TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Fluxo de Caixa

Por:   •  2/7/2018  •  Resenha  •  1.394 Palavras (6 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

GRADUANDA EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ALUNA: FERNANDA VIEIRA SILVA

OBRA ANALISADA:

GOMES e MORAES. A importância do fluxo de caixa para organização financeira da empresa X. Revista científica semana acadêmica. Fortaleza, 2013.

Esse artigo é a realização de um estudo de caso, de uma determinada empresa X, localizada no município de Barreiras. A qual, foi implantado o fluxo de caixa pela necessidade de identificar a real situação da empresa. Para isso, foi estudado sobre a administração financeira, fluxo de caixa como um instrumento de apoio para tomada de decisão, a relevância da demonstração do fluxo de caixa e posteriormente a análise da empresa X.  

Seria ótimo se todos tivessem o interesse e a oportunidade de estudar sobre a administração financeira, uma vez que todas as pessoas e organizações possuem receitas, despesas e aplicam recursos. Adquirindo conhecimento a respeito deste assunto, esses agentes administradores tomará decisões mais assertivas, de como investir seus recursos financeiros. O administrador financeiro das entidades possui a responsabilidade de gerir o capital financeiro da organização de forma ágil e constante, ao menor risco iminente.

O fluxo de caixa é um instrumento que faz a relação entre as entradas e saídas do dinheiro, em determinado tempo, de uma entidade. Sendo assim, de acordo com Zdanowicz (1986, p. 24) “ O fluxo de caixa tem como objetivo básico, a projeção das entradas e das saídas de recursos financeiros para determinado período, visando prognosticar e necessidade de captar empréstimos ou aplicar excedentes de caixa nas operações mais tentáveis para a empresa”.   Desta forma, o fluxo de caixa auxilia o administrador na tomada de decisões, pois promove uma visão ampla de quais eventos futuros será necessário para controlar a entidade, sendo assertivos no momento de aplicar ou pedir empréstimos.

Uma das ferramentas principais de análise e avaliação de uma empresa é o fluxo de caixa. O mesmo permite ao administrador financeiro prevê o que acontecerá em determinado tempo com as finanças da entidade. E o diagnostico do fluxo de caixa indicará a ligação entre a receita conquistada pela venda de produtos ou prestação de serviços e a despesa resultado do efeito das obrigações (GITMAN, 1997). Logo, traz para empresa eficiência e segurança na movimentação financeira e possibilita ao gerente planejar, controlar e dirigir os recursos financeiros. Contudo, uma empresa antevendo uma escassez de caixa,  será capaz de planejar quais serão os geradores de financiamento para sanar suas necessidades imediatas, bem como, se existir um excedente de caixa, conseguirá arquitetar seus investimentos de forma segura(ZDABOWICZ, 2000). Assim, o fluxo de caixa é importante para empresa em bons ou maus momentos.

A empresa em análise não realiza a demonstração do fluxo de caixa, no entanto, utiliza-se de um relatório financeiro onde estão entradas e saídas realizadas por seu sistema.   Contudo, em torno desse relatório, assim como a experiência diária de trabalho, será analisado sua demonstração.Destaca-se a indispensabilidade da entidade venha elaborar seu fluxo de caixa, já que este passou a ser obrigatório , em frente da realidade de que atendendo o planejamento é que será realizado as estimativas das entradas e saídas da empresa. Por conseqüência, é essencial para tomada de decisões, ainda mais tendo em conta as dificuldades financeiras apresentadas pela entidade. Foi diagnosticado complicações comuns na Empresa X, relacionados a problemas de caixa com inadimplência, investimentos inadequado à atividade fim da empresa, capital de giro próprio insuficiente, entre outros. Sendo que esses problemas de caixa tem um custo auto a empresa, se faz necessário a conscientização da relevância da empresa possuir um fluxo de caixa, com o intuito de minimizar os resultados que a falta de planejamento poderão causar.         

A pesquisa é relevante para o setor acadêmico, bem como para entidades físicas e jurídicas, já que mostra através de pesquisas bibliográficas e um estudo de caso a importância do fluxo de caixa para o dia-a-dia. Foi notório durante a leitura e pesquisas a concordância de diversos autores com o presente trabalho, dando mais veracidade ao mesmo. Sobretudo, após a leitura e analise desse estudo , entende-se que é um texto interessante, por se tratar de um tema bastante discutido nas universidades. Foi escrito em linguagem simples, o que facilita a compreensão do assunto abordado.

 

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

GRADUANDA EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ALUNA: FERNANDA VIEIRA SILVA

OBRA ANALISADA:

COSTA e ALVES. A importância do fluxo de caixa como ferramenta de controle financeiro em uma empresa familiar: Um estudo de caso. Revista pensar gestão e administração, v. 4,n. 2, jan. 2016.        

As empresas se deparam com o alto nível de competitividade, no atual cenário econômico, diante disso, o presente estudo tem como objetivo explanar a importância do fluxo de caixa como um instrumento de controle financeiro. Deseja expor a relevância da aplicação de um fluxo de caixa bem estruturado com o intuito de mostrar a real situação financeira da entidade em curto e longo prazo, além de uma programação de recebimentos e pagamentos. Desta forma, incentivar os gestores e investidores da empresa instituir um fluxo de caixa. Esse artigo é a realização de um estudo de caso, de uma determinada empresa familiar. Utilizou uma metodologia de caráter exploratório, bibliográfico e documental, com a intenção de buscar e coletar o máximo de informações para construção de um bom trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (84.3 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com