TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO CPC 09 - DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO

Por:   •  7/5/2015  •  Dissertação  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  4.117 Visualizações

Página 1 de 2

RENATO CARNEIRO DE PAULA    -    7º PERIODO

RESUMO CPC 09 - DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO

Tem como objetivo principal estabelecer critérios, para elaborar o Demonstrativo do Valor Adicionado (DVA), a qual representa um dos elementos componentes do Balanço Social, e tem por finalidade evidenciar a riqueza gerada pela entidade e sua distribuição, durante certo período. O Demonstrativo do Valor Adicionado é a diferença entre o valor bruto dos Bens e dos serviços finais produzidos desta etapa, ele corresponde o quanto a entidade acrescenta de valor que é pago para terceiros, esta adição representa um “bonus” pago pelo mercado, da entidade pelo que ela produziu num determinado período.

A DVA é parte integrante das demonstrações contábeis divulgada na parte final de cada exercício social, sendo parte obrigatória somente para as companhias de capital aberto.

A elaboração da DVA consolidada deve partir das demonstrações e evidenciar a participação dos sócios não controladores, ela deve proporcionar aos usuários das demonstrações contábeis informações relativas à riqueza criada pela entidade dentro de um período e também a forma de que elas foram distribuídas.

A distribuição da riqueza deverá obedecer a seguinte nomenclatura:

a) pessoal e encargos;

b) impostos, taxas e contribuições;

c) juros e aluguéis;

d) juros sobre o capital próprio (JCP) e dividendos;

e) lucros retidos / prejuízos do exercício.

Dentro das Ciências Econômicas, mais especificamente nos aspectos macroeconômicos, o valor adicionado esta ligado à apuração do produto nacional, eliminando os valores que representam dupla contagem a parcela que a entidade tem na formação do Produto Interno Bruto (PIB). Já do ponto de vista microeconômico, pode-se dizer que o valor adicionado de uma empresa é o quanto de riqueza que ela pode agregar aos insumos de sua produção que foram pagos a terceiros, inclusive os valores relativos as despesas com depreciação. Do ponto de vista da Ciência  Contábil, a apuração da riqueza criada pode ser calculada através da diferença aritmética entre o valor das vendas e os insumos pagos a terceiros, mais as depreciações.

Denomina-se valor adicionado em determinada etapa da produção, a diferença entre o valor bruto da produção e os consumos intermediários nesta etapa. Assim o produto nacional pode ser concebido a “soma dos valores adicionados em determinado  período de tempo, em todas as etapas do processo de produção do país”. De acordo com Simonsen (1975, p.83)

Valor Adicionado Recebido em Transferência, para este item deverão ser incluídas as receitas e resultados que forem gerados por outras entidades e transferidas na forma de resultado de equivalência patrimonial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com