TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Fluxo de caixa

Por:   •  4/5/2021  •  Resenha  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

Resenha Crítica de Caso

Trabalho da disciplina Análise das demonstrações contábeis e financeiras

Tutor: Prof. Eduardo de Moura

Recife/PE

2019

DEMONSTRAÇÃO DE FLUXOS DE CAIXA: TRÊS EXEMPLOS

Referência:

BRUNS William, HERTENSTEIN Julie. Demonstração de Fluxos de Caixa. Harvard Business School, Novembro 1998. Disponível em: http:// http://pos.estacio.webaula.com.br. Acesso em: 26 de setembro de 2019.

O caso acima citado relata a importância da elaboração e controle dos fluxos de caixa para uma empresa, esteja ela iniciando ou em crescimento.

Nela, as informações econômicas da mesma estarão explicitas de forma clara e fácil entendimento e demonstra as informações necessárias para uma possível tomada de decisão, tal como, realizar um empréstimo para uma melhoria interna ou até mesmo fazer um investimento.

No estudo do caso Harvard Business School percebi que a demonstração do fluxo de caixa em muitos casos demonstra melhor a situação da empresa que o Balanço Patrimonial ou a Demonstração de Resultado do Exercício.

Vimos que as demonstrações do fluxo de caixa são compostas por três grupos: Atividades operacionais (neste grupo devem ser consideradas as entradas e saídas de caixa orçadas que estejam vinculadas ao objeto social da empresa, ou seja, derivadas de sua atividade fim. Alguns exemplos podem ser o pagamento de fornecedores, o recebimento de vendas e o pagamento de funcionários); Atividades de investimento (neste grupo devem ser inseridas as previsões relacionadas à aquisição de ativos a serem utilizados na operação da companhia e negociações de participações de empresas) e Atividades de financiamento (neste grupo devem ser inseridas as previsões de aporte de recursos originados dos acionistas ou cotistas e o seu retorno como distribuição de lucros ou dividendos. Também devem ser classificadas todas as movimentações referentes a empréstimos tais como captações, amortizações e juros). E podem ser avaliadas pelos métodos direto ou indiretos.

O fluxo de caixa direto, embora seja mais fácil o entendimento, poucas empresas o adotam, preferem demonstrarem seu fluxo de caixa de forma indireta.

No fluxo de caixa direto, o grupo das atividades operacionais é composto pelas movimentações de entrada e saída, apuradas através das diversas contas a pagar e a receber do Balanço Patrimonial, em conjunto com a Demonstração do Resultado do Exercício.

No fluxo de caixa indireto, parte-se do lucro líquido (como se todas as contas da Demonstração de Resultado do Exercício fossem recebidas e pagas no período). Em seguida, identificam-se na DRE as contas que não tem impacto no caixa e faz-se a exclusão de seu impacto no lucro.

No contexto dos fluxos de caixa apresentados no caso Harvard, John Stacey faz uma observação interessante: “enquanto você falava,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com