TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Livro Ascensão do Dinheiro

Por:   •  9/10/2016  •  Resenha  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  1.161 Visualizações

Página 1 de 4

Aluna: Carolina Bittencourt Campanha

RESUMO: INTRODUÇÃO

O capítulo que introduz o livro já diz realmente muito sobre ele. Tem como pontos principais um breve resumo de como se deu a evolução do dinheiro ao longo dos anos, o que tem por trás dele – situações e implicações – e como a maioria das pessoas não se preocupam em entender sobre finanças. Sendo assim, é apontado o interesse do livro em ser educativo, já que o conhecimento sobre esse mundo das finanças está na mão de uma minoria composta por políticos, bancários e homens de negócios.

        O contexto do livro tem início no crescimento do banco de investimento e de como as pessoas que trabalhavam no ramo tiveram um aumento na renda, como por exemplo o Lloyd Blankfein, CEO do Goldman Sachs, aumentou sua renda em 25% em um ano. Assim como ele, obviamente, a receita líquida da sua organização aumentou de forma a exceder o PIB de vários países. Isso foi comparado a vida do cidadão comum americano, a qual teve uma melhora de apenas 0,9%, enfatizando assim as diferenças da realidade do mundo financeiro. Por perceber que a maioria do dinheiro está concentrado na minoria que entende de finanças, surge uma hostilidade por parte da população, associando a imagem de que quem lida com o mundo financeiro são parasitas e possuem um “lucro imundo”, como dito no livro. São ainda explicadas 3 razões que sustentam a causa dessa hostilidade.

        Surge também a ideia, adaptando a frase de Jacob Bronowski, de que a ascensão do dinheiro está ligada a ascensão do homem, e que diferente da imagem de que os “homens das finanças” são exploradores, a evolução do crédito e do débito foram importantes demais para a sociedade desde seu primórdio. E com isso, são citados diversos acontecimentos históricos para servir de embasamento. Como por exemplo dos diversos que são ditos: “o Renascimento criou um espantoso desenvolvimento no mercado da arte e da arquitetura porque banqueiros italianos, como os Médici, fizeram fortunas aplicando a matemática oriental ao dinheiro” (P.9). É dito ainda que “atrás de cada fenômeno histórico grandioso existe um segredo financeiro” (P.9).

        Continuando a cronologia do livro, é exposto como evoluíram as novas formas de vida financeira. Como aumentaram as aquisições alavancadas e os derivativos, por exemplo. E principalmente a proliferação de novas instituições, como o fundo hedge, private equity e o crescimento do sistema bancário obscuro. Tornando assim a visão de “homem como banqueiro” uma coisa que renderia bastante dinheiro. E foi nessa época que houve um boom no aumento de alunos que estudavam finanças, já que esta estava em alta e por um período que se fazia interessante entrar no ramo, afinal, tudo estava dando muito certo e não aparentava que viria a mudar essa realidade.

        De 2001 a 2007 realmente não mudou. Foi notável uma expansão financeira que não parecia ter fim. Mesmo que 2002 não tenha sito tão próspero como uma parte esperava – investidores de patrimônio líquido – ocorreu um novo pico em 2006 que se expandiu, e em 2007 foi tido que quase todos os mercados de PL no mundo produziam um lucro de 2 dígitos. Foi aí que o mercado de ações expandiu e que o mercado imobiliário também. Para felicidade dos investidores, tudo estava dando certo e sendo revestido em dinheiro e isso por causa das inovações financeiras que causaram uma melhora na eficiência do mercado de capital global, e assim, quem soubesse administrar bem o risco, melhor saía.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com