TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - A história e evolução da Auditório

Por:   •  24/9/2018  •  Resenha  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA – A HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA AUDITORIA

Há mais de 4.500 anos a.C surgiram os primeiros registros e indícios da atividade de Auditoria, por meio da verificação, ratificação das atividades nas grandes construções, registros de coleta de impostos, além de outras atividades de controle e fiscalização do tesouro dos Impérios. Já o termo Auditor e os primeiros relatórios de Auditoria surgiram na Inglaterra, no século XIII. Posteriormente, na Idade Média, surgiram as associações profissionais com objetivo de executar funções de Auditoria.

Estima-se que os primeiros Auditores foram profissionais Guarda-Livros, que passaram a atender vários clientes, mercadores italianos, e prestavam consultorias sobre escrituração e transações, entre os séculos XV e XVI. Com o crescimento das empresas e a necessidade de financiamento e formação do mercado de capitais a partir do século XVII, gerou-se uma demanda pelo serviço de profissionais independentes para análise das demonstrações econômicas e financeiras, com o objetivo de divulgar as informações aos investidores. Entretanto, a obrigatoriedade da Auditoria por Auditores independentes só foi efetivada após crise de 1929, com a criação de um comitê nos EUA, que determinava regras para as companhias com ações na bolsa de valores.

No Brasil, as primeiras atividades relacionadas à Auditoria foram identificadas durante o período Colonial, quando o juíz, ordenado pela coroa portuguesa conferia o recolhimento dos tributos, reprimindo e punindo eventuais fraudes. A atuação dos Auditores na análise das contas contábeis e sua participação nas assembleias ordinárias de uma determinada empresa, também foram observadas em um decreto datado de 1862. Já no século seguinte, em 1902, a empresa Auditora Clarkson & Cross (atual Ernst & Young), emitiu um parecer referente às demonstrações contábeis de outra companhia.

No final da 2ª guerra mundial as empresas multinacionais começaram a se instalar no Brasil Com isto, também vieram os grandes escritórios estrangeiros de Auditoria, intensificando a importância dos trabalhos de Auditoria e levando os profissionais egressos dessas grandes empresas de Auditoria a fundarem as primeiras empresas brasileiras de Auditoria. De acordo com o artigo, em 2001 haviam 301 empresas de Auditoria cadastradas na CVM - Comissão de Valores Mobiliários e atualmente, representam um total de 342 empresas de Auditoria independente cadastradas, além de 45 profissionais Pessoa Física.

Em 1928 já se pode identificar publicações relacionadas ao tema no Brasil. Entretanto, foi a partir da metade dos anos 1940 que se observou o aumento das produções literárias sobre o tema e a partir de 1950, a publicação dos primeiros trabalhos sobre as técnicas de Auditoria e as atividades destes profissionais.

A criação de leis relacionadas à atividade, também foi grande responsável por sua consolidação no país. Em 1931 emitiu-se um decreto que regulamentava a profissão de guarda livros, incluindo a função de Auditor. Já em 1945, foi promulgada a lei que criava o curso de ciências contábeis e introduzia o ensino dos conceitos e técnicas de Auditoria nos cursos superiores. E a partir de 1965, a regulação da atividade de Auditoria se consolidava.

Com o desenvolvimento econômico, a evolução das empresas e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com