TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes de Cooperação Coworking, Escritórios de Contabilidade

Por:   •  8/4/2024  •  Monografia  •  10.335 Palavras (42 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 42

[pic 1]

REDES DE COOPERAÇÃO, COWORKING E ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE: UMA INVESTIGAÇÃO DOS PRINCIPAIS MOTIVOS DA DISSOLUÇÃO DE PARCERIAS

COOPERATION NETWORKS, COWORKING AND ACCOUNTING OFFICES: AN INVESTIGATION OF THE MAIN REASONS FOR THE DISSOLUTION OF PARTNERSHIPS

Bárbara Éwely Pessoa Sousa [1]

                Alan Santos de Oliveira ²

RESUMO

O presente artigo teve como objetivo verificar os principais motivos que impulsionaram a dissolução dos escritórios de contabilidade das redes de cooperação na modalidade coworking. No que se refere à tipologia da pesquisa, categoriza-se como uma abordagem exploratória e descritiva, além da utilização de estudo de caso, utilizando um procedimento qualitativo, pela necessidade de entendimento dos comportamentos dos entrevistados. A pesquisa foi realizada em João Pessoa-PB, no segundo semestre do ano de 2017. As unidades de pesquisas foram a Rede de cooperação Athos Coworking e o escritório Lopes e Gadelha assessoria e consultoria contábil. Foi utilizado, para análise, o método de análise de conteúdo, onde é possível descrever experiências vividas pelos participantes da pesquisa. Na Rede de Cooperação coworking, verificou-se que Maturação e necessidade de estrutura própria são os fatores que contribuem para a dissolução da rede de cooperação. No escritório que participou da rede de cooperação, examinou-se que os motivos que levam a dissolução foram a necessidade de privacidade e um lugar próprio. Partindo da investigação do estudo de caso, resultou que fatores como, maturação, privacidade, individualismo, assim como, custos benefícios são os principais fatores que contribuem para dissolução das Redes de cooperação coworking. Conclui-se que o principal motivo para o ingresso a rede de cooperação coworking, também é um fator do desligamento do mesmo, custo benefício, ou seja, quando há o aumento dos custos e a estagnação dos preços, a saída mais viável é o desligamento da rede de cooperação.

Palavras Chave: Redes de cooperação, Coworking, Escritórios de Contabilidade.

ABSTRACT

The present article aimed to verify the main reasons that led to the dissolution of the accounting offices of the cooperation networks in the coworking modality. About the type of the research, it is categorized as an exploratory and descriptive approach, besides the use of a case study, using a qualitative procedure due to the need to understand the behaviors of the interviewees. The research was carried out in João Pessoa-PB in the second half of 2017. The research units were the Rede de cooperação Athos Coworking e o escritório Lopes e Gadelha assessoria e consultoria contábil. It was used for analysis, the method of content analysis where it is possible to describe experiences lived by the participants of the research. In the Coworking Cooperation Network, it was verified that maturation, a need for its own structure, are the factors that contribute to this dissolution of the cooperation network. In the office that participated in the cooperation network, it was examined that the reasons that led to the dissolution was the need for privacy and a place of its own. Starting from the investigation of the case study, it turned out that factors such as maturation, privacy, individualism as well as cost benefits are the main factors that contribute to the dissolution of coworking co-operation networks. The main reason cited by both interviewees for the entry of the coworking cooperation network, is cause of the shutdown of the same, cost benefits. When costs rise and prices stagnate, the most viable exit is the shutdown of the cooperation network.

Keywords: Cooperation networks, Coworking, accounting Office.

1 INTRODUÇÃO

A constante necessidade pela sobrevivência no mercado é um dos maiores desafios que os pequenos e médios empresários combatem diariamente. Conforme defendido por Campos et al (2015), as principais dificuldades enfrentadas pelas pequenas e médias empresas são de resistir ao atual mercado corporativo, e suas mudanças constantes dentro do seu ambiente de negócios e levando-as a agir em cooperação para dividir os recursos, táticas e métodos.

Para Fisher et al. (2014), cooperação está associada a propósito conjunto, repartir informações e, como consequência, a divisão de recursos. Marquezan e Sousa (2015) afirmam que, por meio da união, as organizações alcançam benefícios que não colheriam ou teriam obstáculos de alcançar. Diante desse contexto, surgem, no final da década de 90, os primeiros conceitos de escritórios compartilhados (Coworking), com uma proposta diferenciada de compartilhamento de ambientes e divisão de custos.

Conforme defendido por Zanon (2015), Coworking é uma área compartilhada de trabalho atual, onde são agregados profissionais, para que, assim, sejam partilhados conhecimentos, experiências, informações e, dessa forma, obtenham um ambiente também adequado para um maior rendimento. Rief et al. (2016) afirmam que os ambientes de coworking são propícios, inovadores, bem-sucedidos, recompensadores, porém, não apenas para os empreendedores autônomos, mas também as empresas. Assim, os coworking trouxeram uma proposta inovadora, que pode modificar e inovar o futuro dos escritórios de contabilidade, por meio de redes de cooperação.

Para Lima (2007), as redes de cooperação são oportunidades de crescimento e podem ser realizadas por pequenos grupos, a fim de atingir determinado objetivo e assim atingir novos mercados, produtos, tecnologias. Venturi (2012) disserta sobre as dificuldades de inserir novos produtos, serviços e essa prerrogativa faz com que os empresários percebam que concorrer sozinhos é inviável. Nesse sentido, os escritórios de contabilidade, principalmente, na fase inicial de vida, optam por atuar em coworking, visando aumentar suas receitas, networking e redução de custos.

Porém, mesmo com todos esses atributos positivos, surgem fatores diversos, decorrentes de problemas organizacionais, interesses pessoais, individualismo, assimetria de informações, porte da empresa, modelo de gestão, custo benefício, assim como, racionalidade, causando as dissoluções das redes de cooperação (LIMA, 2007; VENTURI, 2012; KLEIN, 2012; BARCELLOS et al., 2012).  Nesse sentido, os escritórios de contabilidade que, atuam na modalidade Coworking, também podem sofrer essas dificuldades na gestão de seus negócios em redes de cooperação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (68.6 Kb)   pdf (278.7 Kb)   docx (234.9 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com