TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO:CONSTRUÇÃO DO AEROTÚNEL

Por:   •  27/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO:CONSTRUÇÃO DO AEROTÚNEL

A construção do Aerotúnel é uma das maiores obras realizadas pelo homem, o túnel mais extenso pelo mar e o 2º túnel mais extenso do mundo, perdendo somente para o Japão, tendo como objetivo a construção de um túnel localizado no canal da mancha a 100 metros abaixo do leito rochoso do oceano a 34 km de extensão e mar aberto, ligando as nações da Grã-Bretanha (Inglaterra) e França, divididas por séculos de rivalidades e guerras. Tendo em jogo milhões de libras e 8 mil trabalhadores envolvidos, correndo riscos de fracassos e possíveis desastre financeiro, o Eurotúnel levou 7 anos para ser construída e em sua construção 1 milhão de toneladas de concreto.

Em 1986 foi assinado o acordo de construção com um orçamento de 3 milhões de livras totalmente financiado pela iniciativa privada, em 1987 foi iniciada a obra pelo exercito Frances e inglês, sendo 4 mil homens de cada lado. Para as escavações foram projetadas maquinas especialmente para elaborar o trabalho do Aerotúnel, alcançavam 75 m e retiravam 36.000 m³ de rocha por dia, os concretos utilizados eram utilizados eram mais resistentes do que os utilizados em reatores nucleares. O prazo para executar o projeto era muito apertado, e havia 40.000 a mais por horas a mais trabalhadas.

A principal preocupação com as obra era se os túneis escavados pelos dois países não se encontrassem. Se alguma perfuração saísse do curso, atingiriam o fundo do mar e correriam risco de desmoronamento e invasão da água do mar com pressão absolutamente alta, caso algo desse errado vidas estariam em risco. Neste sentido, eram disparadas sondas no fundo do mar para identificar através dela diferentes velocidades dos retornos das sondas para medir as diferentes camadas de solos e tipos de rochas e além de um sistema de orientação por “lasers” exalados pelas maquinas próprias de perfuração, para guiar e monitorar as diferentes direções das maquinas. Para que não ocorresse nenhum problema foram levantados minuciosamente dados topográficos no mar e no solo para atingir o objetivo de encontro do túnel, mais mesmo com todo o aparato de pesquisa, não eram com precisão os resultados por se tratar de difícil agrimensura abaixo do oceano por ter diferentes tipos de solos.

Em 1988 no lado britânico, aparece um problema e sua perfuração. O levantamento topográfico não identificou a qualidade das rochas o que provocou a entrada de milhares de litros de água no túnel e rachaduras e rochas cedendo, acabaram por atrapalhar a continuidade dos serviços, causando pânico entre todos. As placas de concreto foram substituídas por aço .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (32.2 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com