TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resposta Demonstração do Resultado do Exercício

Por:   •  8/1/2022  •  Artigo  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade 3 - Artigo sobre DRE

ALUNA: GISLAINE APARECIDA SANTOS

1) Quais os objetivos da reformulação normativa da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)?

O objetivo do projeto, é melhorar a forma como a informação é comunicada nas demonstrações financeiras, com foco na informação incluída na demonstração do resultado. Este objetivo responde diretamente à demanda de investidores, realizada na consulta pública acerca da agenda de trabalho do IASB, de se concentrar nas informações de desempenho.

2) As alterações na DRE visam fortalecer quais características qualitativas da informação contábil? Justifique

A alteração na apresentação da DRE buscam, simultaneamente, aumentar a relevância e a comparabilidade das informações relativas à performance das entidades que reportam.

3) Inclusão de componentes não-GAAP (EBIT, EBITDA), podem ser úteis a investidores? Justifique

Sim, pois são relevantes para explicar preços/retornos o que permite concluir que sejam componentes ou subtotais (explícitos ou calculáveis como medidas não-GAAP) úteis para investidores.

4) Quais os principais itens de alterações o projeto proposto pelo IASB tem? E o que se espera da nova norma?

-A proposição de novos subtotais na DRE. Esses subtotais forneceriam informações relevantes e criariam uma estrutura consistente para a DRE, melhorando assim a comparabilidade entre as entidades. Essas propostas também exigiriam que as entidades apresentassem informações sobre coligadas e joint ventures separadamente de coligadas e joint ventures não integrais.

-Requisitos aprimorados de desagregação de certos itens da DRE (p.e., despesas operacionais, “outros”, itens incomuns) para ajudar uma entidade a fornecer informações relevantes.

-Requisitos para divulgação, na própria DRE ou em nota explicativa, de certos indicadores de performance apresentados pela Administração, mas que não tenham como base as normas IFRS (ou seja, non-GAAP measures).

  1. -Alterações limitadas na demonstração dos fluxos de caixa para melhorar a consistência na classificação dos fluxos de caixa.

5) Empiricamente, de acordo com o artigo, como está a comparabilidade das DREs das empresas de diferentes países? Justifique

Há diversidade em certas apresentações realizadas pelas empresas na amostra, naqueles itens identificados pelo IASB; ou seja, as empresas aplicam critérios de apresentação de forma não homogênea. Essa constatação demonstra que a comparabilidade da informação contábil fornecida nas DREs atualmente é diminuída pela diversidade na prática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com