TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reformulação do Serviço de Corretagem no Escritório

Por:   •  7/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 2

O clamor da natureza: é preciso progredir sem destruir

Uma hora a conta chega. Sem  receber a atenção necessária das autoridades e empresas, o ecossistema pede socorro. A emissão de dióxido de carbono na natureza, o desmatamento das florestas e o crescimento das ilhas de calor nos aglomerados urbanos são alguns fatores que contribuem para o aquecimento global e consequentemente, provocam mudanças climáticas, aceleram o derretimento das geleiras e causam desastres naturais.

Primeiramente, cumpre ressaltar que, a mudança deve começar no ambiente interno. Sempre de dentro pra fora. Uma semente plantada e regada com cuidados, há de florescer e dar bons frutos. Numa empresa não é diferente. Toda organização tem responsabilidades sociais com a comunidade onde atua. Além de atender as necessidades do público local, gerando emprego e movimentando a economia, medidas de proteção ao meio ambiente devem ser tratadas com mais atenção pelos gestores, a fim de aumentar a qualidade de vida daquela população. Pra isso, a contabilidade ambiental é uma ferramenta essencial para o processo de tomadas de decisões, através do fornecimento de dados atualizados do ativo da empresa.

O sistema de contabilidade ambiental divide-se em duas partes: contabilidade ecológica e contabilidade conevencional. A primeira consiste em analisar o impacto da empresa no meio ambiente com medidas físicas e a segunda, mede a influência que uma empresa tem sobre a natureza em termos financeiros. As medidas tomadas podem ser diretas, como a composição do ativo imobilizado com máquinas e equipamentos que provoquem menos danos à natureza e com vida útil superior a um ano, através de pesquisas de mercado. Entre as medidas indiretas, podemos citar os impostos que as empresas pagam ao estado e dão retorno de forma sustentável para os cidadãos.

A produção sustentável nas fábricas com o uso da tecnologia em substituição dos combustíveis fósseis é um progresso que deve ser ampliado num curto prazo de tempo. O estímulo ao consumo consciente pode ser feito pelas empresas através de ações mercadológicas visando popularizar suas marcas e serviços, e contribuir com suas parcelas de responsabilidades sociais à comunidade. O impacto na lucratividade é positivo, considerando que o público possa acolher a causa da sustentabilidade pelo trabalho do marketing do produto. Geralmente, a contabilidade ambiental é vista como um problema para os gestores. Visto que, as empresas estão sujeitas à multas e penalidades, comprometendo seu passivo, caso cometam crimes ambientais contra o patrimônio público. Essa ideia patriarcal deve ser combatida com severidade.

“As empresas que estamos homenageando como as melhores para o mundo representam a vanguarda de um movimento global ao usar negócios como uma força para o bem. Somos inspirados por eles e nos sentimos profundamente honrados de nos juntarmos a eles nesta celebração histórica e inovadora”, disse Bryan Welch, CEO da B the Change Media. Uma dessas empresas homenageadas foi a natura. Marca de cosméticos famosa que está servindo como exemplo na América Latina, sendo a pioneira neste território a contabilizar o impacto de seus negócios no meio ambiente e na sociedade.

Referências bibliográficas

https://www.bbc.com/portuguese/geral-46424720

https://contadores.contaazul.com/blog/contabilidade-ambiental

http://www.portaldeauditoria.com.br/tematica/contabilidade_ambiental-ativo.htm

https://envolverde.cartacapital.com.br/natura-e-uma-das-melhores-empresas-do-mundo-para-o-meio-ambiente/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com