TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a importância da auditoria para a empresa?

Por:   •  26/9/2019  •  Resenha  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

Aluna: Iara Cristina da Silva

Disciplina: Auditoria

Professora: Laís Manfiolli Figueira

  1. Qual a importância da auditoria para a empresa?

Assegurar que as demonstrações contábeis estão em conformidade com a legislação específica, proporcionando credibilidade a elas e assegurando sua conformidade com os princípios contábeis (fidedignidade) ao mercado. Destacar aos analistas e investidores de uma empresa pontos que devem ser levados em consideração em suas análises, fatos ou transações significativos a continuidade. Identificar deficiências nos procedimentos e sistemas e apresentar recomendações para melhorá-los.

  1. Quando a auditoria é obrigatória?

A legislação determina a obrigatoriedade da auditoria externa para empresas que têm capital aberto, atividades reguladas ou faturamento acima de R$ 300 milhões ou patrimônio maior que R$ 240 milhões.

  1. Qual é o melhor entre asseguração razoável e asseguração limitada?

Asseguração limitada, pois traz uma conclusão positiva, aumentando assim o grau de confiança na empresa.

  1. Qual a diferença entre evidências apropriadas e evidências suficientes?

Evidências adequadas: de caráter qualitativo, deve dar suporte e credibilidade á decisão do auditor.

Evidências suficientes: de caráter quantitativo, deve ser convincente às pessoas leigas, permitindo-as chegar às mesmas conclusões do auditor.

  1. A obtenção de evidências auxilia na minimização dos riscos inerentes, de controle e de detecção. Você concorda? Explique cada um deles.

Sim, concordo.

Risco inerente: é o risco que se origina da natureza própria da conta ou tipo de operação analisada;

Risco de controle: consiste na incapacidade do sistema de controle interno de evitar ou detectar oportunamente um erro importante;

  Risco de detecção: nada mais é do que o risco de que erros importantes, individualmente ou em conjunto com as contas anuais, não sejam detectados pelas provas substantivas.

  1. Qual é a responsabilidade da administração da empresa e do auditor em uma auditoria de demonstrações financeiras?

Compete á administração da empresa  a obrigação de elaborar as demonstrações contábeis. Como responsável, cabe a ela responder por eventuais irregularidades contidas nas demonstrações.

A responsabilidade dos auditores é expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis, tendo por limite os próprios objetivos da auditoria das demonstrações contábeis e não representa, pois, garantia de viabilidade futura da entidade ou algum tipo de atestado de eficácia da administração na gestão dos negócios.

  1. Qual a diferença entre fraude e erro? Qual a responsabilidade da administração da empresa e do auditor em relação às fraudes?

Fraude: ato intencional de omissão ou manipulação de transações, adulteração de demonstrações contábeis. Erro: ato não intencional resultante de omissão, desatenção ou má interpretação de fatos na elaboração de registros e demonstrações contábeis.

Responsabilidade da Administração: prevenir e detectar fraudes ou erros através da implantação e operação contínua de sistemas contábeis e de controle internos adequados.

Responsabilidade do auditor: “O auditor não é responsável nem pode ser responsabilizado pela prevenção de fraudes ou erros.”

  1. Cite dois exemplos de possíveis fraudes que podem ocorrer nas demonstrações financeiras de uma empresa.

Omissão de perdas e gastos, contabilização de ativos duvidosos.

  1. Quais seriam características identificadas em uma empresa que poderiam ser alertas (identificação de riscos) quanto a existência de oportunidades e motivações (incentivos e pressões) para a realização de fraudes? Cite pelo menos três.

Aumentar a remuneração variável de executivos, principalmente, se essa remuneração for atrelada ao resultado.

Melhoria da imagem da empresa com motivação à captação de recursos no mercado de capitais. Ocultar situações que prejudicariam a operação da empresa até que sejam vendidas.

  1. O auditor precisa cumprir todos os requisitos de todas as NBC TAs em um trabalho?

O auditor precisa conhecer todas as NBC TAs; saber identificar quais são aplicáveis a determinada empresa; e, quando aplicáveis/cabíveis, cumprir todos os requisitos das NBC TAs aplicáveis a certa empresa.

  1. Quais são as limitações inerentes ao processo de auditoria? Como pode-se combater a essas limitações inerentes ao processo de auditoria?

  1. Em 2002, com os escândalos contábeis nos Estados Unidos da América, como por exemplo o caso da ENRON e WorldCom, foi editada naquele país a SOX (Lei Sarbanes-Oxley), com o principal objetivo de restabelecer a credibilidade e a confiança no mercado, tornando norma algumas das orientações de boas práticas de governança corporativa conhecidas, além do estabelecimento de diretrizes quanto a independência da auditoria. As orientações dessa lei se expandiram por praticamente todo o mundo. Cite, pelo menos, duas situações que ameaçariam a independência da auditoria.

O auditor independente ser prestador de serviço de consultoria na empresa em que está auditando.

O auditor independente ter ligação ou parentesco com algum funcionário da empresa.

  1. (IBRACON 2013) De acordo com a responsabilidade da administração da entidade em relação às demonstrações contábeis que estão sendo auditadas, analise os itens abaixo:

I. A administração reconhece que a elaboração das demonstrações contábeis de forma adequada é de sua responsabilidade, todavia entende que se exime dessa responsabilidade quando essas demonstrações são auditadas de acordo com as normas de auditoria aprovadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (156.7 Kb)   docx (118.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com