TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Demonstração de Fluxos de Caixa

Por:   •  7/8/2018  •  Resenha  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 4

HARVARD | BUSSINESS | SCHOOL

Resenha: Demonstração de Fluxos de Caixa: Três exemplos

Por Marcial Ximenes / Alexandre Carneiro

O estudo de caso descrito por William J. Burns Jr. e Julie H. Hertenstein relata a preocupação de John Stacey, um engenheiro de vendas da Aldhus Corporation, com uma matéria apresentada em uma aula de MBA que ele havia perdido. Um vôo atrasado o fizera faltar a aula de contabilidade da semana anterior, no programa de MBA.

John sabia que esta aula era importante, pois o assunto abordado seria sobre demonstração de fluxos de caixa, e certamente cairia no teste e pediu anotações de um colega de classe. Logo John percebeu que as anotações eram muito sintéticas e que não eram suficientes para entender a matéria de contabilidade.

Desesperado, ele consegue um horário com Lucille Barnes, sua colega de trabalho, para tirar suas dúvidas. No início da tarde, John vai ao escritório de Lucille e tinha em mãos suas anotações confusas e um monte de perguntas. Percebendo a aflição do colega, Lucille o tranquilizou.

Lucille explicou a John que demonstração de fluxos de caixa é uma ferramenta imprescindível e que, em muitas ocasiões, o fluxo de caixa diz mais sobre o que realmente está acontece no num negócio do que o balanço patrimonial ou a demonstração de resultados.

Lucille entrega a ele três demonstrações e algumas questões para orientar o estudo. A Controller apresenta um breve panorama e marcam de se encontrar no outro dia para que ele possa tirar as suas dúvidas. Ela diz para ele não ficar desesperado  pois se ele entender como são preparados o balanço patrimonial e a demonstração de resultados, o fluxo de caixa ficará óbvio.

Ela explica que a demonstração de fluxos de caixa é dividida em três partes: atividades operacionais, atividades de investimento e atividades de financiamento. Cada parte mostra a movimentação de entradas e saídas de caixa associadas a cada tipo de atividade, diz Lucille. As atividades operacionais demonstram as entradas e saídas da parte geradora principal de receita de uma empresa. As atividades de investimento mostram no fluxo a compra e venda de ativos. E as atividades de financiamento o fluxo de caixa associados ao aumento ou a diminuição de recursos de investimento e credores da empresa.

John pergunta a Lucille como ele pode usar cada seção da demonstração. Lucille explica que a seção de atividades operacionais é o motor dos fluxos de caixa, no qual é utilizado para cobrir as necessidades de caixa. Esse motor em funcionamento provê caixa para os investimentos necessários e pagamentos de dívidas.

Explica que, em média, estoques, clientes e fornecedores normalmente aumentam em empresas em crescimento. Lucille faz uma explanação de algumas situações de atividades operacionais e finaliza afirmando que, na normalidade, espera-se que os fluxos de caixa operacionais sejam positivos.

As atividades de investimento são uma outra história explica Lucille. É normal fluxos de caixa negativos nessa atividade já que para expandir e crescer uma empresa deve comprar mais ativos imobilizados do que vender.

Depois de explicar as duas primeiras partes, ensina a John que fluxos de caixas de atividades de financiamento podem oscilar entre negativo e positivo dependendo do fluxo de caixa de atividades operacionais.

John percebe a importância dos fluxos e pede orientação como se inicia uma revisão e análise. Lucille afirma que duas perguntas são importantes: "o fluxo de caixa de operações é maior do que zero?" e "está aumentando ou diminuindo?". Ele logo percebe que os fluxos de caixa dos relatórios são muito diferentes e a colega de trabalho afirma que os relatórios podem ser apresentados de duas formas: direta ou indireta e que o método mais fácil de ser entendido é a demonstração direta, mas que o método mais usado é a indireta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com