TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova Ciências Sociais

Dissertações: Prova Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  4.857 Palavras (20 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 20

A Sociologia surgiu em um contexto social específico, marcado por profundas transformações sociais que colocava a necessidade de compreender a sociedade sob a perspectiva da ciência. O contexto histórico foi marcado pela,(o)

E

A

O renascimento foi caracterizado como o momento histórico em que floresceu um novo pensamento social marcado pelo laicismo e pelo aparecimento de novas instituições políticas e sociais, como as nações, os estados, as legislações e os exércitos. Neste contexto, as atividades econômicas ligadas ao comércio se desenvolveram favorecendo que classe social ?

A

a burguesia comercial

Foi no Renascimento que o homem europeu retornou a prática do pensamento especulativo, concebendo o seu papel na história dos acontecimentos como agente. O pensamento social renascentista expressou-se nas obras de pensadores como Nicolau Maquiavel e Thomas Morus. Nestas duas obras observa-se:

C

compreensão da vida social como resultante das condições econômicas e políticas e não da fé;

A partir do século XV, o Renascimento possiblitou mudanças profundas na mentalidade da época. Os elementos básicos desta nova mentalidade são:

C

A formação de uma mentalidade laica e a defesa do emprego de métodos científicos

O conceito de mais-valia desenvolvido por Karl Marx significa:

C

a mais valia é obtida pela parte da riqueza produzida pelo trabalhador que fica com o capitalista

No início da Revolução Industrial o trabalho infantil foi utilizado com grande intensidade pelos capitalistas por quê:

D

supunha, na criança, maior docilidade e obediência em virtude de sua fragilidade.

ENADE 2004

"O homem se tornou lobo para o homem, porque a meta do desenvolvimento industrial está concentrada num objeto e não no ser humano. A tecnologia e a própria ciência não respeitam valores éticos e, por isso, não tiveram respeito algum com o humanismo, para a convivência e para o sentido mesmo da existência. Na própria política, o que contou no pós-guerra foi o êxito econômico e, muito pouco, a justiça social e o cultivo da verdadeira imagem do homem. Fomos vítimas da ganância e da máquina. Das cifras. E, assim, perdemos o sentido autêntico da confiança, da fé, do amor. As máquinas andaram por cima da plantinha sempre tenra da esperança. E foi o caos."

ARNS, Paulo Evaristo. Em favor do homem. Rio de Janeiro: Avenir, s\d, p. 10.

De acordo com o texto, pode-se afirmar que:

E

O desenvolvimento tecnológico e científico não respeitou o humanismo.

A Revolução Industrial ocorrida no final do século XVIII transformou as relações do homem com o trabalho. As máquinas mudaram as formas de trabalhar, e as fábricas concentraram-se em regiões próximas às matérias-primas e grandes portos, originando vastas concentrações humanas. Muitos dos operários vinham da área rural e cumpriam jornadas de trabalho de 12 a 14 horas, na maioria das vezes em condições adversas. A legislação trabalhista surgiu muito lentamente ao longo do século XIX e a diminuição da jornada de trabalho para oito horas diárias concretizou-se no início do século XX.

Pode-se afirmar que as conquistas no início do século XX são decorrentes de:

C

a capacidade de mobilização dos trabalhadores em defesa dos seus interesses

.A Revolução Industrial provocou mudanças profundas na sociedade resultante da movimentação maciça dos trabalhadores rurais para as cidades. Quais são as consequência deste processo de urbanização?

C

Falta de habitação, higiene, desemprego, aumento do alcoolismo e da prostituição nas áreas urbanas, o que resultou em revoltas populares contra a desigualdade social entre empresários e trabalhadores.

ENADE 2005

O século XVIII constitui um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento das ciências sociais. As transformações econômicas, políticas e culturais, que se intensificaram a partir dessa época, colocaram problemas inéditos para a humanidade, que experimentava mudanças no Ocidente Europeu. Com referência aos marcos fundadores do pensamento social no Ocidente, assinale a opção correta.

E

A Revolução Industrial e a Revolução Francesa, ao redefinirem, respectivamente, as relações políticas e as relações de produção, deram condições para o surgimento de uma visão racional do mundo, da qual emerge a sociedade como objeto de estudo.

Max Weber elaborou importante teoria sobre os tipos ou formas de poder e de dominação. Assinale a alternativa que, de acordo com o autor, contém os três tipos de poder e de dominação:

B

Legal ou racional, tradicional e carismático

O positivismo derivou do "cientificismo" que significa a crença no poder da razão em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis que seriam a base da regulamentação da vida dos homens. Qual é o objetivo do positivismo?

B

Substituir as explicações teológicas e do senso comum por meio das quais o homem explicava sua participação na vida social.

No início do século XX, contata-se que não havia no Brasil desenvolvimento econômico e industrial comparável aos países da Europa EUA. Esta constatação levou as oligarquias rurais a afirmar que "o Brasil era um país com vocação agrária". Esta afirmativa exprimia os interesses desses grupos que eram contrários ao desenvolvimento da indústria.

Assinale a afirmativa que expressa os interesses da oligarquia rural.

A

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com