TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova Modelo de Gestão

Por:   •  1/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

a. Quando se fala que o administrador deve ser capaz de analisar cenários e definir metas, quais das funções da administração ele exerce? Justifique a sua resposta. (30%)

b. A administração pode ser definida como, um processo de coordenação de trabalho dos membros da organização e de alocação dos recursos organizacionais, para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficiente e eficaz. A partir do conceito apresentado, explique o que é eficiência e eficácia. (40%)

c. O administrador é responsável pelo resultado organizacional em qualquer um dos níveis gerenciais que ocupar. E a organização só irá funcionar adequadamente se cada nível gerencial atender aos objetivos organizacionais. Nesse sentido, os profissionais não-administradores, que são promovidos a um cargo de gerência, possuem um grande desafio: desenvolver habilidades e competências necessárias ao papel do administrador. Deste modo, existem habilidades gerenciais que são importantes em um gestor, e elas podem ser divididas em três categorias. A par disso, diga quais são as três categorias de habilidades e as defina. (30%)

Respostas:

Questão A: Ele exerce a função de planejamento. Pois analisando o cenário o quanto interno e externo dentro da empresa e possível enxergar situações que são capazes de impactar positivamente ou negativamente o crescimento da empresa. Assim planejando mudanças e definindo metas para a melhoria continua da empresa. 

Questão B: A eficiência consiste em fazer certo as coisas, geralmente está ligada ao nível operacional, como realizar as operações com menos recursos, menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima e etc. A eficiência aborda o modo como executamos uma atividade, e não do que fazer ou qual atividade devemos realizar. É um conceito no qual consiste em fazer certo as coisas que nos sãos atribuídos, estando geralmente ligadas ao nível operacional da organização. Já a eficácia está diretamente relacionada ao alcance dos resultados esperados. Nesta direção, ser eficaz significa conseguir chegar ao objetivo desejado pela empresa, em fazer as coisas certas. Estando geralmente ligadas ao nível gerencial da organização. 

Questão C: As três categorias de habilidades importantes em um gestor são:

Habilidades técnicas: Esta é a habilidade técnica de domínio de métodos, técnicas e equipamentos, além do conhecimento especializado em certa área de atuação. São especialmente importantes nos níveis organizacionais mais baixos.

Habilidades humanas: Esta é a habilidade do gerente de trabalhar com outras pessoas, e de maneira eficaz como membro de um grupo, principalmente motivando e liderando seus subordinados. São especialmente importantes para aqueles que trabalham de maneira direta com os funcionários diariamente.

Habilidades conceituais: Esta é a habilidade de perceber a organização como um todo, saber onde um certo departamento se encaixa na organização da empresa, e onde a empresa se encaixa na indústria, na comunidade e nos ambientes comercias e sociais. São especialmente importantes para a alta gerência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com