TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO SOBRE A SITUAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA

Por:   •  16/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.732 Palavras (15 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 3]

RELATÓRIO SOBRE A SITUAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA

Lojas Americanas S/A

Junho/2020

[pic 4]


Introdução

O presente trabalho tem por objetivo avaliar a situação econômico-financeira da empresa Lojas Americanas S.A., a partir da análise de suas demonstrações contábeis do balanço patrimonial (BP) e da demonstração de resultado do exercício (DRE), referentes aos exercícios de 2016 e 2017.

A Lojas Americanas S.A. é uma empresa brasileira do segmento de varejo fundada em 1929, no Rio de Janeiro. No ano de 1940 ela realizou a abertura do seu capital e suas ações passaram a ser negociadas na Bolsa de Valores. Desde então, a Americas vem desenvolvendo ao longo dos anos um modelo de negócio que une diferentes frentes, através da combinação das plataformas física, digital e o motor de inovação, para se tornar cada vez mais atrativa ao mercado.

Em 2016 começou um processo de reestruturação e expansão, criando um modelo novo de lojas de conveniência, visando melhorar seu lucro. Em 2017 a empresa abriu 195 novas lojas, somando 1.306 lojas ao final do ano, presentes em 522 cidades em todo o País.

Aplicando os métodos de análise vertical, horizontal e os indicadores enconômicos-financeiros, poderemos concluir como essas alterações estão impactando o resultado da empresa e quais decisões deverão ser tomadas no ano de 2018 para que possíveis falhas sejam corrigidas e a continuidade da empresa seja garantia.

Desenvolvimento

A análise econômico-financeira se define como uma ferramenta primordial para a gestão de uma empresa. É por meio das demonstrações contábeis e dos relatórios obtidos a partir de suas informações que os administradores conseguem interpretar a situação do negócio, fundamentando sua tomada de decisão para mudanças de práticas e planejamento de novas diretrizes. Além disso, os stakeholders também se baseiam nesses relatórios para avaliar o desempenho da organização.

De forma geral, a avaliação da situação econômico-financeira, assim como de sua evolução, permite que alguns aspectos relevantes sejam inferidos: a eficiência na utilização dos recursos disponíveis, a adequação de financiamentos e investimentos, tendências, oportunidades de melhoria, pontos fortes e fracos, entre outros mais específicos. (SALIM; OLIVEIRA, 2019, p.69).

Utilizaremos três métodos para a análise econômico-financeira: análise vertical, análise horizontal e indicadores econômico-financeiros.

Análise Vertical

A análise vertical é um indicador que consiste no cálculo da participação percentual de cada conta da demonstração contábil (DC) em relação ao valor total do seu grupo, explicitando a forma que a empresa empregou seus recursos. Possui grande relevância principalmente quando aplicada à demonstração de resultado do exercício (DRE), pois evidencia as contas que mais contribuiram para o lucro ou prejuízo daquele período.

A análise vertical facilita a avaliação de estrutura do ativo, passivo e patrimônio líquido, bem como da participação de cada item da demonstração de resultado na formação do lucro ou prejuízo. Tem por objetivo o estudo das tendências da empresa, por meio da sua estrutura financeira e econômica. (COSTA; LUND, 2018, p.27).

Na análise vertical do balanço patrimonial, o percentual de representatividade é calculado em relação ao valor total do ativo ou do passivo, de acordo com o grupo ao qual a conta analisada faz parte. Já na DRE essa análise é feita a partir da comparação das contas com a receita operacional líquida.

As tabelas abaixo indicam os percentuais da análiste vertical aplicada ao balanço patrimonial e à demonstração de resultado do exercício:

Tabela 1

[pic 5]

Tabela 2

[pic 6]

Com base na análise das demonstrações financeiras da empresa LOJAS AMERICANAS S.A. em 2016, podemos concluir que:

  • As contas mais expressivas do ativo são estoque (17%), investimentos (21%) e imobilizado (18%).
  • As contas mais relevantes do passivo são fornecedores (19%) empréstimos e financiamentos (sendo 10% no circurlante e 49% no não circulante); já do patrimônio líquido, é o capital social (11%).
  • custo com bens/serviços representa 64% do faturamento da empresa.
  • As depesas operacionais representam 22% do faturamento da empresa.
  • As depesas financeiras estão impactando em 15% do faturamento da empresa.
  • A margem bruta, a margem operacional e a margem líquida da empresa representam 36%, 3% e 2%, respectivamente.

Considerando a análise das demonstrações financeiras da empresa LOJAS AMERICANAS S.A. sobre o ano de 2017, podemos concluir que:

  • As contas mais expressivas do ativo são aplicações financeiras (17%), investimentos (18%) e imobilizado (16%).
  • As contas mais relevantes do passivo são fornecedores (16%) e empréstimos e financiamentos (sendo 12% no circurlante e 40% no não circulante); já do patrimônio líquido, é o capital social (23%).
  • Os percentuais de representatividade das contas se mantiveram em linha entre os anos de 2016 e 2017, com exceção da conta de disponível (caixa e bancos), que saiu de 2% em 2016, para 12% em 2017 e de capital social realizado, que saiu de 11% em 2016, para 23% em 2017.
  • O custo com bens/serviços representa 65% do faturamento da empresa.
  • As despesas operacionais representam 22% do faturamento da empresa.
  • As depesas financeiras estão impactando em 14% do faturamento da empresa.
  • A margem bruta, a margem operacional e a margem líquida da empresa representam 35%, 4% e 2%, respectivamente.

Análise Horizontal

A análise horizontal é um importante indicador por evidenciar o impacto percentual do aumento ou diminuição das contas patrimoniais e de resultado, através de uma comparação entre dois ou mais períodos. Essa análise traz ao gestor uma visão histórica das tendências que a empresa vem seguindo. Seu cáculo é feito por meio da divisão do saldo atual pelo saldo do exercício anterior. Segundo Salim e Oliveira (2019, p.74), “a análise horizontal (AH) baseia-se na evolução das contas nas demonstrações financeiras em relação à demonstração do período base ou de referência. Seu objetivo é mostrar a evolução das contas das demonstrações financeira e concluir sobre a evolução da empresa.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (636.6 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com