TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso?

Por:   •  12/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.810 Palavras (8 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 8

1- Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso?

  •  Foco em Resultados – É o meio que conduz ao caminho certo a ser tomado se as medidas adotadas condizem com a necessidade.

  •  Gerência de Mudanças – Mudanças fazem parte da rotina de qualquer empresa, fato que vai auxiliar na hora enfrentar os mais diversos desafios que virão.
  •  Planejamento – Como a função de gestor é muito dinâmica e aborda vários temas diferenciados o planejamento é indispensável para as tomadas de decisões.
  •  Desenvolvimento de Equipes – Gerentes não conseguem trabalhar sozinhos é necessário uma equipe de trabalho que possa dar suporte, a formação continuada faz parte desse processo de evolução para a criação de oportunidades e desenvolvimento.
  •  Gestão de Riscos – Todo e qualquer negocio oferece risco para isso o Gestor do processo com proatividade deve reconhecer esses riscos com antecedência para que não
  •  Tomada de Decisão – O processo de uma tomada de decisão nem sempre agrada a toda equipe mais deve ser pelo bem da empresa e toda equipe de modo geral, as vezes algumas mudanças duras serão necessárias.
  •  Comunicação – Grandes gestores desenvolvem a comunicação em três âmbitos, são grandes oradores, desenvolve e escrevem grandes e mensagem e sabem ouvir muito bem a sua equipe.
  •  Foco no Atendimento ao Cliente – O Cliente por sua vez é a razão principal desse processo, por mais que eles não seja o consumidor final mais é ele um dos principais avaliadores da sua mercadoria então o bom atendimento é indispensável

2 - O Conceito de Empresa, de Gestor e empresário?

 

EMPRESA

  • Segundo Kinlaw (1998), a empresa é a força contemporânea mais poderosa de que se dispõe para estabelecer o curso dos eventos da humanidade. Ela transcende as fronteiras e os limites do nacionalismo, exercendo influência predominante nas decisões políticas e sociais.
  • Para Crepaldi (1998), uma empresa é uma associação de pessoas para a exploração de um negócio que produz e/ou oferece bens e serviços, com vistas, em geral, à obtenção de lucros. Cassarro (1999) coloca que uma empresa é uma entidade jurídica que tem como obrigação apresentar lucro, e este deve ser suficiente para permitir sua expansão e o atendimento das necessidades sociais.
  • De acordo com Franco (1991), empresa é toda entidade constituída sob qualquer forma jurídica para exploração de uma atividade econômica, seja mercantil, industrial, agrícola ou de prestação de serviços. Segundo Rocha (1995), o processo de organização de uma empresa dá-se em diversas etapas que se iniciam nas pesquisas dos problemas existentes na empresa, até a implementação das possíveis soluções encontradas.
  • Harrington (1997) corrobora essa ideia, comentando que as organizações entraram em uma era de grandes desafios e incertezas sem precedentes, pois cada vez mais os empresários estão buscando alternativas, visto que os modelos funcionais e tradicionais não parecem ser eficazes.

GESTOR

  • Pessoa responsável por gerir ou administrar determinado local, empresa ou qualquer ramo de negócio que exija um cargo de direção secundária, ou seja, é aquele que tem "poderes" para substituir o dono da empresa caso este precise ausentar-se.

EMPRESARIO

  • De acordo com Guitton (1961), o empresário é aquele que detém a propriedade dos bens de produção, gozando, diretamente, ou por meio de seus representantes, dos poderes relacionados à gestão da empresa.
  • Segundo Coelho (2009, p. 11), empresário é um conceito que vem definido em lei, e se refere ao profissional que exerce uma “[...] atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços (Código Civil, art. 966). Destacam-se da definição as noções de profissionalismo, atividade econômica organizada e produção de bens ou serviços”.
  • É necessário para a compreensão do conceito, revisar cada um dos pontos principais presentes na definição legal.
  • Para Coelho (2009), exercício profissional se refere a três pontos básicos: habitualidade; pessoalidade; e a informação. Habitualidade se refere ao fato de o empresário exercer as atividades de modo contínuo, não episódico, nem esporádico. Pessoalidade diz respeito à obrigatoriedade de se contratar empregados para a circulação de bens e serviços. Já o aspecto informação obriga o empresário a conhecer os bens e serviços que oferece ao mercado, bem como informar os possíveis consumidores devidamente.
  • Ainda segundo Coelho (2009), quando se refere a atividade econômica organizada, o Código Civil se refere à própria produção e circulação de bens e serviços. A atividade deve ser organizada pelo empresário, que articulará capital, mão-de-obra, insumos e tecnologia, visando a lucro, mesmo que este seja o objetivo para alcançar outras finalidades.
  • A produção ou circulação de bens ou serviços podem ser consideradas o coração da empresa. Sem bens ou serviços não há o porquê de uma empresa existir. Coelho (2009) considera que bens são corpóreos, ao passo que os serviços não têm materialidade, e consistem numa obrigação de fazer.

3 - Por que as empresas são consideradas sistemas abertos?

Segundo o autor do plt 302, Idalberto chiavenato a empresa é visualizada como um sistema aberto em um dinâmico relacionamento com seu ambiente, recebendo vários insumos (entradas) transformando esses insumos de diversas maneiras (processamento ou conversão) e exportando resultados na forma de produtos ou serviços (saídas). Os sistemas abertos trocam matéria e energia regularmente com o meio ambiente e são fundamentalmente adaptáveis, pois precisa reajustar-se continuamente às condições mutáveis do meio para sobreviver.

4 - O que é missão, visão e valores organizacionais?


Segundo o plt 302, missão significa a razão de ser do próprio negócio enquanto a visão serve para vislumbrar o futuro que se deseja alcançar. Já valores, são crenças e atitudes básicas que ajudam a definir o comportamento individual e variam entre pessoas e empresas.

RESENHA

Foco em Resultados – É o meio que conduz ao caminho certo a ser tomado se as medidas adotadas condizem com a necessidade.

Gerência de Mudanças – Mudanças fazem parte da rotina de qualquer empresa, fato que vai auxiliar na hora enfrentar os mais diversos desafios que virão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (112.4 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com