TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Regras de investimento

Pesquisas Acadêmicas: Regras de investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.284 Palavras (6 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 6

Objetivo.

O objetivo desse trabalho é para que o grupo possa aprender mais, ou, aprimorar os conhecimentos já obtidos e foi feita através de pesquisas em livros e sites.

Faz parte da metodologia da disciplina e é uma das exigências da Faculdade Anhanguera, utilizada pela instituição.

O trabalho foi desenvolvido pelo grupo composto por; Bruno Antonelli, Cilene de Oliveira, Daiane Aparecida de Araujo, Débora Riquena do Espírito Santo, Lais Silva Broze e Priscila Nogueira Cavalini, na biblioteca do centro universitário Anhanguera Campus de Marte – SP, na sexta-feira 21/02/2014, quinta-feira 27/02/2014 e quinta-feira 06/03//2014.

4

Introdução.

Atualmente o investimento está no nosso cotidiano de forma ampla. Podemos ter acesso as informações através da internet, jornal, televisão, revistas etc. tem uma grande importância para economia , podemos definir como utilizar recursos disponíveis para se criar mais recursos futuros.

Podemos considerar como investidores os cidadões que abrem uma cardeneta de poupança, quem compra um carro, pequenos empresários, etc.

Os investimentos se dividem em três categorias: Investimetos públicos que são disponibilizados pelo governo para o bem-estar social. Investimento privados são recursos de pessoas físicas ou jurídicas que geram empregos e tributos de quaisquer país capitalista e por ultimo temos o Investimento misto são recursos do governo ou entidade publicas de direito privado tem como objetivo o bem-estar da sociedade quanto retorno monetário ex: Petrobras.

O investimento tem um papel muito importante na economia, pois quanto mais investidores, maior será o capital de giro. Aumentando a produção das fabricas, mais empregos. Há dois aspectos que o investimento influencia são eles; Expansão das organizações e Reposição do capital.

Antes de se investir deve-se fazer uma analise no mercado, pois há uma ampla variedade para se investir. Por isso o administrador deve analisar todas as opções e optar por aquela que melhor se encaixa nos padrões da empresa.

Muitas vezes um investidor não possui todo o recurso para fazer a transação. E para conseguir finalizá-la solicita financiamentos que são feitos através do Mercado Financeiro. Para que haja capital de giro no mercado é feita o seguinte ciclo: Pessoas depositam em um banco, e este utiliza o valor depositado para realizar empréstimos para alguns investidores ou para qualquer pessoa. Para que se haja lucro nessa transação o banco aplica uma

taxa maior para o valor emprestado do que quando se é depositado. Essa taxa de juros serve para manter o equilíbrio no mercado financeiro, afim evitar inflações, gerar mais depositantes, mais financiamentos e mais giro de capital.

5

INVESTIMENTOS.

Qualquer pessoa seja física ou jurídica podem investir, para cada investimento há suas normas, regras ou políticas. Nos dias de hoje os investimentos de mais fácil acesso a população e mais conhecidos são;

CDB

A sigla CDB significa Certificado de Deposito Bancário, quem o emite é uma instituição financeira. Geralmente quem mais faz essa opção de investimento é a população classe baixa ou media. O CDB geralmente é feito através de bancos privados ou públicos (banco do Brasil, Itaú, Bradesco etc.). O CDB é conhecido por ser um deposito a prazo que só pode ser resgatado após um determinado tempo. Ele é um investimento flexível de renda fixa e pode ter tanto uma taxa pré-fixada como pós-fixada.

Cardeneta de Poupança

È um investimento tradicional de renda fixa, sua rentabilidade depende da taxa selic. As pessoas que investem pela poupança possuem isenção dos impostos. Pode-se movimentar o valor em qual período.

6

Debêntures.

Trata-se de títulos emitidos por empresas privadas. São de renda fixa. Essa é uma forma da empresa conseguir um determinado valor sem precisar fazer um empréstimo por um banco privado ou publico. Os debêntures são um documento com um determinado valor e um vencimento, quem o adquire poderá resgatar o valor determinado no documento no ato do vencimento. Porem até que o vencimento não ocorra o valor do documento pode ser variado, ou seja, normalmente o valor da compra é inferior ao valor registrado a ser recebido no vencimento.

Ações de empresa negociadas na Bovespa.

Tem como função facilitar a negociação entre as corretoras e as ações. Para se adquirir ações de uma determinada empresa devem-se contratar uma corretora que opere na Bovespa para que a compra seja efetuada.

Fundos de investimentos.

Trata-se de um grupo de investidores que se unem em prol de achar a melhor negociação, são administrados por gerentes exclusivos. Possui CNPJ próprio mesmo sendo ligados a bancos. A rentabilidade depois de calculada é divida entre os investidores.

Existem dois tipos de investidores nesse grupo os Conservadores que investem apenas uma renda fixa e os agressivos que alem da renda fixa investe também na variável.

7

Títulos de capitalização.

Geralmente quem fornece esse tipo de investimentos são bancos privados. São contratados em curto ou longo prazo. São valores estipilados pelo banco que são debitados mensalmente na conta-corrente. Após o termino do contrato o valor é creditado na conta-corrente com correções de juros pelo período.

Caso seja interrompido esse investimento é devolvido apenas um proporcional do valor já debitado.

Analise de investimento.

Temos R$ 2000.000,00 e temos duas opções de investimento, abrir uma empresa ou investir no CDB. Acompanhando ambos projetos podemos comprar a viabilidade, o custo e oportunidade de lucros.

Projeto 1.

Os Juntos com você é uma empresa que presta serviços terceirizados de cal. Center. Sua fonte de renda é através de alugueis das suas PA ( posto de atendimento ) e da sua mão de obra.

Para algumas empresas contratar esse serviço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com