TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recebíveis

Tese: Recebíveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Tese  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

Lakatos & Marconi (2001), a pesquisa é um procedimento formal com método de pensamento reflexivo e constitui o caminho de conhecimento da realidade ou de descoberta de caminhos parciais. Constitui em um procedimento reflexivo, sistemático, controlado e crítico que permite descobrir novos fatos ou dados em qualquer campo de conhecimento.

Considerando os objetivos propostos no presente estudo, realizou-se uma revisão referencial sobre o assunto, em seguida analisaram-se os pontos principais a serem levantados do contas a receber, estes mesmos dados coletados por meio de levantamento junto aos registros da empresa.

Para a classificação da pesquisa, tomou-se como base a desenvolvida por Vergara (2000), que a qualifica em relação a dois aspectos: quanto aos fins e aos meios. Quanto aos fins, caracteriza-se como uma pesquisa que utiliza uma metodologia do tipo descritiva e exploratória.

De acordo com Diehl &Tatim (2004) a descritiva observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos sem a interferência do pesquisador, desenvolvendo-se, abordando problemas que merecem ser estudados e cujo registro não consta documentado. A pesquisa descritiva é constituída pela pesquisa bibliográfica, uma vez que essa objetiva recolher informações e conhecimento prévio sobre um problema para o qual se procura respostas.

Piovesan &Temporini (1995) definem pesquisa exploratória é parte complementar da pesquisa central, como o estudo preliminar realizado com o escopo de melhor adequar o instrumento de medida à realidade que se almeja conhecer. Onde tem por objetivo conhecer a variável de estudo tal como se apresenta, seu significado e o contexto em que ela está inserida, levando o pesquisador, à descoberta de enfoques, percepções e terminologias novas para ele. Esta pesquisa caracteriza-se como estudo de caso.

“A pesquisa exploratória leva o pesquisador,

frequentemente, à descoberta de enfoques,

percepções e terminologias novas para ele,

contribuindo para que, paulatinamente, seu

próprio modo de pensar seja modificado”

(PIOVESAN & TEMPORINI, 1995).

Pode-se entender o estudo de caso, como um conjunto de dados que descrevem uma fase ou a totalidade do processo social da unidade, em suas diversas relações internas. Referindo-se à coleta de dados, foi realizado um levantamento junto aos registros da empresa, nos resultados contábeis e em entrevista com proprietários e colaboradores ligados ao setor, além de uma observação aberta de todo o processo de concessão de crédito.

8.2. Perguntas Problema

De que forma o fluxo de contas a receber estruturado pode ajudar a TITO ?

8.3. Hipóteses

Apesar da aquisição de novos clientes serem feitas, o fluxo de contas e uma boa politica de cobrança podem trazer benefícios para pequenas e medias empresas se manterem no mercado.

8.4. Objetivo geral

Determinar quais as ações efetivas de contas a receber que podem trazer benefícios para uma organização prestadora de serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com