TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Regime Contábil

Por:   •  10/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.291 Palavras (14 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

Contabilidade

_________________________________

Universidade Unigranrio - Campus VII - Nova Iguaçu

Professor: Sérgio Marques

Assunto: Regime Contábil. Regras e normas que norteiam os registros contábeis.

Regime de Competência. Regime de Caixa e Princípios Fundamentais da Contabilidade.

Data de Entrega: 18/06/2015

Alunos: Elzinete Souza dos Santos

            Gabriela Dias Campos

            Larissa Nascimento de Souza

            Monique Rodrigues da Conceição

            William da Silva Cardoso

Período: 1º período

Sumário

2 O Regime Contábil        

Regime de Caixa        

3 Regime de Competência        

3.1 Os Princípios Fundamentais Os Principais Fundamentos da Contabilidade        

5.1 Normas Profissionais de Perito Contábil        

5.2 Regime​ de competência contábil        

7 Regime de caixa        

7.1 A regra geral funciona da seguinte maneira:        

9 Princípios fundamentais da contabilidade        

9.1 Os Princípios de Contabilidade são os seguintes        

1.        Princípio da Entidade​:        

2.        Princípio da Continuidade        

Bibliografia:        

1 Introdução

Assunto: Regime Contábil, regras e normas que norteiam os registros contábeis, regime de competência, regime de caixa e princípios fundamentais da contabilidade.


2 O Regime Contábil

O reconhecimento das receitas e gastos é um dos aspectos básicos da contabilidade que devem ser conhecidos para poder avaliar adequadamente as informações financeiras.

Encontramos as receitas: Nas transações com terceiros, quando eles efetuarem o pagamento ou assumirem compromisso legítimo de efetivá­lo, pela investidura na propriedade de bens anteriormente pertencentes à organozação, ou pela fruição de serviços por esta prestados; quando da extinção, parcial ou total, de um passivo, qualquer que seja o motivo, sem o desaparecimento de um ativo de valor igual ou maior; pela geração natural de novos ativos independentemente da intervenção de terceiros; no recebimento efetivo de doações e subvenções.

Encontramos os gastos: Quando deixar de existir o correspondente valor ativo, por transferência de sua propriedade para terceiro; pela diminuição ou extinção do valor econômico de um ativo; pelo surgimento de um passivo, sem o correspondente ativo.

É muito importante fazer, por exercício, a divisão do controle, para a determinação ao certo dos resultados nos seus periodos, que ocorrem em todas as organizações. Envolve a questão de ter conhecimento para implantar no período certo as receitas e despesas, se é no exercício em que tiveram origem ou naqueles em que serão recebidas e pagas. Com isso foram feitos estudos que resultaram na criação de dois regimes contábeis: o Regime de Caixa e o Regime de Competência. Regime contábil é um sistema de escrituração contábil.

Regime de Caixa

No regime de caixa, todos recebimentos e todos pagamentos são unicamente reconhecidos quando se recebe ou se paga no dinheiro ou equivalente. Sendo assim considerado como receita e despesa do caixa somente o que se paga e o que se recebe, ou seja, entradas e saídas de dinheiro nesse bem, mesmo que se tratem de despesas e receitas de exercícios anteriores, sem incluir os resíduos ativos e passivos. Portanto, para a apuração do resultado, apenas os exercícios efetivamente recebidos e os gastos que realmente foram pagos entram no registro. Em consequência, nesse regime, as receitas a ser recebidas ainda e as despesas não pagas devem ser transferidas para o orçamento do exercício seguinte, fazendo parte

integrante dele. Este é um método mais usado para a preparação de demonstrações financeiras das organizações públicas. Pois assim atinge com uma maior eficácia os objetivos da contabilidade governamental, que são ter o controle total dos recursos que entram e sai.

3 Regime de Competência

O regime de competência é um princípio contábil, que deve ser, na prática, estendido a qualquer alteração patrimonial, independentemente de sua natureza e origem. Sob o método de competência, os efeitos financeiros das transações e eventos são reconhecidos nos períodos nos quais ocorrem. É o que não só considera como receita e despesa do exercício as receitas recebidas e as despesas pagas no seu periodo certo como também as sobras do mesmo exercício de ativos e passivos. Nesse regime, toda receita e despesa pertencem ao exercício que lhes deu origem, sendo assim de extrema importância o fato que os gerou. Isto permite que os fatos sejam registrados nos livros contábeis e sejam apresentados nas demonstrações financeiras do período no qual os bens foram entregues ou recebidos. É apresentada assim uma associação entre as receitas e os gastos necessários para gerá­las. Portando, a receita lançada e não recebida no exercício é considerada como receita desse exercício, passando a construir resíduo ativo (realizável) cobrado em anos posteriores na conta receita a receber.

A despesa legalmente empenhada e não paga dentro do exercício é considerada despesa desse exercício, passando a constituir resíduo passivo como Restos a Pagar. É o regime mais adequado, porque se trata de procedimento mais técnico.

3.1 Os Princípios Fundamentais Os Principais Fundamentos da Contabilidade

de Contabilidade representam as doutrinas e as teorias da Contabilidade que constituem os fundamentos das Normas Brasileiras de Contabilidade, que configuram regras objetivas de conduta.

É necessária a aprovação de uma estrutura básica que estabeleça os itens que compõem as Normas Brasileiras de Contabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (320.4 Kb)   docx (58.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com