliação a valor justo de uma propriedade para investimento necessariamente terá que ser elaborado por um avaliador independente da entidade?

R: Sim, são elaborados por avaliadores independentes que tenham qualificação profissional relevante e reconhecida e que tenha experiência recente no local e na categoria da propriedade para investimento que esteja sendo avaliada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com