TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTIONÁRIO INICIAL SOBRE CONTABILIDADE DO AGRONEGÓCIO

Por:   •  14/9/2020  •  Resenha  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

Questionário inicial sobre contabilidade do agronegócio:

1- Na sua opinião, por que o agronegócio é matéria de extremo interesse para o nosso país?

Resp.: O agronegócio gera valor e emprego, para quem financia a atividade, para aqueles que lhe fornecem insumos, equipamentos, serviços, utilidades, para quem investe seus próprios recursos nela, para quem dela adquire seus produtos, para quem nela se emprega, para o governo, etc.

2- Quais produtos podem ser considerados commodities?

Resp.: Produto de origem primária comercializado nas bolsas de mercadorias e valores do mundo e que possui um grande valor comercial e estratégico. Em geral, trata-se de recursos minerais, vegetais ou agrícolas, como por exemplo, petróleo, carvão mineral, madeira, etanol, café, soja, milho, cana-de-açúcar, dentre outros.

3- O que é uma unidade de produção rural?

Resp.: A unidade de produção rural é a área de terra onde a produção agropecuária é realizada. Desde que haja a produção de um bem, o local onde ele é produzido, composto de terra, máquinas, equipamentos, mão-de-obra, insumos, etc., é considerado uma unidade de produção.

4- Comumente, como podem ser chamadas as unidades de produção rural?

Resp.: Elas podem ser chamadas de sítio, granja, fazenda, propriedade rural, roça, chácara, rancho, lavoura, horta, gleba, pampa, além de outros nomes regionais.

5- Com base em estudos realizados nos últimos anos, podemos classificar as unidades de produção rural no Brasil em quatro tipos básicos, quais são elas? Cite pelo menos uma característica de cada uma delas.

Resp.: Os quatro tipos básicos são:

a. Latifúndio

Concentração das propriedades em nome de poucos proprietários rurais, famílias ou empresas. Obs.: Essa concentração fundiária está associada a diversos conflitos e lutas por terra no Brasil.

b. Empresa Capitalista

Unidade de produção com alto nível de capital de exploração, gerando produção intensiva. As relações sociais de produções são capitalistas, ou seja, a força de trabalho é formada de trabalhadores assalariados, permanentes e/ou temporários.

c. Empresa Familiar

Unidade de produção também com elevado capital de exploração. As relações sociais de produção são caracterizadas pelo trabalho não remunerado, realizados pelos membros da família. Uma empresa familiar quase sempre possui alto grau de comercialização, uma produção geralmente especializada, com poucas linhas de exploração.

d. Unidade Camponesa

Unidade de produção básica, com baixo nível de capital de exploração. As relações sociais de produção caracterizam-se pelo trabalho não remunerado, ou seja, mão-de-obra predominantemente familiar. Geralmente o grau de comercialização é baixo, pois a produção é essencialmente para o consumo da própria família. O(s) produto(s) comercializado(s) representa(m) a sobra da subsistência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (31.7 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com