TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO: UMA ANÁLISE DO SISTEMA DE INFORMÇÃO CONTÁBIL DE UMA ENTIDADE DO TERCEIRO SETOR

Por:   •  5/7/2017  •  Resenha  •  1.216 Palavras (5 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

JÚLIO CESAR PEREIRA DE ARAÚJO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO: UMA ANÁLISE DO SISTEMA DE INFORMÇÃO CONTÁBIL DE UMA ENTIDADE DO TERCEIRO SETOR   

CURITIBA – PR

2017

JÚLIO CESAR PEREIRA DE ARAÚJO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS  

Pré-projeto (PROJETO), apresentado na Disciplina de ESTÁGIO SUPERVIONADO, como requisito básico para a apresentação para obtenção do grau de Bacharel em CIËNCIAS CONTÄBEIS, do CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER.

Orientador (a): LANA GOMES OTERO DA SILVA

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER

Curitiba-PR

2017

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..................................................................................................05

2. OBJETIVOS......................................................................................................06

2.1 GERAL.......................................................................................................06

2.2 ESPECÍFICOS...........................................................................................06

3. HISTÓRICO ESTRUTURA...............................................................................07

4. DESCRIÇÃO DA EMPRESA OBJETO DE ESTUDO......................................09

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

O estágio supervisionado em Ciências Contábeis consiste em identificar e estudar os recursos e procedimentos contábeis usados em diversos setores do meio empresarial, ou seja, pessoas jurídicas de direito privado, visando a aprendizagem profissional materializada pelo estudante nas situações reais do meio contábil. A empresa na qual foi realizado o estágio, atua em diversos seguimentos da contabilidade.

Atividade escolhida e observada foi a de gestão, controladoria e administração de condomínios. Foi possível observar a metodologia utilizada para efetuar a gestão dos condomínios através da controladoria. A empresa consegue com facilidade executar um raio x das finanças do condomínio, convertendo os números em gestão condominial.

A empresa escolhida, utiliza um sistema próprio de contabilidade desenvolvido pelos profissionais que nela trabalham. A necessidade surgiu através de problemas e “engessamento” dos sistemas de contabilidade disponíveis no mercado.

A controladoria para condomínios não é muito utilizada em nossa região. Muitas administradoras de condomínios utilizam o método simples de controle financeiro, pois fica mais em conta para o condomínio, se tratando de custo.

 


2. OBJETIVOS

Pretende-se buscar o mais amplo conhecimento na área escolhida, afim de que se possa identificar problemas relacionados a contabilidade no meio condominial. Compreender e analisar as diversas formas de atuação neste seguimento buscando uma melhor compreensão acerca do assunto abordado.

2.1 GERAL 

Ampliar o discernimento acerca da contabilidade e controladoria condominial através da observação constante de um profissional da área. Compreender a forma como são tratados todos os assuntos pertinentes a uma administração condominial, baseada na contabilidade e controladoria, e ainda comparar o sistema de controle contábil com sistema de controle apenas financeiro.

2.2 ESPECÍFICOS

Buscar se inteirar e profundar-se do conhecimento da ferramentas utilizadas no controle contábil, tais como: sistemas de contabilidade, sistemas de compartilhamento de dados e de informação, métodos de inteiração com os clientes e entender a forma com que é feito o armazenamento de informações contábeis.


3. HISTÓRICO ESTRUTURA

Inicialmente realizei a observação no contexto de um contador formado na área, procurando acompanhar ao máximo as atividades realizadas por ele, afim de absorver o maior conhecimento possível.

O local do estágio era um ambiente limpo, climatizado e com boa iluminação. O pessoal de trabalho fica em uma mesa retangular, em uma espécie de ilha, ambos com seu computador de trabalho conectado a uma rede de internet. Nos primeiros dias de observação percebi que a empresa, na qual estava sendo realizado o estágio, dispunha de um sistema próprio que foi desenvolvido por ela mesma. O sistema é baseado no Google Planilhas, onde é feita a captação de dados contábeis através do Livro Diário. Os lançamentos são todos feitos nessa planilha que fica sempre online e o sistema, que é no formato web e online, extrai esses lançamentos nos quais são feitos os balancetes, livro razão, balanço patrimonial, etc.  

Nesta oportunidade pude acompanhar o cliente Condomínio Vivendas do Vale, um condomínio vertical, ou seja, de apartamentos, no qual estava sendo trabalhado nos dias em que foi feito o estágio. O condomínio como qualquer outro cliente, possui um plano de contas, porém com alguma peculiaridades. Cada apartamento possui uma conta individual, afim de que se tenha um controle de cada UP (Unidade Privativa) assim denominado nesta ocasião. Através destas contas por UPs, a empresa consegue controlar os valores devidos, os acordos e gerar os boletos de cobrança de cada unidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (117.4 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com