TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DE PRÁTICAS CONTÁBEIS CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Por:   •  26/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO FINAL DE PRÁTICAS CONTÁBEIS

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Segunda Parte – Módulo 7

RESUMO

Este trabalho vem para completar mais uma etapa do estágio da prática Contábil simulada, onde cada equipe fica responsável em elaborar todos os procedimentos necessários para o inicio das atividades da empresa, desde a sua abertura, todos os processos de movimentação da empresa (rotinas fiscais, contábeis e financeiras) e finalizando com a emissão de todos os relatórios para o andamento correto da empresa. Lembrando que este projeto já teve inicio com a elaboração do Plano de Negócios, no semestre anterior.

Palavras-chave: Pratica contábil. Estagio. Contabilidade.

1. INTRODUÇÃO

Através deste trabalho da prática simulada que foi nos colocado para elaborar, temos como estágio final tem a oportunidade de adquirir mais conhecimentos referentes a todos os procedimentos necessários, conhecendo um pouco mais sobre a contabilidade como um todo, ou seja, desde o estudo da viabilidade da abertura da empresa, procedimentos para a abertura da empresa, através de todos os procedimentos legais perante aos órgãos necessários do ramo desejado.

No estágio visualizamos todas várias áreas da contabilidade, tais como societário, fiscal, contábil e financeira, salientando que através do estágio podemos visualizar que todas as áreas dependem uma da outra para obtenção do melhor resultado.

2. PLANO DE NEGÓCIOS

Para uma melhor compreensão do trabalho e pelo mesmo já te sido apresentado no semestre anterior como etapa proposta deste estágio, o mesmo se encontra no anexo com o trabalho completo realizado e com alguns ajustes identificados com a realização desta segunda etapa do trabalho de estágio.

3. ATOS CONSTITUTIVOS (DOCUMENTOS)

Para uma melhor organização e visualização do trabalho, os documentos dos atos constitutivos foram colocados nos arquivos de anexos, para uma melhor organização do mesmo e para uma melhor visualização dos documentos em forma ordenada.

4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Começamos o trabalho com a elaboração do plano de negócios, onde colocamos todos os sonhos e metas que imaginamos da empresa, ou seja, colocar tudo aquilo que almejamos da empresa. Definindo o ramo, a atividade, o mercado, funcionários, concorrentes, marketing, ou seja, colocar tudo que envolve para o andamento correto da empresa.

Após essa etapa, começamos a constituição da empresa na prática, indo nos órgãos necessários para verificar a viabilidade da empresa, verificando endereço, nome da empresa, após este processo realizado partiu para a etapa de ir até a junta comercial do estado para a realização do cadastro e o pagamento das taxas necessárias.

Passada a etapa da junta comercial, partimos para os órgãos municipais, estaduais e federais, com o objetivo de conseguir alvarás e licenças necessárias para o andamento da empresa. Neste momento também já começa a contratação de funcionários caso necessário para o bom andamento da empresa, por isso dá importância do setor do RH para os processos envolvendo todos os funcionários da empresa.

No setor fiscal que fica responsável pela apuração de todos os impostos bem como a elaboração da escrituração fiscal, utilizando sistema informatizado para um melhor controle do processo e também para posteriormente repassar ao sistema contábil e também onde é realizada toda a geração de impostos que são alimentadas através de notas de entradas e saídas da empresa para posteriormente gerar as guias de pagamentos. Após executada toda a rotina do departamento fiscal é possível iniciar a escrituração contábil.

A contabilidade é um instrumento de grande importância para toda e qualquer empresa, segundo Barros (2002, p. 01): “Pode-se definir a Contabilidade como uma ciência social que estuda e pratica as funções de controle e de registro relativas aos atos e fatos da Administração e da Economia. Mais especificamente, trata-se do estudo e do controle do patrimônio das entidades (empresas). Isso é feito por meio dos registros contábeis dos fatos e das respectivas demonstrações dos resultados produzidos”.

A contabilidade é necessária para toda empresa, sendo como principal objetivo o fornecimento de informações econômicas para vários usuários, principalmente para tomadas de decisões para o bom andamento da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com